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Educar para regenerar a raça

PROCESSOS DE RACIALIZAÇÃO DOS ALUNOS DAS ESCOLAS PRIMÁRIAS DE PERNAMBUCO (1911-1945)

---2018/ 253 Páginas/ ISBN: 978-85-518-0662-3

Adlene Silva Arantes

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Estética negra em livros de literatura infantil e os processos de afirmações de identidades raciais

ISBN: 978-65-86413-87-8

Sinope: Na condição de profissional da área de linguagens atuando há mais de dez anos como professora da Educação Básica nas disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura, Produção de Textos, e Artes, com experiências em escolas públicas e privadas brasileiras, percebi um déficit no processo de aperfeiçoamento e aprofundamento dos conhecimentos necessários à atividade profissional da docência de Letras em relação ao ensino de História e Cultura Africana, Afro- brasileira e Afrodiaspórica, urgindo a necessidade de pesquisas científicas e materiais pedagógicos que auxiliem os profissionais de Educação em Letras para o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais assertivas no que se refere à abordagem da temática negra nas escolas e à formação do leitor. Segundo Minayo (1994), quando estudamos a vida social de indivíduos e grupos humanos existe uma identidade entre sujeito e objeto. Logo, a partir da minha experiência laboral, do meu papel de docente e ser humano como agente capaz de transformar realidades estereotipadas, histórias e culturas invisibilizadas e das pontuações seguintes, fundamenta-se a escolha da temática desta pesquisa.

 

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Letramentos Marginais:

LITERATURA, CULTURA E ALTERIDADE

Todos os textos aqui reunidos, de uma forma ou de outra, procuram se posicionar diante dos novos desafios provocados pelas mudanças no campo literário, mudanças essas que atingem diretamente o corpo de pesquisadores. A importância desse trabalho vai para além de um significado puramente simbólico, uma vez que todos os pesquisadores, além de integrarem o programa de Mestrado Profissional em Letras do campus Garanhuns – PE, são professores atuantes nas redes estadual e municipal do Estado. As questões aqui apresentadas, portanto, estão intimamente relacionadas à prática docente desses profissionais, assumindo um sentido mais profundo de práxis que cumpre não apenas as expectativas do PROFLETRAS, mas atende também aos significados mais profundos que estão na base do próprio conceito de extensão universitária. Nesse sentido, acreditamos ser um passo importante o processo de compartilhamento e divulgação científica dos resultados obtidos por esses pesquisadores em suas práticas.

Número ISBN: 978-85-7856-220-5

Acauam Silvério de Oliveira (Orgs.).

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Saúde, gênero e direitos humanos

NÃO MEXE COMIGO QUE EU NÃO ANDO SÓ

A sociedade humana tem se organizado numa perspectiva de gênero em que este se constitui a partir das relações sociais baseadas nas diferenças percebidas entre os sexos se articulando como primeiro campo de poder. Diante disso, as relações de gênero podem ser ao mesmo tempo criativas e violentas, uma vez que corpos e culturas estão em constante jogo num processo de transformação e destruição por espaço, identidade, reconhecimento, prazer, legitimidade e formas de existência. Assim, a discussão de gênero nesta proposta está para além de uma perspectiva estática e categórica (feminino x masculino), mas se apresenta de forma dinâmica articulada com sexualidade e com a transgeneridade tendo a saúde como campo privilegiado de sustentação e diálogo. Nesse sentido, a proposta se debruça em refletir aspectos de um modelo civilizatório humano, fraterno e solidário, que tenha como base os valores expressos pela luta antirracista, feminista e ecológica na busca de uma sociedade multirracial e pluricultural, em que a diferença seja vivida como equivalência e não mais como inferioridade, assegurando que todos se sintam representados em sua individualidade.

Número ISBN: 978-65-86413-49-6

LANDO, Giorgi André; NASCIMENTO, Elaine Ferreira do; MONTE, Liana Maria Ibiapina do

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Meandros geográficos III

PRÁTICA DOCENTE EM AÇÃO

O projeto Meandros Geográficos é uma iniciativa dos docentes da Universidade de Pernambuco (UPE) com o intuito de divulgar os melhores Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), com a produção de artigos com os resultados das pesquisas realizadas pelos discentes e docentes da UPE. Este terceiro volume, Meandros Geográficos 3: prática docente em ação é composto por 11 artigos das diferentes áreas da geografia, mostrando o que os discentes e docentes de graduação da UPE estão pesquisando. São artigos nas áreas de ciências humanas e da natureza com foco na geografia e análise do espaço geográfico. Todos os artigos apresentados neste volume trazem pesquisas voltadas para a geografia escolar, salientado a importância da formação de professores. A coleção Meandros Geográficos visa o fortalecimento dos cursos de geografia da UPE, com a participação de docentes e discentes dos diferentes Campi Mata Norte, Garanhuns e Petrolina.

Número ISBN: 978-85-7856-229-8

Gevson Silva Andrade; Ana Regina Marinho

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A BNCC de História: entre prescrições e práticas

ISBN: 978-65-86413-86-1

A escola brasileira é um espaço da esfera pública que recebe diariamente cerca de 50 milhões de pessoas – crianças, jovens e adultos – que a ela acedem na condição de estudantes, em diferentes etapas e modalidades da educação básica. Podemos estimar o tamanho do empreendimento educacional no nosso país fazendo uma simples comparação com as dimensões de outras nações. Conforme dados de 2021 do IBGE Países, por exemplo, a vizinha Argentina tem uma população total de pouco mais de 45 milhões de habitantes; a França não totaliza 65 milhões de habitantes; a população de Portugal excede minimamente os 10 milhões de habitantes; no Uruguai vivem pouco menos de 3,5 milhões de pessoas. Ora, dentro da escola brasileira estão acolhidos quase cinco vezes a população total de Portugal e mais de 14 vezes a população da pequena e encantadora nação uruguaia. Cabem dentro da escola brasileira toda a população argentina ou 80% da população francesa. Este livro é mais uma expressão dos resultados e dos debates dessa valorosa comissão, que liderou os debates e o acúmulo de conhecimento, ideias e proposições dentro da ABEH sobre as questões e políticas curriculares. É um ponto fundamental dessa caminhada que ele venha a público. Não podemos chamar de ponto culminante porque seguimos alimentando a expectativa de que muita coisa nesse campo ainda está por vir porque a luta, como sempre, continua!

 

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Política e Gestão Educacional

ISBN: 978-65-85651-50-9

Esta coletânea reúne textos de docentes e egressos/as do Mestrado profissional de Educação da Universidade de Pernambuco-UPE, Campus Mata Norte sobre as pesquisas realizadas na linha de Política e Gestão Educacional em comemoração ao aniversário de uma década do programa que vem contribuindo com o fortalecimento de políticas educacionais nos municípios de Pernambuco e práticas inovadoras de gestão escolar.

ORGANIZADORAS: Odaléa Feitosa Vidal e Adlene Silva Arantes

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Literatura de minorias étnicas e sexuais:

PESQUISA E ENSINO PARA UMA ESCOLA INCLUSIVA

O volume compila artigos de diferentes autores/as que se dedicaram a pesquisar literatura de minorias étnicas e sexuais, ou seja, de autoria feminina, negra ou LGBTQI+, pelo viés do ensino de literatura. Privilegiou-se as pesquisas que se voltam à formação de leitores/as e ao letramento literário na educação básica. O objetivo geral é a reflexão acerca da inclusão de autoria de minorias no repertório literário em sala de aula para as mesmas minorias que compõem o corpo discente, promulgando a inclusão, a representatividade, o local de fala e a visibilidade tanto em relação à literatura lida na escola, como ao público leitor.

Numero ISBN 978-65-86413-39-7

Org.OLIVEIRA, Gisele Pereira de

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  1. A Educação Superior na Perspectiva da Sustentabilidade
  2. A diversidade no jogo da extensão
  3. Fazer e Pensar Ciência em Educação Física - Livro 2
  4. Dialogidade e Complexidade no processo de análise hermenêutica dialética

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