IMPACTOS E INOVAÇÕES DO PROGRAMA SEGUNDO TEMPO NO AGRESTE PERNAMBUCANO
Nesta obra evidencia-se os impactos diretos, os benefícios aos participantes do Programa Segundo Tempo no Agreste do Estado de Pernambuco.
2018/ 158 Páginas/ ISBN: 978-85-7856-191-8
Ana Rita Lorenzini; Ana Lúcia Felix dos Santos
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ISBN: 978-85-518-5140-1
Escravidão, seus temas e problemas em aulas de história resulta de diálogos entre profissionais de história que atuam em diferentes níveis de ensino e pesquisa, desde o ciclo básico até cursos de graduação e pós-graduação. Por isso mesmo, quase todos os seus autores lecionaram ou lecionam no ensino básico e/ou têm filhos ou parentes em idade escolar. Todos, igualmente, passaram por formação superior em universidades públicas brasileiras, alguns com trânsito por universidades internacionais e/ou que mantêm interlocução com profissionais de diferentes partes do planeta. Uns autores são recém-doutores, outros já levam quase duas décadas de conclusão de seus doutorados e formam docentes em cursos de licenciatura em história. Apesar das experiências multifacetadas dos autores do livro em diferentes níveis de ensino e pesquisa, algumas perguntas “clássicas” entre historiadores professores nortearam todas as abordagens:
1) Quais os níveis de distanciamento entre as pesquisas de ponta nas
universidades e o cotidiano escolar do ensino de história na educação
básica?
2) Como superá-los e estreitar a distância entre universidades e escolas?
3) Quais os desafios atuais e vindouros que incidem e incidirão sobre a área a partir da implementação, ou não, da Base Nacional Curricular Comum?
4) Que temas e problemas de pesquisa historiográficos, inclusive o ensino de história, podem ser melhor ou simplesmente conectados, e como?
5) Como demandas sociais e políticas da contemporaneidade interferem no ensino nos níveis básico, médio e superior? Como o presentismo, a militância política e uma pedagogia centrada na “realidade do aluno”, se exacerbadamente orientados por questões e identidades políticas e sociais da atualidade, podem levar ao anacronismo e à deturpação do ensino de história?
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Esta obra apresenta os resultados de uma pesquisa realizada por professores e estudantes do Programa de Mestrado Profissional em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável, da Faculdade de Administração e Direito da Universidade de Pernambuco. Buscou-se investigar no âmbito da Educação Superior, questões afeitas às possibilidades de vivência de uma pedagogia sustentável nas práticas docentes, à vivência da interdisciplinaridade, à relação professor/aluno e à importância da pesquisa cientifica nesse nível de ensino. Considera imprescindível que as práticas docentes universitárias sejam orientadas por uma Pedagogia da Sustentabilidade e evidencia a importância de que as práticas docentes em qualquer curso sejam orientadas pelas vias da interdisciplinaridade para que sejam sustentáveis. Tem, também, em conta que uma boa relação entre os docentes e os discentes constitui um dos indicadores de sustentabilidade na Educação Superior e ressalta a importância da realização de pesquisas científicas nesse nível de ensino.
Numero ISBN 978-65-86413-44-1
Org. CRUZ, Maria de Fátima Gomes da; SALES, Albaniza Irani
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ISBN: 978-65-85651-12-7
O guia foi elaborada com o objetivo de ajudar no seu processo de adaptação e integração. Nela serão apresentados os principais procedimentos administrativos e informações básicas. O Programa de Estágio do Poder Executivo Estadual tem o objetivo de incentivar o estágio como ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação de ensino superior, de ensino profissional de nível médio (técnico) e de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade de educação de jovens e adultos.
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RELIGIÃO, POLÍTICA E CULTURA
Esta obra trata das missões cristãs em espaços portugueses ultramarinos, em período moderno e contemporâneo. Tem o objetivo de possibilitar o diálogo entre diferentes pesquisadores em torno do tema, contribuindo para os que desejam refletir sobre as experiências missionárias em contextos coloniais e pós coloniais. Os variados textos que compõem a coletânea resultam de pesquisas apresentadas no IV Colóquio Internacional de História da África e VIII Semana de Ciências Sociais, ocorridos na Universidade do Vale do São Francisco com apoio da Universidade de Pernambuco (Campus Petrolina) em outubro de 2019. A partir de variadas metodologias, os trabalhos analisam fontes documentais diversas, chamando a atenção para os múltiplos papéis que religiões podem representar diante de projetos coloniais e pós coloniais, sobretudo no continente africano, onde cooperaram com o colonialismo ocidental, mas também canalizaram forças de resistência e complexas reinvenções culturais.
Número ISBN: 978-65-86413-25-0
MARQUES, Delcides; MOREIRA, Harley; SAMPAIO, Thiago
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ENTRE FORMAR E FORMAR-SE
2018/ ISBN 978-85-518-0965-5
Mônica Maria Gadêlha de Souza Gaspar
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ISBN: 978-65-86413-96-0
"Em 8 de janeiro de 2023 o povo brasileiro assistiu atônito à invasão e à depredação das sedes dos três Poderes em Brasília. A horda raivosa, oriunda das diferentes regiões do Brasil, avançou quebrando e destruindo tudo que encontrava pela frente, inclusive obras de arte, o que resultou num enorme prejuízo financeiro e artístico para o país. Para além disso tudo, o que assistimos naquele dia foi um atentado contra a democracia do Brasil, foi a tentativa de um golpe de Estado.
Para tratar desse assunto, Francisco Carlos Teixeira da Silva e Karl Schurster utilizaram com muita competência a larga experiência que possuem no campo da pesquisa histórica, as vivências profissionais que tiveram em órgãos particularmente envolvidos nesse processo, como o Ministério da Defesa e o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), para apresentar esta obra “Como (não) fazer um golpe de Estado no Brasil: uma História interna do 8 de janeiro de 2023” que consolida uma importante análise da
história de tempos passados, bem como do tempo presente para ajudar o leitor a compreender o golpe fracassado de 8 de janeiro desde a sua gestação até sua realização [...]"
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ISBN: 978-85-7856-247-2
O objetivo desta obra é apresentar fragmentos das memórias narradas por doze moradores da Comunidade Quilombola Ilha de Mercês. É crucial destacar que estes não são os únicos e legítimos representantes; na referida comunidade, cerca de duzentas e cinquenta famílias ainda residem e resistem. Seus membros, individualmente ou em grupo, detêm, cada um a seu modo, percepções sobre o viver e sobreviver na tensa disputa territorial entre o Estaleiro Atlântico Sul e a Refinaria Abreu e Lima.
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