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Aprendizagem histórica:

ESPAÇOS, SUPORTES E EXPERIÊNCIAS

Este livro reúne experiências acerca dos diferentes espaços, suportes e experiências de aprendizagem histórica, considerando a aprendizagem histórica como um “o processo de formação da identidade e orientação históricas mediante as operações da consciência histórica” (RÜSEN, Jörn). Compreendendo a dinâmica destes aprendizados nos espaços escolares, por meio dos suportes pedagógicos e das experiências de ensino.

Número ISBN 978-65-86413-30-4 .

CRUZ, José Vieira da; SANTOS, Fábio Alves dos

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O PARFOR e a Universidade

CONFRONTOS DE SABERES, PROMOÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS E O IMPACTO NA ESCOLA BÁSICA

Esta obra busca mostrar que é possível intervir na realidade da escola básica, promovendo uma formação docente de qualidade, impactando positivamente no cotidiano escolar, atingindo as três regiões do Estado. Assim sendo, o objetivo desse trabalho é traduzir a pertinência de propor e de compartilhar conhecimentos. Nos artigos, o leitor encontrará descrições e reflexões significativas sobre o impacto que este profícuo programa tem garantido na educação básica.

2018/ ISBN 978-85-518-0958-7

Maria do Carmo Barbosa de Melo e José Jacinto dos Santos Filho (org.)

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O lugar (des)ocupado pela educação física na reforma do novo ensino médio: lutando por nosso espaço

ISBN:  978-65-85651-80-6

O Ensino Médio (EM) tem gerado grandes controvérsias e discussões, principalmente após a promulgação da lei nº 13.415 de 16 de fevereiro de 2017 que nos trouxe o Novo Ensino Médio (NEM) e no que tange à Educação Física (EF) que foi inserida como obrigatória no formato de estudos e prática coloca-nos frente a um velho dilema: como podemos justificar/reconhecer/valorizar a existência e permanência da EF na reforma do NEM? Como lidar com a possibilidade de um (não) lugar para EF nos currículos do NEM? Isto posto, o presente estudo teve como objetivo compreender qual o lugar da EF no currículo do NEM enquanto estudos e práticas. Metodologicamente, o trabalho foi de cunho qualitativo e do tipo descritivo. Historicamente, o EM no Brasil, tem se constituído em um nível de escolaridade de difícil enfrentamento e nesse cenário localizamos a EF, que sofreu e vem sofrendo desmontes diários ao não ter sua importância reconhecida dentro da educação básica, tendo seus conhecimentos suprimidos do currículo de forma que o professor precisar escolher o que abordar, sacrificando conteúdos em detrimento de outros, podando as possibilidades que esse componente pode ter na vida do estudante.

Autora: Sabryna Santana Lopes

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Abre a boca, meu povo!: o que você precisa saber sobre câncer de boca

ISBN:  978-65-85651-32-5

Visando capacitar os Agentes Comunitários de Saúde junto à Equipe de Atenção Primária, na identificação e diagnóstico precoces do câncer de boca, foi criada a obra “Abre a boca, meu povo. O que você precisa saber sobre o câncer de boca”. Por serem um elo entre comunidade e Equipe de Saúde, os Agentes Comunitários de Saúdes possuem potencial para participar de ações voltadas à prevenção do câncer de boca.
Este e-book mostra, em oito capítulos interativos e de fácil linguagem e aprendizagem - figuras, fluxogramas, quadros e textos curtos - temas importantes ao público-alvo, como noções de biossegurança, anatomia, lesões bucais importantes, além da realização de triagem do câncer de boca, através da inspeção oral associada às atividades rotineiras. Ademais, mostra que um profissional devidamente capacitado tem plenas condições de realizar campanhas de prevenção da doença e hábitos prejudiciais à saúde, direcionando a população de maior risco ao tratamento.
A obra é parte de um curso autoinstrucional à distância, em plataforma virtual de aprendizagem, gratuito e aberto a todos os Agentes Comunitários de Saúde do país e demais públicos de interesse. Está alinhado com o compromisso do Núcleo Estadual de Telessaúde da Secretaria do Estado de Pernambuco (NET-SES/PE) e da Universidade de Pernambuco (UPE) com a democratização do conhecimento e acesso aberto à informação.

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Ministério Público Resolutivo: Institutos e Políticas Para o Acesso a Direitos - Volume 2

ISBN: 978-65-85651-15-8

Após protagonizar diversas lutas, o Ministério Público se firmou, constitucionalmente, como uma instituição indispensável para a sociedade brasileira. Inicialmente, se apresentou com um perfil exclusivamente demandista. Todavia, na atualidade se observa a tendência de um Ministério Público com um perfil resolutivo, sem substituir o perfil demandista.
Nesse sentido, João Gaspar Rodrigues (2015, p. 5) explica que se trata de “dois perfis de necessária convivência, um sendo o complemento do outro.” Nas palavras do autor, quando não obtida a solução para um determinado fato pela atuação resolutiva ou extrajudicial, deve-se então se utilizar do perfil demandista. E assim, o Ministério Público passou a desenvolver novas e atuais atividades com a finalidade de viabilizar acordos e ajustamentos de conduta contraprestacional de medidas reparatórias ou indenizatórias em relação aos atos infracionais praticados e cometidos como metas resolutivas dos conflitos de interesse.
Diante de tal cenário, pesquisadores da Universidade de Pernambuco – UPE, representados pelo Grupo de Pesquisa Direito do Trabalho e os Dilemas da Sociedade Contemporânea, nas pessoas dos Professores Doutores Isabele Bandeira de Moraes D’Angelo e Giorge Andre Lando com a finalidade de promover a pesquisa no meio acadêmico e, também, assegurar, por intermédio da presente coletânea de capítulos, a publicação dos resultados dos estudos realizados por docentes e discentes do curso de Pós-Graduação MBA em Gestão do Ministério Público da Universidade de Pernambuco - UPE, bem como das demais interessadas na temática proposta: “Ministério Público Resolutivo”. Para tanto, a partir de experiências interdisciplinares e sob a ótica dos Assistentes do Ministério Público de Pernambuco apresentam os resultados dos estudos, debates e trabalhos científicos relacionados à temática, permeando a necessária crítica a respeito da instituição Ministério Público. Em virtude da adesão massiva, a obra está divida em dois tomos, cada um contando com 127 e 103 páginas respectivamente.
Este volume II é composto por 07 (sete) artigos, de temáticas relacionadas ao Ministério Público Resolutivo: Institutos e Políticas para o Acesso a Direitos. Enfim, os textos relevam a preocupação com os rumos tomados pela sociedade atual e o que se pode fazer seja na seara acadêmica, legal, profissional ou pessoal para melhorá-lo. Tal preocupação em si, associada à qualidade dos trabalhos selecionados para além de nos encher de alegria e esperança consolidam a nossa crença de que ainda há muito por fazer, mas o recado vem sendo dado e a universidade tem cumprido seu papel.

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Ensaios sobre o Desenvolvimento Local e Sustentável

A obra Ensaios sobre o Desenvolvimento Local Sustentável trabalha reflexões comuns de ordem social, econômica e ambiental. Essa dinâmica visa acelerar a conscientização humana para alcançar um patamar de perenidade, de racionalização de recursos naturais e físicos e propiciar um melhor entendimento do meio em que vivemos. Atrelar essas práticas à compreensão humana, cria meios que promovem uma condição de qualidade de vida equilibrada e socioeconomicamente mais justa e enfatiza algo passível a ser sustentado. Na visão econômica e social, discute modelos sociais com aplicação de políticas públicas e adoção de práticas empreendedoras. A publicação ainda repensa a igualdade de valores e oportunidades, fazendo uma releitura de movimentos sociais e políticos, com a minimização da sedimentação socioeconômica, enfatizando o advento da dimensão ambiental no cenário local e global.

Número ISBN: 978-85-7856-219-9

Fábio José de Araújo Pedrosa (Orgs.)

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O gênero RAP no letramento literomusical de leitores: uma abordagem multimodal

Número ISBN: 978-65-86413-70-0

Sinopse: A presente pesquisa visou analisar a função de textos multimodais produzidos no gênero rap na formação de leitores no 8º ano do Ensino Fundamental. Para esse fim, elaboramos uma proposta de atividades adequadas ao desenvolvimento da compreensão leitora de textos multimodais; depois identificamos as estratégias de leitura agenciadas no processamento sociocognitivo na perspectiva multimodal; e, por fim, verificamos como os diversos recursos multimodais são utilizados na constituição dos textos no gênero rap.

CAVALCANTI, Leandro Barbosa de Holanda.

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Diálogos sobre a pandemia COVID-19: as tecnologias e os novos direitos

Número ISBN: 978-65-86413-57-1

Sinopse: O presente livro, intitulado “Diálogos sobre a Pandemia Covid-19: as tecnologias e os novos Direitos”, traz o resultado dos estudos e pesquisas ainda que preliminares (em virtude do momento atual), sobre as principais temáticas jurídicas que tangenciam os reflexos trazidos pela Covid-19 e suas consequências sociais. 

 

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  1. Catálogo: memórias e saberes dos quilombolas da Ilha de Mercês
  2. Escravidão: Seus temas e problemas em aulas de História
  3. A Educação Superior na Perspectiva da Sustentabilidade
  4. Células & celulares: Microscopia com smartphone, uma inovação na sala de aula

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