Editora da Universidade de Pernambuco - EDUPE
Editora da Universidade de Pernambuco
  1. Você está aqui:  
  2. Início

Segundas Feministas vai à escola

ISBN: 978-65-85651-08-0

Segundas Feministas vai à escola é uma iniciativa do projeto de extensão com o mesmo nome para apoiar o uso das entrevistas do programa de podcast Segundas Feministas, por entender que o formato digital é um recurso didático que se impõe pela capacidade de facilitar a comunicação num mundo que introduziu os canais digitais e os recursos remotos no seu dia a dia, nos mais diversos ambientes de trabalho e formação e que se demonstrou eficiente e imprescindível, especialmente quando o isolamento social decorrente de grave crise pandêmica se impôs. Porém, o seu uso recente como metodologia do ensino-aprendizagem ainda prescinde de material de apoio.

Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

Reflexões sobre a prática profissional em Ciências da Saúde: desafios e oportunidades

ISBN: 978-65-85651-86-8

Esta obra é uma coletânea de artigos científicos elaborada com o objetivo de oferecer reflexões a estudantes e profissionais de saúde de diversas áreas, com destaque para a Enfermagem e Medicina. Ela aborda questões atemporais que permeiam os processos formativos e as práticas cotidianas desses profissionais. Os textos reunidos tratam de temas relevantes e atuais, proporcionando novos olhares sobre a prática profissional em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e outras instituições de saúde.

Organização: Liniker Scolfild Rodrigues da Silva, Eliana Lessa Cordeiro, Tánia Maria da Silva e Ulisses Ramos Montarroyos

Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

Fazer e Pensar Ciência em Educação Física - Livro 2

ISBN: 978-65-85651-88-2

Este livro celebra 15 anos de produção científica do Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física UPE/UFPB, oferecendo uma visão abrangente das pesquisas e contribuições na área. Dividido em duas partes, a obra apresenta primeiramente as trajetórias e experiências dos docentes do programa, destacando seus desafios e realizações. A segunda parte explora teorias e métodos inovadores em Educação Física, abordando temas como dança, práticas integrativas, políticas educacionais, filosofia da diferença e gestão esportiva. O livro também discute abordagens pedagógicas, desenvolvimento motor, atividade física infantil e métodos de treinamento avançados. Com capítulos que vão desde a fenomenologia até o treinamento baseado em velocidade, esta obra reflete a diversidade e a riqueza da pesquisa em Educação Física no Nordeste brasileiro. Ideal para pesquisadores, profissionais e estudantes, o livro oferece insights valiosos sobre os avanços recentes e as perspectivas futuras da área, consolidando-se como uma referência essencial no campo da Educação Física.

Organização: Maria Tereza Cattuzzo, Iraquitan de Oliveira Caminha


Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

(De)Colonialidade do Olhar: cultura visual na construção das Américas

ISBN:  978-65-85651-51-6

A obra dialoga, a partir da análise da cultura visual e das visualidades, com a construção histórica da colonialidade do olhar e com a crítica decolonial, buscando identificar as derivas do ver, os escapes e as resistências - no plano da cultura - que tensionam e atuam contra os poderes estabelecidos nos domínios da economia e da política. Os artigos contidos nesta obra, em um primeiro momento, investigam a construção histórica da mitologia de nascimento dos EUA com a ode ao progresso como destino, seja na expansão territorial seja na industrialização capitalista. Em um segundo momento, debruçando-se sobre o cone sul, investiga-se a frustração nostálgica de elites da Argentina e do Brasil que buscam consolidar, por meio de projetos arquitetônicos, a síntese de uma perspectiva apartada de sociedade na qual viam o povo como sendo inadequado para a grandeza dos sonhos idealizado de seus pretensos líderes. A obra também agrega a entrevista com o historiador Francisco Santiago, especialista em História e cultura visual.

ORGANIZADORAS: Carla Miucci Ferraresi de Barros e Mônica Brincalepe Campo

Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

A República Sitiada: Militares e Bolsonarismo no Brasil

ISBN: 978-85-518-4943-9

Sinope: A obra A República sitiada: militares e bolsonarismo no Brasil, dos professores Francisco Carlos Teixeira da Silva e Karl Schurster, propõe uma atualização do debate sobre a presença dos militares na política, desvenda algo da política dos militares, colocando sob a lupa as consequências das relações entre as forças armadas e o bolsonarismo. De
saída, precisamos lembrar que a relação entre os militares e as transformações políticas brasileiras não são inauguradas pelo bolsonarismo. Na verdade, não há como analisar momentos como a Proclamação da República (1889), o Estado Novo (1937-1945) ou a Ditadura Civil-Militar (1964-1985) sem que as forças armadas sejam levadas em conta. A obra em tela vai além disso e olha para esse forte relacionamento nos Brasil do Século XXI.

 

Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

Da Playlist comentada à resenha: o uso de gêneros em inter-relação no desenvolvimento da competência escrita dos estudantes do 9o ano

ISBN: 978-65-85651-44-8

A expansão das tecnologias no contexto social evidenciou a necessidade do trabalho com os gêneros digitais, bem como do processo de escrita destes no ambiente escolar. Diante disso, esta pesquisa, fruto da dissertação de mestrado profissional em Letras- Profletras, buscou a ressignificação do ensino de produção textual baseado nas práticas
de linguagens contemporâneas do mundo real com o objetivo geral de analisar a inter-relação dos gêneros opinativos/argumentativos playlist comentada e resenha, refletindo sobre as possíveis contribuições pedagógicas que a produção de ambos os gêneros pode proporcionar para o desenvolvimento da competência escrita dos estudantes.
Nesse sentido, realizamos um levantamento teórico, investigando três pilares centrais, os quais se tornaram indissociáveis à nossa discussão, sendo eles: o pilar da escrita, o pilar tecnológico e o pilar dos estudos de gênero, integrados ao nosso objetivo geral e fundamentados respectivamente nos estudos de Antunes (2003), Ribeiro (2018) e Bezerra (2017) em conjunto com Rojo (2015) e Motta-Roth e Hendges (2010). Para o procedimento metodológico, utilizamos a pesquisa bibliográfica embasada nas concepções de Fonseca (2002). Esse levantamento teórico contribuiu para construção de um produto educacional, que fez uso da Sequência de Ensino de Aguiar Jr. (2005) composta por quatro fases, são elas: a problematização inicial; o desenvolvimento da narrativa do ensino; a aplicação dos novos conhecimentos e a reflexão sobre o que foi aprendido. Tal construção se deu tendo em vista o período de excepcionalidade da pandemia do COVID19, que impossibilitou a execução de nossa proposta de intervenção. 
Como resultado, destacamos a apresentação desse produto de natureza propositiva, o qual defende que mudar práticas de alguma forma já cristalizadas pode contribuir para a melhoria do processo educacional. Concluímos nossa pesquisa acreditando que a proposta de inter-relacionar os gêneros em pauta, além de fomentar a utilização  das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) nos estudos de gêneros e da escrita, traz uma possibilidade ao professor de tornar as práticas de produção textual, na escola, mais atrativas para os estudantes. 

Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

História da Infectologia pediátrica em Pernambuco no seu jubileu de ouro e mais...

Pernambuco, por ser um dos pioneiros no Brasil nas ações desen¬volvidas em Infectologia Pediátrica, foi escolhido entre outros para relatar essa importante área de atuação da pediatria em nosso estado, capítulo importante a ser agregado à História da Infectologia Brasileira, projeto lançado pela Academia Brasileira de Pediatria (ABP), órgão consultivo e assessor da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), contemplando aquelas especialidades destacadas da pediatria nos estados de nosso país. Não se faz necessário afirmar a importância estabelecida pela história em qual¬quer circunstância no fortalecimento das atividades humanas. O ano do lançamento do projeto, 2016, não poderia ter sido mais oportuno, pois a Infectologia Pediátrica de Pernambuco, instalada em 1966 no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), dirigida pela Disciplina de Doenças Infecciosas e Parasitárias (DIP), estava completando seu Jubileu de Ouro.

ISBN 978-85-7856-210-6

João de Melo Regis Filho

Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

Anais do 10º Seminário Internacional em Promoção da Saúde e Cuidar em enfermagem

Número ISBN: 978-65-86413-77-9

Sinopse: O Programa Associado de Pós-Graduação em Enfermagem, da Universidade de Pernambuco e Universidade Estadual da Paraíba realizou, entre os dias 25 a 27 de outubro de 2021, o 10° Seminário Internacional em Promoção da Saúde e Cuidar em Enfermagem, que aconteceu em formato online, em Recife, na Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças da Universidade de Pernambuco. O Seminário teve o seu início no ano de 2011 e até a presente data, tem oportunizado aos participantes o estudo sobre os diferentes modelos de Promoção à Saúde e as políticas e práticas de saúde e enfermagem numa perspectiva global. A 10ª edição teve como Tema Central: “A Promoção da Saúde nos Diversos Cenários do Cuidar”, com conferências e mesas redondas com participação de professores, pesquisadores e desenvolvedores de políticas de Portugal, México, Peru, Colômbia, Brasil e Organização Pan Americana de Saúde. Ao longo de 3 dias o evento aprofundou o debate científico em torno das experiências exitosas de Promoção à Saúde e seus desafios em contexto pandêmico, do uso das tecnologias do cuidar para a Promoção à Saúde, com enfoque nas doenças crônicas não transmissíveis, bem como os caminhos para a consolidação da pesquisa na pós-graduação em enfermagem. Ao todo foram 589 inscritos de todos os Estados do Brasil e de alguns países da América Latina e Caribe, com 90 trabalhos científicos aceitos sob a forma de resumo simples e apresentados no evento on-line na modalidade de vídeo apresentação. 

Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

  1. Apropriação do sistema de escrita alfabética nos anos iniciais a partir do programa: primeiras letras
  2. Mimesis: Hackathon em biotecnologia
  3. Meandros Geográficos: práticas da formação do professor
  4. Há Fronteiras para os Pardais?

Página 1 de 26

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10

Menu

  • Início
  • Pesquisar
  • A Editora
  • Como publicar?
  • Editais
  • Conselho editorial
  • Newsletter Leia EDUPE
  • Fale conosco
  • Catálogo
    • Livros
      • Ciências Biológicas
      • Ciências da Saúde
      • Ciências Exatas e da Terra
      • Ciências Humanas
      • Ciências Sociais Aplicadas
      • Ciências da Educação
      • Engenharias
      • Linguística, Letras e Artes
    • Ebooks gratuitos
    • Anais de eventos

Login

  • Esqueceu sua Senha?
  • Esqueceu seu Nome de Usuário?
  • Criar uma Conta
Copyright © 2025 Editora da Universidade de Pernambuco - EDUPE. Todos os direitos reservados.