ISBN: 978-65-85651-62-2
A degradação ambiental por nós causada, também pode ser, por nós, revertida. Acredito na educação como chave para qualquer mudança. A educação que dialoga, que sensibiliza, que transforma. A educação que liberta, que empodera, que conscientiza. A Educação Ambiental congrega todos esses predicados. Transdisciplinar por definição, democrática nas ações, a Educação Ambiental é por todos e para todos. Nesse livro reúno um conjunto de ações de Educação Ambiental que têm como objetivo promover reflexões, discussões e mudanças de hábitos frente à nossa relação com nosso ambiente. Precisamos agir localmente para conseguirmos um efeito global. Voltadas para as mais diversas faixas etárias, atuando desde a Educação Infantil até o Ensino Superior, tais ações têm em comum o fato de serem simples, práticas, viáveis e de baixo custo, podendo ser reproduzidas nas escolas ou universidades, sob as mais variadas temáticas ambientais. Pretendo através dessas experiências estimular novos educadores a desenvolver ações como essas em suas escolas e comunidades, espalhar as sementes da Educação Ambiental e ajudar a construir um mundo melhor para as próximas gerações.
Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)
Esta publicação acena para o empreendedorismo como instrumento potencializador de competências, despertando o interesse da leitura por parte dos diversos públicos: sejam acadêmicos, sejam profissionais de distintos ramos e segmentos de mercado; objetivando, inicialmente, discorrer sobre a relação entre o empreendedorismo e o mercado.
Número ISBN: 978-85-7856-212-0
Emanuel Ferreira Leite
Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)
ISBN: 978-85-518-5143-2
A obra intitulada A História da Saúde, das Doenças e das Ciências no Ensino de História- volume 2 faz parte da coleção “Ensino de História: teorias, práticas e novas abordagens,” um empreendimento do Curso de Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA), da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), sediado no Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira, em Parnaíba, município do Norte do estado. A coletânea é composta por capítulos que foram desenvolvidos por várias autoras e autores a partir de espacialidades, temporalidades e sujeitos diversificados acerca das temáticas relacionadas à história da saúde, das doenças e das ciências em articulação com o ensino-aprendizagem da disciplina História no nível básico.
Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)
ISBN: 978-65-85651-18-9
E-book de resumos do III Simpósio de Atenção Integral ao Adolescente e do III Encontro de Ex-Alunos do Mestrado em Hebiatria — UPE. Este evento, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Hebiatria (PPGH), teve como tema central “Determinantes da saúde do adolescente: uma visão do mundo pós-pandêmico” e objetivou promover a interação, o estudo e a discussão entre docentes, discentes, pesquisadores e egressos do programa em torno deste importante tema.
O cronograma do evento contou com uma vasta programação, que incluiu conferências, mesas-redondas, workshops, sessões de pôsteres e de temas livres, protagonizados por pesquisadores de diferentes instituições do Brasil e do mundo. O III Simpósio de Atenção Integral ao Adolescente e o III Encontro de Ex-Alunos do Mestrado em Hebiatria — UPE propiciaram uma excelente oportunidade para a divulgação da produção de jovens pesquisadores, que apresentaram pesquisas inovadoras e com caráter interdisciplinar.
Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)
Número ISBN: 978-65-86413-61-8
Sinopse: O livro Autocuidado e empoderamento: uma estratégia para promoção da saúde em pessoas acometidas com hanseníase nasce nestes contextos desafiadores, com forte parceria institucional a partir da região Nordeste do Brasil. Remete-se a um esforço coletivo de dizer SIM e atuar estrategicamente em iniciativas e projetos direcionados para fortalecimento das capacidades humanas pautadas na resiliência e solidariedade, indubitavelmente algo essencial para romper com o ciclo de vulnerabilidade que marca o segundo país do mundo em casos novos de hanseníase (aproximadamente 15% do total). O livro nos provoca a discutir autocuidado como elemento central para superação da hanseníase como causa injusta de dor, incapacidade física, deficiência e estigma. Estamos convidados e convidadas a refletir sobre estas dimensões.
Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)
ISBN: 978-65-85651-25-7
A coletânea possui oito artigos e relatos de experiência, onde são apresentadas ações vivenciadas nos cursos de graduação da UPE com a utilização das novas metodologias de ensino e a aplicação de ferramentas e produtos inovadores, visando o aprimoramento da prática pedagógica e a melhoria no processo de ensino e aprendizagem. Dentre os resultados obtidos no decorrer da experimentação é possível destacar o protagonismo dos discentes na busca do conhecimento, o estímulo ao diálogo e a interação por meio do trabalho em equipe, o desenvolvimento de habilidades no uso de recursos tecnológicos, o exercício da criatividade e uma maior conexão com a comunidade local.
Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)
UMA HISTÓRIA DE IDEALISMO E INTEGRAÇÃO
Esta obra, de autoria de Alfredo Antunes, apresenta em seus mínimos detalhes o processo de formação e construção do Instituto Pernambuco-Porto.
ISBN nº: 978-65-86413-24-3
ANTUNES, Alfredo
Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)
ISBN: 978-65-86413-88-5
Sinopse: Esse é um trabalho que versa sobre a Contação de Histórias e a sua relação com a formação de professores e com isso, alimenta o crescente interesse por esse objeto de estudo que triangula, de maneira sensível, os estudos da oralidade, da performance e da narração oral, colaborando assim para a construção de aldeias, como tão bem afirmou o tradicionalista africano, Amadou Hampâtê Bâ (2010). No livro “CONTO EM CADA CANTO”: OLHARES DE DOCENTES QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO INFANTIL” a autora apresenta a experiência de interação com professores desse segmento e se propõe a investigar o papel dos contos de tradição oral na vida de docentes que atuam no
Município de Nazaré Da Mata – Pernambuco. Por meio de um processo de escuta sensível, esses/as profissionais partilham o seu pensamento sobre as narrativas e outros gêneros da tradição oral e refletem sobre questões importantes, tais como o papel dos contos narrados oralmente na formação continuada e na práxis pedagógica do/a educador/a,
especialmente no trato com o dizer dos gêneros da tradição.
Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)