
Número ISBN: 978-65-86413-57-1
Sinopse: O presente livro, intitulado “Diálogos sobre a Pandemia Covid-19: as tecnologias e os novos Direitos”, traz o resultado dos estudos e pesquisas ainda que preliminares (em virtude do momento atual), sobre as principais temáticas jurídicas que tangenciam os reflexos trazidos pela Covid-19 e suas consequências sociais.
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DO MITO LITERÁRIO À INVENÇÃO DE UMA PERSONAGEM-ESCRITORA
Propõe-se um estudo sobre a maneira como a poetisa portuguesa Florbela Espanca, depois da sua morte e através de uma extensa apropriação biográfica, iniciada pelo professor italiano Guido Battelli, no afã de divulgar e publicar a sua obra literária e, consequentemente, obter lucro, passou, paulatinamente, a ser encarada como um mito literário, desde a década de 1930. Objetiva-se compreender o processo de mitificação da escritora, que tem se mostrado dinâmico e, de tempos em tempos, adquirido novos e inesperados contornos. Em chave didática, entende-se tal processo em dois momentos distintos e complementares: o primeiro momento, de feição crítico-biográfica, de 1930 a 1979, quando o mito florbeliano foi erigido e consolidado, e o segundo momento, de cariz crítico-ficcional, de 1979 à atualidade, no qual o mito em destaque expandiu-se e ganhou novas possibilidades de representação, com a transformação de Florbela em personagem literária. Para esta investigação, são analisadas as peças teatrais Bela-Calígula: Impromptu Teatral (1987), de Augusto Sobral; Florbela Espanca (1988), de Alcides Nogueira; Florbela (1991), de Hélia Correia; A primeira morte de Florbela Espanca (1999), de António Cândido Franco e Florbela Espanca a hora que passa (2014), de Lorenna Mesquita e Fabio Brandi Torres. Também são analisados a biografia romanceada Florbela Espanca, a vida e a obra (1979) e o conjunto de poemas denominado De Florbela para Pessoa. Com amor (2017), de Maria Lúcia Dal Farra. Portanto, é possível inteligir que o mito florbeliano tem uma história de meandros que perpassam a gênese da mitificação, além de seu desenvolvimento, consolidação e expansão, tudo isto em um processo contínuo que não dá mostras de querer cessar, seja na atividade crítica seja em suas representações estéticas.
Número ISBN 78-65-86413-45-8
LEITE, Jonas Jefferson de Souza
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ISBN: 978-65-85651-14-1
A obra é fruto de uma pesquisa sobre a experiência do programa pré-vestibular na UPE. O material ressalta as mudanças na política de extensão, amparada na Resolução do CNE 07/2018, com redefinição da bagagem adquirida pela experiência no campo da formação extensionista dos estudantes oriundos das licenciaturas em todo o Estado de Pernambuco, irrompendo nos desafios e avanços do programa.
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UMA HISTÓRIA DE IDEALISMO E INTEGRAÇÃO
Esta obra, de autoria de Alfredo Antunes, apresenta em seus mínimos detalhes o processo de formação e construção do Instituto Pernambuco-Porto.
ISBN nº: 978-65-86413-24-3
ANTUNES, Alfredo
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ESPIRITUALIDADE, JUSTIÇA E LIBERTAÇÃO
Este é um livro ensaio, de espiritualidade na ação, de interpretação sociológica na ação, de filosofia e política na ação, mas, antes de tudo, é um livro de sonho, quanto à possibilidade de realizarmos a fraternidade e amizade social para além das palavras. Os textos reunidos nesta obra foram escritos por autoras/es comprometidas/os com os processos de libertação humana, eles evocam a necessidade de compreendermos que a integridade da criação depende de cada um/a e de todos/as.
Número ISBN: 978-65-86413-34-2
SILVA, Drance Elias da; BARBALHO, José Ivamilson Silva
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No contexto do Grupo de Pesquisa Formação de Professores UFRPE/CNPq criamos em 2OO7 a Série Formação de Professores, que teve como principal motivação incentivar os mestrandos do PPGEC a construir artigos/ capítulos de livros, privilegiando a linha de pesquisa Formação de Professores. Como desdobramento deste grupo de pesquisa, criamos um subgrupo que o denominamos de Grupo de Hermenêutica, InterTransD de Formação de Professores (GHIFOP). Neste grupo são desenvolvidas pesquisas que adotam como aportes teóricos a Hermenêutica, Dialogicidade e Complexidade na Formação de Professores. Por sua vez, este conteúdo temático vem sendo trabalhado como disciplina acadêmica e pesquisas em nível de Doutorado no Programa Ensino das Ciências PPGEC-UFRPE. Já são passados cinco anos, que mensalmente são realizadas reuniões sistemáticas com doutorandos e mestrandos do PPGEC que optaram por fazer parte deste grupo de pesquisa; também fazem parte do GHIFOP, os professores que orientam teses e dissertações destes estudantes. Nesta direção, estamos criando a Série Hermenêutica no Ensino das Ciências com o lançamento do primeiro livro desta Série que traz o titulo Dialogicidade e Complexidade no processo de Análise Hermenêutico-Dialética. Esta obra consta de dezesseis capítulos que foram construídos por mestrandos, doutorandos e professores do PPGEC.
Número ISBN: 978-65-86413-07-6
OLIVEIRA, Maria Marly de (Org.)
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POLÍTICA, MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCAÇÃO
O atual cenário das Américas é demarcado por profundas tensões sociais e políticas, decorrentes de uma crescente crise econômica nos últimos anos, agravada pela crise sanitária desde o início da pandemia de Covid-19. Protestos sociais em diversos países latino-americanos, rebelião popular no Chile e a mais recente onda de protestos nos EUA contra o seu racismo estrutural, são alguns desdobramentos deste contexto de crise. O convulsionado cenário da região, em parte, tem como uma das suas causas fundamentais o recente fortalecimento das direitas no continente, que vêm ocupando a agenda política, ameaçando conquistas dos movimentos sociais e acelerando a adoção do modelo neoliberal. Em razão das preocupações com estes e outros temas de interesse aos pesquisadores da História do Tempo Presente, reunimos, nessa obra, contribuições de pesquisadores de diversas instituições nacionais e internacionais, que objetivam a compreensão da História das Américas. Temas como democracia, autoritarismos, racismo, esquerdas, neoliberalismo e movimentos sociais estão presentes neste trabalho coletivo que almeja contribuir para o fomento de pesquisas na área de História da América.
Número ISBN: 978-65-86413-28-1
Scheidt, Eduardo; Lapsky, Igor; Araújo, Rafael
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Número ISBN: 978-65-86413-73-1
Sinopse: No presente estudo fazemos um esforço comparativo entre o que, a princípio, denominamos como duas tendências historiográficas surgidas no final do século XX, cujas produções avolumaram-se na década de 2000 em diante. Uma destas tendências tem lugar nos Estados Unidos (EUA), já a outra na Itália. Ambas comungam uma preocupação bastante singular: examinar as relações entre a História e a Internet. Nesse sentido, este trabalho tem por fim identificar e problematizar pontos de intersecção e divergências entre as discussões levantadas por estes dois grupos sobre pesquisa e a formação em “história/historiografia digital”
LUCCHESI, Anita
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- A LEITURA E A ESCRITA DO TEXTO LITERÁRIO COMO ATIVIDADES APRAZÍVEIS, CRIATIVAS E RECRIADORAS
- Oficinas de educação ambiental: ações locais, efeitos globais (e-book)
- Como (não) fazer um golpe de estado no Brasil: uma história interna do 8 de janeiro de 2023
- Pesquisas sobre Resolução de Problemas no Ensino de Ciências e suas Interfaces