Editora da Universidade de Pernambuco - EDUPE
Editora da Universidade de Pernambuco
  1. Você está aqui:  
  2. Início

Experiências de pesquisa sobre resolução de problemas no ensino das ciências: Contextos de investigações

Número ISBN: 978-65-86413-64-9

Sinopse: A resolução de problemas na formação de professores de química vem sendo utilizada como estratégia didática no contexto escolar, e não há evidências de sua concretização como projeto curricular. A literatura da área mostra uma escassez de pesquisas sobre a resolução de problemas na formação de professores voltada para o ensino de química. Ainda, aponta para a urgência de atividades de divulgação científica para professores da educação básica e ensino superior, visando que eles se apropriem dos elementos teórico-metodológicos da abordagem de resolução de problemas e possam adotá-la em sua prática docente. Assim, este e-book visa contribuir no sentido
que disponibiliza experiências de pesquisas que podem ser apropriadas por docentes em diferentes níveis de ensino e, dependendo da situação, adaptá-las para seu contexto de trabalho. 

 

Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

Conservação de água em prédios públicos no município do Recife

VOLUME 1

2018/ ISBN 978-85-518-0957-0

Smone Rosa da Silva (org.)

Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

Fazer e Pensar Ciência em Educação Física - Livro 2

ISBN: 978-65-85651-88-2

Este livro celebra 15 anos de produção científica do Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física UPE/UFPB, oferecendo uma visão abrangente das pesquisas e contribuições na área. Dividido em duas partes, a obra apresenta primeiramente as trajetórias e experiências dos docentes do programa, destacando seus desafios e realizações. A segunda parte explora teorias e métodos inovadores em Educação Física, abordando temas como dança, práticas integrativas, políticas educacionais, filosofia da diferença e gestão esportiva. O livro também discute abordagens pedagógicas, desenvolvimento motor, atividade física infantil e métodos de treinamento avançados. Com capítulos que vão desde a fenomenologia até o treinamento baseado em velocidade, esta obra reflete a diversidade e a riqueza da pesquisa em Educação Física no Nordeste brasileiro. Ideal para pesquisadores, profissionais e estudantes, o livro oferece insights valiosos sobre os avanços recentes e as perspectivas futuras da área, consolidando-se como uma referência essencial no campo da Educação Física.

Organização: Maria Tereza Cattuzzo, Iraquitan de Oliveira Caminha


Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

Múltiplos objetos e escritas na História da Educação - Volume 2

Número ISBN: 978-85-518-3776-4

Sinopse: O livro Múltiplos objetos e escritas na História da Educação (Vol.2) é formado por uma coletânea de textos resultantes de pesquisas realizadas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe, da na Linha História da Educação, por orientandos/as da professora Josefa Eliana Souza – líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre História do Ensino Superior (GREPHES/CNPq/UFS) –, e do professor Joaquim Tavares da Conceição – líder do Grupo de Pesquisa em História da Educação: Memórias, sujeitos, saberes e práticas educativas (GEPHED/CNPq/UFS). Assim, no decorrer dos capítulos, os leitores encontrarão textos relacionados com as temáticas: trajetórias, produções e projetos de intelectuais; patrimônio educativo e arquivos; processos e práticas educativas; história e memória de instituições educativas e educação profissional.

Org. SOUZA, Josefa Eliana; CONCEIÇÃO, Joaquim Tavares da

Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

De Florbela às Florbelas:

DO MITO LITERÁRIO À INVENÇÃO DE UMA PERSONAGEM-ESCRITORA

Propõe-se um estudo sobre a maneira como a poetisa portuguesa Florbela Espanca, depois da sua morte e através de uma extensa apropriação biográfica, iniciada pelo professor italiano Guido Battelli, no afã de divulgar e publicar a sua obra literária e, consequentemente, obter lucro, passou, paulatinamente, a ser encarada como um mito literário, desde a década de 1930. Objetiva-se compreender o processo de mitificação da escritora, que tem se mostrado dinâmico e, de tempos em tempos, adquirido novos e inesperados contornos. Em chave didática, entende-se tal processo em dois momentos distintos e complementares: o primeiro momento, de feição crítico-biográfica, de 1930 a 1979, quando o mito florbeliano foi erigido e consolidado, e o segundo momento, de cariz crítico-ficcional, de 1979 à atualidade, no qual o mito em destaque expandiu-se e ganhou novas possibilidades de representação, com a transformação de Florbela em personagem literária. Para esta investigação, são analisadas as peças teatrais Bela-Calígula: Impromptu Teatral (1987), de Augusto Sobral; Florbela Espanca (1988), de Alcides Nogueira; Florbela (1991), de Hélia Correia; A primeira morte de Florbela Espanca (1999), de António Cândido Franco e Florbela Espanca – a hora que passa (2014), de Lorenna Mesquita e Fabio Brandi Torres. Também são analisados a biografia romanceada Florbela Espanca, a vida e a obra (1979) e o conjunto de poemas denominado De Florbela para Pessoa. Com amor (2017), de Maria Lúcia Dal Farra. Portanto, é possível inteligir que o mito florbeliano tem uma história de meandros que perpassam a gênese da mitificação, além de seu desenvolvimento, consolidação e expansão, tudo isto em um processo contínuo que não dá mostras de querer cessar, seja na atividade crítica seja em suas representações estéticas.

Número ISBN 78-65-86413-45-8

LEITE, Jonas Jefferson de Souza

Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

Futebol, um fenômeno sociocultural: desafios e possibilidades no Ensino Médio

ISBN: 978-65-85651-89-9

Esta obra é oriunda da dissertação: FUTEBOL, UM FENÔMENO SOCIOCULTURAL: desafios e possibilidades no Ensino Médio. O autor, professor Me. Pedro da Hora Jr., atua na educação pública básica desde 2016. A obra é um convite a conhecermos sala de aula do professor e dos seus estudantes do Ensino Médio. Aqui, o docente terá acesso a uma possibilidade de sistematizar uma unidade didática abordando o Futebol e conectando-o aos subtemas: luta de classes, mundos do trabalho, democracia, gênero e racismo. 

Autor: Pedro Fernando de Menezes da Hora Júnior

Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

Letramentos Marginais:

LITERATURA, CULTURA E ALTERIDADE

Todos os textos aqui reunidos, de uma forma ou de outra, procuram se posicionar diante dos novos desafios provocados pelas mudanças no campo literário, mudanças essas que atingem diretamente o corpo de pesquisadores. A importância desse trabalho vai para além de um significado puramente simbólico, uma vez que todos os pesquisadores, além de integrarem o programa de Mestrado Profissional em Letras do campus Garanhuns – PE, são professores atuantes nas redes estadual e municipal do Estado. As questões aqui apresentadas, portanto, estão intimamente relacionadas à prática docente desses profissionais, assumindo um sentido mais profundo de práxis que cumpre não apenas as expectativas do PROFLETRAS, mas atende também aos significados mais profundos que estão na base do próprio conceito de extensão universitária. Nesse sentido, acreditamos ser um passo importante o processo de compartilhamento e divulgação científica dos resultados obtidos por esses pesquisadores em suas práticas.

Número ISBN: 978-85-7856-220-5

Acauam Silvério de Oliveira (Orgs.).

Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

Identidade, memória e pertencimento como instrumentos de luta no currículo escolar da comunidade quilombola de Trigueiros-PE

Número ISBN: 978-65-86413-66-3

Sinopse: O presente livro ora publicado intitulado de Identidade, memória e pertencimento como instrumentos de luta no currículo escolar da Comunidade Quilombola de Trigueiros-PE de autoria de Romero Antonio de Almeida Silva, é resultado do seu mestrado em Educação pela Universidade de Pernambuco. Logo no início do texto o autor descreve sua história de vida e seu intenso envolvimento com a comunidade quilombola de Trigueiros e a educação, é perceptivo como ele forjou e foi forjado nesse processo de intensa vivência e trocas, neste sentido ele se torna um outro. Como afirmou Gilles Deleuze: “Mas é ao mesmo tempo, no mesmo lance, que nos tornamos maiores do que éramos e que nos fazemos menores do que nos tornamos”

Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

  1. Tempo de Contar
  2. Estética negra em livros de literatura infantil e os processos de afirmações de identidades raciais
  3. Linguagem, sentido e ação na obra de Daniel Everett (ebook)
  4. Guia de Orientação para Gerenciamento de Riscos na UPE

Página 2 de 26

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10

Menu

  • Início
  • Pesquisar
  • A Editora
  • Como publicar?
  • Editais
  • Conselho editorial
  • Newsletter Leia EDUPE
  • Fale conosco
  • Catálogo
    • Livros
      • Ciências Biológicas
      • Ciências da Saúde
      • Ciências Exatas e da Terra
      • Ciências Humanas
      • Ciências Sociais Aplicadas
      • Ciências da Educação
      • Engenharias
      • Linguística, Letras e Artes
    • Ebooks gratuitos
    • Anais de eventos

Login

  • Esqueceu sua Senha?
  • Esqueceu seu Nome de Usuário?
  • Criar uma Conta
Copyright © 2025 Editora da Universidade de Pernambuco - EDUPE. Todos os direitos reservados.