
ISBN: 978-85-518-7495-0
A obra apresenta uma coletânea de pesquisas que investigam diferentes faces das relações entre educação e comunicação. Os autores dos artigos, todos pesquisadores acadêmicos, partem de diferentes metodologias e premissas conceituais para se debruçar sobre temas como gestão escolar, formação docente, movimentos sociais, letramento, educação étnico-racial, violência e avaliação, com o objetivo de analisar as maneiras pelas quais educação e comunicação conjugam-se reciprocamente. Tais entrelaçamentos articulam formas de ensino e aprendizagem atravessadas por preocupações éticas que acionam um debate central na educação brasileira contemporânea: como incluir as diferenças? Ao identificar e investigar essa pergunta em diferentes situações educacionais, a obra investe em um aprofundamento da democracia na educação. Assim, a obra oferece um poderoso recurso analítico para imaginar práticas e ações sensíveis ao sempiterno esforço de amenização das desigualdades e acolhimento das vulnerabilidades na educação brasileira.
Organizadores: Doriele Duvernoy, Ana Paula Bonneau e Leonardo Campoy
Para aquisição contactar o email

ISBN: 978-85-518-7898-9
Esta obra versa sobre a intervenção pedagógica na Educação Física escolar, a sistematização de conteúdos e da aprendizagem, no âmbito da Educação Básica. A intervenção pedagógica, predominante no aporte teórico metodológico das investigações aqui socializadas, corresponde a atuação/atividade do/a professor/a, com sua ação-operação sobre o meio (sujeito e objeto de estudo), organizando-o para que o/a estudante da Educação Básica se aproprie do conhecimento da Educação Física escolar, potencializando sua aprendizagem e autodesenvolvimento. A Educação Física escolar que busca ser um componente curricular de conteúdos tratados de forma crítica, requer a criação de uma relação professor/a - estudante que, promove confronto de saberes / problematização, organização e reorganização dos conteúdos / instrumentalização e uma síntese avaliativa, no decorrer da regência das aulas via a participação prática, escrita e falada dos/as estudantes.
Organizadores: Lívia Tenorio Brasileiro, Ana Rita Lorenzini e Rodrigo Falcão Cabral de Oliveira
Para aquisição contactar o email

ISBN: 978-85-518-7496-7
Este livro reúne a primeira sistematização de uma pesquisa que tem o objetivo de compreender como a narrativa fotográfica pode se constituir em um instrumento didático na formação de docentes que atuarão na educação básica. Na sua construção foi desenvolvido um itinerário de pesquisa que abrangeu os seguintes conteúdos: a história da fotografia; a fotografia como um artefato cultural; algumas considerações sobre layout de narrativas fotográficas e leitura de imagens. Na fase final do trajeto, construído para esse texto, é traçado um roteiro metodológico para a adaptação do método desenvolvido pelos antropólogos Gregory Bateson e Margaret Mead, na elaboração de uma narrativa fotográfica, cuja intenção é lançar mão de mais uma possibilidade de inserção da imagem enquanto linguagem, capaz de fomentar reflexões sobre inúmeros assuntos, a depender da escolha das imagens feitas pelos narradores visuais, sendo este(s) um fotógrafo/autor ou pesquisadores/docentes não autores das fotografias.
Autora: Sandra Simone Moraes de Araújo
Para aquisição contactar o email

ISBN: 978-85-518-7508-7
A coletânea intitulada “Pesquisas em Educação e Sociologia: perspectivas em debate” reúne sete capítulos de autoria de professores e professoras da Universidade de Pernambuco - UPE, discentes/orientandos e orientandas, e professores e professoras parceiros e parceiras de outras instituições de ensino. Trata-se de um compilado de textos que apresentam resultados de pesquisas realizadas na área da Educação, discutindo temáticas diversas nessa área. Nessa perspectiva, os autores e autoras abordam temáticas como a educação do campo, o protagonismo juvenil, os direitos da infância, as africanidades, a educação antirracista, o discurso e a linguagem visual do campo da educação, a formação de professores e professoras, as metodologias ativas e teorias educacionais. Trata-se de uma obra que se utiliza da análise crítica, suscitando um rico debate acerca das questões educacionais.
Organizadores: Maria Jorge, Amarildo Malvezzi e Franciel Amorim
Para aquisição contactar o email

ISBN: 978-85-518-6614-6
A coletânea que aqui apresentamos é fruto dos trabalhos que foram desenvolvidos nos últimos dez anos no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), particularmente, no Mestrado Profissional em Educação, da Universidade de Pernambuco, Campus Mata Norte (UPE), Brasil. Boa parte das produções são escritas em parceria entre egressos(as) e orientadores(as) do PPGE e outros em autoria individual, composto pelos(as) professores(as) ou egressos(as).
Esta obra é composta por resultados de pesquisas que se dispõem discutir formação docente, nas mais variadas temáticas, tais como: inclusão escolar; bullying escolar; formação continuada de professores de língua portuguesa na educação básica, pedagogia da presença, brinquedoteca, brinquedoteca e educação ambiental.
Assim, estão agrupados por proximidade temática os oito capítulos que compõem esta coletânea, atendendo as possibilidades de diálogo entre os mais diversos pesquisadores e pesquisadoras. Nesta perspectiva, a obra assume o compromisso de oferecer à comunidade acadêmica, configurada por docentes, pesquisadores(as), pós-graduandos(as), egressos(as) e leitores(as) em geral, uma discussão sobre a formação inicial e continuada de docentes brasileiros, a partir de experiências da pesquisa aplicada.
ORGANIZADORES: Débora Amorim Gomes da Costa-Maciel e Jonathas de Paula Chaguri
Para aquisição contactar o email

ISBN: 978-85-518-6138-7
Debater sobre educação inclusiva nos leva a conhecer os múltiplos olhares sobre as práticas e as diferentes experiências no âmbito social e escolar. Nessa perspectiva, a referida obra reúne vários estudos que leva a refletir sobre as ambiguidades dessas práticas e ressignificar a perspectiva da educação inclusiva nos diferentes espaços. Deste modo, este livro pretende oferecer uma contribuição para o debate das questões que permeiam a educação inclusiva nas dimensões institucionais, sociais e midiáticas. Nesta direção, essa obra é mais uma das ações concretas em direção aos objetivos com que nos comprometemos em levar ao leitor uma reflexão teórico-metodológica que o permitirá o delineamento de abordagens inclusivas que poderão subsidiar ações didático-pedagógicas e informacionais em diversos contextos.
Orgs. Ernani Santos; Mirtes Lira
Para aquisição, contactar o email

ISBN: 978-85-518-6139-4
Dentre as atividades do ensino superior, a monitoria acadêmica consiste em uma atividade por meio da qual os alunos aprofundam conhecimentos, solucionam dúvidas e aperfeiçoam habilidades; para tanto, exige-se de monitores e orientadores, certo domínio pedagógico. Considerando que, geralmente, os docentes dos cursos de saúde são, em sua maioria, profissionais da área de saúde sem formação pedagógica clássica, o presente manual técnico objetiva proporcionar apoio pedagógico a docentes orientadores e discentes monitores, sugerindo ideias de atividades de monitoria que aprimorem as habilidades teóricas e práticas de iniciação à docência. O manual foi elaborado a partir das narrativas e vivências dos monitores do curso de Medicina da UPE Campus Serra Talhada, e apresenta seis estratégias pedagógicas direcionadas às atividades de monitoria: Abordagem Baseada em Equipes, Abordagem Baseada em Casos, Abordagem Baseada em Jogos, Estudo Dirigido, Mapa Mental e Ensino Híbrido.
Autores: Adréia Silva...[et al.].
Para aquisição, contactar o email

ISBN: 978-85-518-5955-1
Desde os anos 1970, a partir da 1ª Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano realizado em 1972, existe um consenso internacional de que a solução para os problemas que nós causamos ao meio ambiente está na educação. Ao longo destes 50 anos, muito avançamos enquanto sociedade, instituições de ensino e pesquisa, e poder público, no campo da Educação Ambiental, tanto em teoria, quanto na prática, mas ainda há um longo caminho a trilhar. Este livro reúne pesquisas baseadas em revisões da literatura desenvolvidas em conjunto com estudantes de graduação e pós graduação da Universidade de Pernambuco, que focaram nos aspectos políticos, sociais, culturais e econômicos da Educação Ambiental nas suas várias frentes de atuação. Essa obra traz uma importante contribuição para o entendimento sobre a diversidade de campos de atuação da Educação Ambiental, tanto na educação formal quanto não formal, incluindo a integração de outras áreas como as Artes e a Comunicação, propiciando aos leitores, principalmente aqueles interessados em atuar nessa área, a explorar o grande potencial deste campo do conhecimento em crescente expansão.
Org. Mariana Guenther
Para aquisição, contactar o email