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Cartografia de práticas pedagógicas no IFSertãoPE Campus Petrolina: A formação integral em compassos de cirandas interdisciplinares para um projeto pedagógico singular

ISBN: 978-65-86413-89-2

Sinopse: A educação para o trabalho vem se mostrando uma pauta permanente e pertinente à autonomia pedagógica e formativa dos IFs, sobretudo porque vem buscando romper com a influência do neoliberalismo e do mercado de trabalho na formação de seus cursos, para que atuem de forma polivalente, desregulamentando relações de trabalho (naturalização da flexibilização) e confundindo a ideia de modernização em contrapartida ao crescimento da pobreza mitigada (BRASIL, 2010c). Associar o mundo do trabalho aos desafios trazidos pela globalização e pela informatização, com o uso das tecnologias, passou então a exigir da educação uma postura diferente: integrar os conhecimentos essenciais à vida, às práticas profissionais, para que se ofereçam respostas aos problemas complexos da sociedade de modo mais flexível, crítico e inovador (KUENZER; LIMA, 2013). 

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Protocolos e algoritmos para o manejo das síndromes clínicas

2018/ ISBN 978-85-518-0969-3

Marcela Wanderley, George Conrado, Ailton Junior e Maria Luiza da Silva (org.)

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Novo dicionário crítico do pensamento das direitas: ideias, personagens e instituições. Volume 2

ISBN: 978-65-85651-24-0

Há um problema no espaço topológico para a definição de “direitas” hoje. A quantidade de grupos e subgrupos que compõem esse conjunto com múltiplas perspectivas é incapaz de fugir a terminologias oriundas da primeira metade do século XX, como “os fascismos” ou mesmo “os populismos”, e construir uma categoria que vá para além da aporia de um nome.
Se no pós-Segunda Guerra Mundial falávamos de “neofascismo”; nos anos 1980 o termo utilizado foi “extrema-direita” e nos anos 1990 “direita radical”, agora, no século XXI, o termo mais utilizado tem sido “ultradireita” (far right) ou o controverso conceito de “direita nacional populista”. Esse termo acaba por se tornar frágil e pouco sustentável do ponto de vista acadêmico, mesmo considerando seu largo uso pelos meios de comunicação. Assim, não só é impossível tratar a multiplicidades desses grupos no singular, o que nos levaria a imaginar que há uma real unidade entre eles, algo impossível de comprovar, mas também não considera seu caráter transnacional, o que faz com que esses grupos possuam questões e demandas comuns em diversos lugares e ganhe contornos regionais e locais a depender de onde se expressam.

Além disso, ao avaliarmos as direitas, nos deparamos com o polêmico debate sobre o “populismo”, definição formulada para qualificar os governos nacionais estatistas na América Latina nos anos 1930 — 1940. Esse conceito, mesmo sendo defendido por intelectuais de prestígio como Pierre Rosanvallon (Rosanvallon 2017) e Federico Finchelstein (Finchelstein 2019), é duramente criticado por Mudde (Mudde 2019) e por Michael Löwy (Löwy 2014), por ser considerado uma “ideologia débil” que apenas divide a sociedade em dois grupos homogêneos e antagônicos que seriam um povo “puro” e uma “elite corrupta”. Michael Löwy coaduna com os argumentos de Mudde ao afirmar que a conceituação de “populismo” é incapaz de analisar os novos fenômenos das direitas emergidos no século XXI. Sua argumentação alerta para o perigo da interpretação de que esse conceito seja uma “posição política que toma o lado do povo contra as “elites”. Ao fazê-lo, mesmo que de forma involuntária, acaba-se por legitimar as ações de “extrema-direita” e tornar a sociedade simpática a eles, aceitando suas proposições, afinal quem seria contra o próprio povo e a favor das elites? (Löwy 2014). Portanto, o uso desse conceito, retira da pauta de debate temas caros a sociedade civil e ao Estado como a xenofobia, o racismo, os fascismos, a questão migratória. Além disso, outro equívoco estaria no uso irrestrito para igualar pensamentos à direita e à esquerda utilizando-se das terminologias “populismo de direita” e “populismo de esquerda”.
Nesse sentido, utilizamos a definição do politólogo holandês Cas Mudde. Segundo ele, a ultradireita estaria diretamente ligada ao discurso antissistema, adotando uma postura veementemente hostil à democracia liberal. No interior deste grupo, teríamos uma direita mais extremista, que rejeita essencialmente a democracia, e a direita radical que, mesmo “aceitando” a democracia liberal, se oporia a elementos fundamentais dela como o direito das minorias, o Estado de Direito e à separação dos poderes (Mudde 2019).

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História da Infectologia pediátrica em Pernambuco no seu jubileu de ouro e mais...

Pernambuco, por ser um dos pioneiros no Brasil nas ações desen¬volvidas em Infectologia Pediátrica, foi escolhido entre outros para relatar essa importante área de atuação da pediatria em nosso estado, capítulo importante a ser agregado à História da Infectologia Brasileira, projeto lançado pela Academia Brasileira de Pediatria (ABP), órgão consultivo e assessor da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), contemplando aquelas especialidades destacadas da pediatria nos estados de nosso país. Não se faz necessário afirmar a importância estabelecida pela história em qual¬quer circunstância no fortalecimento das atividades humanas. O ano do lançamento do projeto, 2016, não poderia ter sido mais oportuno, pois a Infectologia Pediátrica de Pernambuco, instalada em 1966 no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), dirigida pela Disciplina de Doenças Infecciosas e Parasitárias (DIP), estava completando seu Jubileu de Ouro.

ISBN 978-85-7856-210-6

João de Melo Regis Filho

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Crioulizações nas Minas Gerais Sete e Oitocentista: sobrevivências culturais africanas no interior do Brasil.

ISBN: 978-65-85651-79-0

Este trabalho tem por objetivo investigar as representações sobre os “homens de cor” das Minas Gerais durante nos séculos XVIII e XIX, assim como a fomentação de alguns dos diversos processos de crioulizações que ocorreram na região. Para tanto, utilizamos de fontes documentais de vários arquivos existentes em Minas Gerais e de múltiplas naturezas (Listas nominativas, Listas censitárias de 1832, Devassas Eclesiásticas, Cartas de Alforrias, Compromissos das Irmandades e outras). A formulação do conceito de crioulização e de crioulo ocorreu dentro de um mosaico com várias formas de simbolizar e de adequar suas tradições culturais originárias à sociedade mineira. Do mesmo modo, pesquisamos como os descendentes dos africanos continuaram algumas das tradições culturais nas Minas Gerais Sete e Oitocentista.

Autor: Rodrigo Castro Rezende

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Catálogo: memórias e saberes dos quilombolas da Ilha de Mercês

ISBN: 978-85-7856-247-2

O objetivo desta obra é apresentar fragmentos das memórias narradas por doze moradores da Comunidade Quilombola Ilha de Mercês. É crucial destacar que estes não são os únicos e legítimos representantes; na referida comunidade, cerca de duzentas e cinquenta famílias ainda residem e resistem. Seus membros, individualmente ou em grupo, detêm, cada um a seu modo, percepções sobre o viver e sobreviver na tensa disputa territorial entre o Estaleiro Atlântico Sul e a Refinaria Abreu e Lima.

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Do Patriarcado histórico literário ao empoderamento feminino na educação básica: representações femininas na história medieval do livro didático e na ficção literária infantojuvenil

ISBN: 978-65-85651-82-0

O presente trabalho de mestrado vinculado à linha de pesquisa Políticas Educacionais, Formação Docente e Práxis Pedagógica, tem como objetivo empreender um estudo sobre as representações femininas medievais presentes no livro de História do 6º Ano mais utilizado no país e nas obras literárias infantojuvenis aprovadas pelo PNLD 2020 (Categoria 1), originárias no contexto medieval. Como metodologia adotou-se a pesquisa documental e bibliográfica, com o olhar decolonial sobre o livro História, Sociedade & Cidadania (6º Ano), sete obras literárias infantojuvenis e currículo de Pernambuco. Como resultados observou-se que é visível a ausência de empoderamento feminino na maioria dos acervos e a permanência da reprodução de desigualdades de gênero no livro de História, enquanto as figuras masculinas ocupam os espaços políticos, de poder e intelectualidade, as figuras femininas são representadas nos espaços de vulnerabilidade. A fim de trazer um novo olhar sobre a mulher na História e na Literatura e promover a educação de gênero no ambiente escolar, elaboramos como produto didático-pedagógico um e-book com contos biográficos sobre grandes mulheres medievais.

Autora: Joelandia Nunes Ulisses de Oliveira

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Ciência e tecnologia para o semárido - Vol. I

Esta coletânea apresenta os produtos científicos do Programa em Ciência e Tecnologia Ambiental e mostram os primeiros frutos das pesquisas desenvolvidas através das dissertações produzidas pelos discentes, orientados por competentes pesquisadores da UPE e da EMBRAPA que retratam temas relevantes para a Microrregião de Petrolina e para a Mesorregião do São Francisco, enfim para Região Administrativa Integrada de Desenvolvimento do Polo Petrolina e Juazeiro, como a fauna, a flora, a fruticultura, as mudanças climáticas e as tecnologias microfísicas, relevantes a médio e longo prazo para a indústria. Esse é apenas o início da produção de ciência de um Programa que tem muito a contribuir com o Nordeste.

ISBN nº:978-65-86413-21-2

(Org.) JÚNIOR, Claudemiro de Lima

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  1. História, internet e novas mídias: preocupações e questionamentos para historiadores do século XXI
  2. Guia Prático de Emergências Cirúrgicas na Cirurgia Geral
  3. Aprendizagem histórica:
  4. III Simpósio de Atenção Integral ao Adolescente: Edição Suplementar

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