ISBN: 978-65-86413-86-1
A escola brasileira é um espaço da esfera pública que recebe diariamente cerca de 50 milhões de pessoas – crianças, jovens e adultos – que a ela acedem na condição de estudantes, em diferentes etapas e modalidades da educação básica. Podemos estimar o tamanho do empreendimento educacional no nosso país fazendo uma simples comparação com as dimensões de outras nações. Conforme dados de 2021 do IBGE Países, por exemplo, a vizinha Argentina tem uma população total de pouco mais de 45 milhões de habitantes; a França não totaliza 65 milhões de habitantes; a população de Portugal excede minimamente os 10 milhões de habitantes; no Uruguai vivem pouco menos de 3,5 milhões de pessoas. Ora, dentro da escola brasileira estão acolhidos quase cinco vezes a população total de Portugal e mais de 14 vezes a população da pequena e encantadora nação uruguaia. Cabem dentro da escola brasileira toda a população argentina ou 80% da população francesa. Este livro é mais uma expressão dos resultados e dos debates dessa valorosa comissão, que liderou os debates e o acúmulo de conhecimento, ideias e proposições dentro da ABEH sobre as questões e políticas curriculares. É um ponto fundamental dessa caminhada que ele venha a público. Não podemos chamar de ponto culminante porque seguimos alimentando a expectativa de que muita coisa nesse campo ainda está por vir porque a luta, como sempre, continua!
Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)
ISBN: 978-65-85651-73-8
Reunião de estudos apresentados por pesquisadores e jovens pesquisadores no evento intitulado Sociedades Africanas: religiosidades, identidades e conexões globais, realizado no ano de 2021 no âmbito do Programa de Pós-Graduação em História. Os trabalhos abordam as relações históricas de diferentes sociedades africanas, situadas nas regiões da Senegâmbia e Guiné, África centro-ocidental, Chifre da África e África oriental, com os modelos cristãos e muçulmanos, as origens até o século XX. O objetivo é detectar os modos particulares das interações, trocas, reações e resistências de lideranças espirituais africanas, bem como as implicações políticas e sociais dos fenômenos religiosos no continente, no passado e no presente.
ORGANIZADORES: Gabriel dos Santos Giacomazzi, José Rivair Macedo e Saido Baldé
Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)
ISBN: 978-65-85651-61-5
Esta publicação é resultado dos três primeiros eventos do Mimesis Hackathon, realizados durante a pandemia da Covid-19. Assim como a própria natureza, o Mimesis Hackathon buscou se adaptar às mudanças do ambiente na expectativa de oferecer o seu melhor resultado e encontrar a sua melhor versão. O primeiro evento foi realizado em 2020, e os participantes foram provocados a criar um produto que pudesse contribuir para a resolução de problemas globais para a saúde humana. O segundo Hackathon foi realizado em 2021, e dessa vez foi escolhido um eixo temático para discussão, a microbiota e seu potencial de tratamento. Por sua vez, a terceira edição do Mimesis foi realizada em 2022, e mais uma vez adotou um eixo de discussão central, neste ano, a luz como a interface física com energia eletromagnética para promoção da saúde. Desta vez, a proposta do hackathon foi entregar um projeto que oferecesse uma via de impacto na saúde humana e do planeta à nível global.
Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)
ISBN: 978-85-518-5139-5
Este livro foi engendrado a partir da compreensão de que o ensino de História além de se constituir em uma práxis, ou seja, de ser o movimento do agir pensando e do pensar agindo (SOUZA, 2001) dos professores da disciplina, também se apresenta enquanto um objeto de estudos acadêmicos. O que hoje nos parece uma obviedade, nos idos do nosso curso de graduação, quando travávamos os primeiros contatos com produções deste gênero, nos surpreendeu a descoberta de um campo vasto e rico. É interessante refletirmos o fato de que mesmo na atualidade, após duas décadas de sólidas pesquisas no Brasil, segmentos significativos da própria academia demonstram certa dificuldade em reconhecer a contribuição e especificidade das investigações sobre a História enquanto disciplina curricular. No máximo este é percebido como um “objeto menor”, demonstrando, assim, pouca ou nenhuma visibilidade em relação a esta área do conhecimento.
Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)
ISBN: 978-65-85651-71-4
Este livro é fruto de um conjunto de inquietações de pesquisadores que se debruçam, numa perspectiva interdisciplinar, sobre o ensino e a aprendizagem do saber matemático, em contextos diversos, na ótica da Psicologia da Educação Matemática enquanto campo de investigação.
Autores: Ernani Martins dos Santos e Síntria Labres Lautert.
Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)
ISBN: 978-85-7856-261-8
Este volume da coletânea aborda, sob a ótica das religiões, como foi o golpe de 1964 e os desdobramentos da ditadura em Pernambuco. Os textos são produzidos por profissionais relevantes academicamente, que possuem formações variadas e atuam em instituições de pesquisa e ensino diversificadas.
Org. Thiago Nunes Soares
Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)
ISBN: 978-65-86413-97-7
Sinopse: "A presente obra pretende socializar práticas de estágio supervisionado realizadas nos cursos de graduação da Universidade de Pernambuco, com destaque para as experiências exitosas; as metodologias adotadas no acompanhamento dos estudantes; os resultados alcançados na colaboração entre a Universidade e as Instituições concedentes de estágio; e a contribuição dos estágios nos processos de inovação curricular."
Org: RODRIGUES, Cleyton Mário de Oliveira; DANTAS, Jesica Barbosa; SILVA, Tárcia Regina da.
Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)
ISBN: 978-65-85651-75-2
O uso de microscópios para observação de células contribui para a aprendizagem em ciências naturais e ambientais. Contudo, nem sempre há laboratórios de ciências ou mesmo microscópios nas instituições de ensino. Smartscópios são formados pelo uso de smartphones, especificamente da câmera, em combinação com lentes de aumento com função de microscópio, são modelos alternativos com os quais é possível realizar a observação da estrutura celular de materiais biológicos diversos. Com o objetivo de viabilizar atividades de microscopia foi desenvolvido um modelo de smartscópio de fácil acesso e manuseio a partir da utilização de lentes de aumento, um acessório desenvolvido para acopla câmera fotográfica de smartphones. Adicionalmente, apresenta-se metodologias que possam ser usadas juntamente com o smartscópio, como a coloração de células usando uma solução alcoólica de tinta de caneta esferográfica e o procedimento para medição de células usando uma régua comum. Esse projeto tem alta replicabilidade e sua aplicação pode contribuir para avanços no ensino de ciências, do nível básico ao superior, independente da escola possuir laboratório de ciência. bem como para a formação docente, seja ela inicial ou continuada.
Autora: Regina Lúcia Félix de Aguiar Lima
Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)