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Educação, ciência e sustentabilidade: integrando caminhos e saberes

ISBN: 978-85-7856-255-7

Desde os anos 1970, a partir da 1ª Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano realizado em 1972, existe um consenso internacional de que a solução para os problemas que nós causamos ao meio ambiente está na educação. Ao longo destes 50 anos, muito avançamos enquanto sociedade, instituições de ensino e pesquisa, e poder público, no campo da Educação Ambiental, tanto em teoria, quanto na prática, mas ainda há um longo caminho a trilhar. Este livro reúne pesquisas baseadas em revisões da literatura desenvolvidas em conjunto com estudantes de graduação e pós graduação da Universidade de Pernambuco, que focaram nos aspectos políticos, sociais, culturais e econômicos da Educação Ambiental nas suas várias frentes de atuação. Essa obra traz uma importante contribuição para o entendimento sobre a diversidade de campos de atuação da Educação Ambiental, tanto na educação formal quanto não formal, incluindo a integração de outras áreas como as Artes e a Comunicação, propiciando aos leitores, principalmente aqueles interessados em atuar nessa área, a explorar o grande potencial deste campo do conhecimento em crescente expansão.

Org. Mariana Guenther

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Léxico da Língua Xukuru de Ororubá em Pesqueira-PE: Mapeando demandas e promovendo formação docente

ISBN: 978-65-85651-28-8

Esta obra configura-se como um marco na luta em prol da valorização da cultura indígena Xukuru de Ororubá em Pesqueira, especialmente, das palavras da língua desse povo. A pesquisa que resultou neste E-book nasceu no contexto de um canto circular, que flui de inquietações de uma mulher professora/pesquisadora que, ao longo de sua produção,
entendeu as suas raízes e a potência de se autodeclarar Xukuru de Ororubá. A movência da Rosani Maciel Calado a faz assumir um papel social que soma esforços em busca do protagonismo de um povo, a partir da valorização de palavras da língua Xukuru do Ororubá, que ao longo dos séculos sofreu uma tentativa de apagamento, mas que resistiu pela ousadia do seu povo de guardar palavras para interagir no seu grupo de pertencimento. Rosani soma-se a essa luta em um movimento iniciado pela sua área de atuação, a educação. A pesquisadora aproxima docentes do município de Pesqueira, escuta-os/as, faz intervenções e a eles/a oferta um produto, o Dicionário Ilustrado, que opera didaticamente com um instrumento pedagógico realçador do potencial de uma pesquisa no âmbito do Mestrado Profissional em Educação. Nessa trilha de escuta que leva à ação, a docente Xukuru se firma, se fortalece e fortalece a cultura do seu povo que permanece de pé ecoando o grito que se espalha por todos os cantos: AVANTE!

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Em defesa dos pobres

ESPIRITUALIDADE, JUSTIÇA E LIBERTAÇÃO

Este é um livro ensaio, de espiritualidade na ação, de interpretação sociológica na ação, de filosofia e política na ação, mas, antes de tudo, é um livro de sonho, quanto à possibilidade de realizarmos a fraternidade e amizade social para além das palavras. Os textos reunidos nesta obra foram escritos por autoras/es comprometidas/os com os processos de libertação humana, eles evocam a necessidade de compreendermos que a integridade da criação depende de cada um/a e de todos/as.

Número ISBN: 978-65-86413-34-2

SILVA, Drance Elias da; BARBALHO, José Ivamilson Silva

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A Formação Inicial de Professores no Contexto do Programa Residência Pedagógica e Seus Desafios em Tempos de Pandemia

ISBN: 978-65-85651-00-4

Este livro emerge a partir das produções dos subprojetos do Programa Residência Pedagógica-PRP na Universidade de Pernambuco-UPE regido pelo Edital nº 01/2020 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Ele tem por finalidade fomentar projetos institucionais de Residência Pedagógica nos cursos de licenciatura implementados por Instituições de Ensino Superior, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura.

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Escravidão? Deus me livre

Número ISBN: 978-85-7856-202-1

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Análise dos dados censitários da Comunidade Quilombo Ilha de Mercês

ISBN: 978-85-7856-246-5

O Projeto Raízes em Movimento – Ilha de Mercês, desenvolvido no âmbito da Universidade de Pernambuco (UPE), tem como objetivo principal promover a integração entre o Complexo Industrial Portuário de Suape e a comunidade quilombola de Mercês, visando o desenvolvimento sociocultural, socioeconômico e a preservação dos direitos das populações envolvidas. No mês de abril de 2025, as atividades do projeto foram intensificadas com foco na conclusão do censo demográfico na comunidade, etapa essencial para o planejamento das próximas ações e à proposição de políticas públicas e de ações de atendimento a essa comunidade.

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Novo dicionário crítico do pensamento das direitas: ideias, personagens e instituições. Volume 1

ISBN:  978-65-85651-21-9

Há um problema no espaço topológico para a definição de “direitas” hoje. A quantidade de grupos e subgrupos que compõem esse conjunto com múltiplas perspectivas é incapaz de fugir a terminologias oriundas da primeira metade do século XX, como “os fascismos” ou mesmo “os populismos”, e construir uma categoria que vá para além da aporia de um nome.
Se no pós-Segunda Guerra Mundial falávamos de “neofascismo”; nos anos 1980 o termo utilizado foi “extrema-direita” e nos anos 1990 “direita radical”, agora, no século XXI, o termo mais utilizado tem sido “ultradireita” (far right) ou o controverso conceito de “direita nacional populista”. Esse termo acaba por se tornar frágil e pouco sustentável do ponto de vista acadêmico, mesmo considerando seu largo uso pelos meios de comunicação. Assim, não só é impossível tratar a multiplicidades desses grupos no singular, o que nos levaria a imaginar que há uma real unidade entre eles, algo impossível de comprovar, mas também não considera seu caráter transnacional, o que faz com que esses grupos possuam questões e demandas comuns em diversos lugares e ganhe contornos regionais e locais a depender de onde se expressam.

Além disso, ao avaliarmos as direitas, nos deparamos com o polêmico debate sobre o “populismo”, definição formulada para qualificar os governos nacionais estatistas na América Latina nos anos 1930 — 1940. Esse conceito, mesmo sendo defendido por intelectuais de prestígio como Pierre Rosanvallon (Rosanvallon 2017) e Federico Finchelstein (Finchelstein 2019), é duramente criticado por Mudde (Mudde 2019) e por Michael Löwy (Löwy 2014), por ser considerado uma “ideologia débil” que apenas divide a sociedade em dois grupos homogêneos e antagônicos que seriam um povo “puro” e uma “elite corrupta”. Michael Löwy coaduna com os argumentos de Mudde ao afirmar que a conceituação de “populismo” é incapaz de analisar os novos fenômenos das direitas emergidos no século XXI. Sua argumentação alerta para o perigo da interpretação de que esse conceito seja uma “posição política que toma o lado do povo contra as “elites”. Ao fazê-lo, mesmo que de forma involuntária, acaba-se por legitimar as ações de “extrema-direita” e tornar a sociedade simpática a eles, aceitando suas proposições, afinal quem seria contra o próprio povo e a favor das elites? (Löwy 2014). Portanto, o uso desse conceito, retira da pauta de debate temas caros a sociedade civil e ao Estado como a xenofobia, o racismo, os fascismos, a questão migratória. Além disso, outro equívoco estaria no uso irrestrito para igualar pensamentos à direita e à esquerda utilizando-se das terminologias “populismo de direita” e “populismo de esquerda”.
Nesse sentido, utilizamos a definição do politólogo holandês Cas Mudde. Segundo ele, a ultradireita estaria diretamente ligada ao discurso antissistema, adotando uma postura veementemente hostil à democracia liberal. No interior deste grupo, teríamos uma direita mais extremista, que rejeita essencialmente a democracia, e a direita radical que, mesmo “aceitando” a democracia liberal, se oporia a elementos fundamentais dela como o direito das minorias, o Estado de Direito e à separação dos poderes (Mudde 2019).

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Guia de endodontia contemporânea

2018/ISBN: 978-85-518-0961-7

Sandra Maria Alves Sayão Maia; Paulo Maurício Reis de Melo Júnior

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  1. Diálogos sobre a pandemia COVID-19: as tecnologias e os novos direitos
  2. Guia de atividades educativas para facilitadores de grupos de apoio ao autocuidado em Hanseníase
  3. O Ensino de História em Perspectivas Plurais
  4. Zoologia dos Invertebrados

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