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Olhando o Brasil Por Meio da Literatura

ISBN: 978-65-85651-22-6

O Brasil em silêncio! Os brasileiros sofridos, chocados; esse é o resultado da pandemia e de quatro anos de (des)governo. A educação fragilizada, os jovens olhando para o horizonte em busca de um futuro que o “país do futuro” não trouxe. O povo com fome! E um certo “João” não está mais aqui para continuar seu poema Morte e vida, severina. Na verdade, a vida mostrou seu lado “severina”. As Severinas e os Severinos estão perplexos diante da morte dos seus e de tantos, conhecidos e desconhecidos... a pandemia deixou um rastro que tão cedo não será apagado. Para além disso, um governo hediondo sem cultura, sem poema, sem afeto, sem sabedoria, colaborou com a morte, tentado “desesperançar” esse povo. Mas como dizia Euclides da Cunha, “O sertanejo é um forte”. E, esse “sertanejo”, agora consciente que a migração não resolve, descobre o poder do voto como única “esperança” para mudar a sua trajetória, pois, segundo Graciliano Ramos, “é dos piores cárceres que nascem os maiores gritos de liberdade”. E foi do Nordeste que o canto ecoou. O grito dos vencidos. Vencidos pela dor, pela fome, pelo desassossego. O Brasil RECOMEÇA! A Literatura será portadora dessa luta. Professores e alunos(as), tão logo as trevas foram dissipadas e o dia “amanheceu”, correram, procurando abrigo na literatura para “resgatar a esperança”. É a literatura que dará conta dessa tragédia, pois, como bem disse Bakhtin (1988, p. 95), “a palavra está sempre carregada de um conteúdo, de um sentido ideológico ou vivencial”.

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A LEITURA E A ESCRITA DO TEXTO LITERÁRIO COMO ATIVIDADES APRAZÍVEIS, CRIATIVAS E RECRIADORAS

ISBN: 978-65-86413-90-8

Sinopse: A prática da leitura experimenta modificações consoantes às transformações da sociedade, no entanto, sua importância perdura inalterável. A leitura é uma das atividades que nos define como seres humanos, é um exercício social que se desdobra em uma gama inesgotável de conhecimentos, sendo também capaz de alavancar a nossa emoção por meio da imaginação. Todavia, não é de hoje que a educação brasileira vive uma crise no que diz respeito ao ensino da leitura que, por sua vez, reflete-se também numa crise da escrita, tendo em vista serem essas indissociáveis.

 

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Anais do 10º Seminário Internacional em Promoção da Saúde e Cuidar em enfermagem

Número ISBN: 978-65-86413-77-9

Sinopse: O Programa Associado de Pós-Graduação em Enfermagem, da Universidade de Pernambuco e Universidade Estadual da Paraíba realizou, entre os dias 25 a 27 de outubro de 2021, o 10° Seminário Internacional em Promoção da Saúde e Cuidar em Enfermagem, que aconteceu em formato online, em Recife, na Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças da Universidade de Pernambuco. O Seminário teve o seu início no ano de 2011 e até a presente data, tem oportunizado aos participantes o estudo sobre os diferentes modelos de Promoção à Saúde e as políticas e práticas de saúde e enfermagem numa perspectiva global. A 10ª edição teve como Tema Central: “A Promoção da Saúde nos Diversos Cenários do Cuidar”, com conferências e mesas redondas com participação de professores, pesquisadores e desenvolvedores de políticas de Portugal, México, Peru, Colômbia, Brasil e Organização Pan Americana de Saúde. Ao longo de 3 dias o evento aprofundou o debate científico em torno das experiências exitosas de Promoção à Saúde e seus desafios em contexto pandêmico, do uso das tecnologias do cuidar para a Promoção à Saúde, com enfoque nas doenças crônicas não transmissíveis, bem como os caminhos para a consolidação da pesquisa na pós-graduação em enfermagem. Ao todo foram 589 inscritos de todos os Estados do Brasil e de alguns países da América Latina e Caribe, com 90 trabalhos científicos aceitos sob a forma de resumo simples e apresentados no evento on-line na modalidade de vídeo apresentação. 

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Saúde, gênero e direitos humanos

NÃO MEXE COMIGO QUE EU NÃO ANDO SÓ

A sociedade humana tem se organizado numa perspectiva de gênero em que este se constitui a partir das relações sociais baseadas nas diferenças percebidas entre os sexos se articulando como primeiro campo de poder. Diante disso, as relações de gênero podem ser ao mesmo tempo criativas e violentas, uma vez que corpos e culturas estão em constante jogo num processo de transformação e destruição por espaço, identidade, reconhecimento, prazer, legitimidade e formas de existência. Assim, a discussão de gênero nesta proposta está para além de uma perspectiva estática e categórica (feminino x masculino), mas se apresenta de forma dinâmica articulada com sexualidade e com a transgeneridade tendo a saúde como campo privilegiado de sustentação e diálogo. Nesse sentido, a proposta se debruça em refletir aspectos de um modelo civilizatório humano, fraterno e solidário, que tenha como base os valores expressos pela luta antirracista, feminista e ecológica na busca de uma sociedade multirracial e pluricultural, em que a diferença seja vivida como equivalência e não mais como inferioridade, assegurando que todos se sintam representados em sua individualidade.

Número ISBN: 978-65-86413-49-6

LANDO, Giorgi André; NASCIMENTO, Elaine Ferreira do; MONTE, Liana Maria Ibiapina do

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Da Playlist comentada à resenha: o uso de gêneros em inter-relação no desenvolvimento da competência escrita dos estudantes do 9o ano

ISBN: 978-65-85651-44-8

A expansão das tecnologias no contexto social evidenciou a necessidade do trabalho com os gêneros digitais, bem como do processo de escrita destes no ambiente escolar. Diante disso, esta pesquisa, fruto da dissertação de mestrado profissional em Letras- Profletras, buscou a ressignificação do ensino de produção textual baseado nas práticas
de linguagens contemporâneas do mundo real com o objetivo geral de analisar a inter-relação dos gêneros opinativos/argumentativos playlist comentada e resenha, refletindo sobre as possíveis contribuições pedagógicas que a produção de ambos os gêneros pode proporcionar para o desenvolvimento da competência escrita dos estudantes.
Nesse sentido, realizamos um levantamento teórico, investigando três pilares centrais, os quais se tornaram indissociáveis à nossa discussão, sendo eles: o pilar da escrita, o pilar tecnológico e o pilar dos estudos de gênero, integrados ao nosso objetivo geral e fundamentados respectivamente nos estudos de Antunes (2003), Ribeiro (2018) e Bezerra (2017) em conjunto com Rojo (2015) e Motta-Roth e Hendges (2010). Para o procedimento metodológico, utilizamos a pesquisa bibliográfica embasada nas concepções de Fonseca (2002). Esse levantamento teórico contribuiu para construção de um produto educacional, que fez uso da Sequência de Ensino de Aguiar Jr. (2005) composta por quatro fases, são elas: a problematização inicial; o desenvolvimento da narrativa do ensino; a aplicação dos novos conhecimentos e a reflexão sobre o que foi aprendido. Tal construção se deu tendo em vista o período de excepcionalidade da pandemia do COVID19, que impossibilitou a execução de nossa proposta de intervenção. 
Como resultado, destacamos a apresentação desse produto de natureza propositiva, o qual defende que mudar práticas de alguma forma já cristalizadas pode contribuir para a melhoria do processo educacional. Concluímos nossa pesquisa acreditando que a proposta de inter-relacionar os gêneros em pauta, além de fomentar a utilização  das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) nos estudos de gêneros e da escrita, traz uma possibilidade ao professor de tornar as práticas de produção textual, na escola, mais atrativas para os estudantes. 

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A BNCC de História: entre prescrições e práticas

ISBN: 978-65-86413-86-1

A escola brasileira é um espaço da esfera pública que recebe diariamente cerca de 50 milhões de pessoas – crianças, jovens e adultos – que a ela acedem na condição de estudantes, em diferentes etapas e modalidades da educação básica. Podemos estimar o tamanho do empreendimento educacional no nosso país fazendo uma simples comparação com as dimensões de outras nações. Conforme dados de 2021 do IBGE Países, por exemplo, a vizinha Argentina tem uma população total de pouco mais de 45 milhões de habitantes; a França não totaliza 65 milhões de habitantes; a população de Portugal excede minimamente os 10 milhões de habitantes; no Uruguai vivem pouco menos de 3,5 milhões de pessoas. Ora, dentro da escola brasileira estão acolhidos quase cinco vezes a população total de Portugal e mais de 14 vezes a população da pequena e encantadora nação uruguaia. Cabem dentro da escola brasileira toda a população argentina ou 80% da população francesa. Este livro é mais uma expressão dos resultados e dos debates dessa valorosa comissão, que liderou os debates e o acúmulo de conhecimento, ideias e proposições dentro da ABEH sobre as questões e políticas curriculares. É um ponto fundamental dessa caminhada que ele venha a público. Não podemos chamar de ponto culminante porque seguimos alimentando a expectativa de que muita coisa nesse campo ainda está por vir porque a luta, como sempre, continua!

 

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Professores negros na educação infantil: relações entre docência, raça e gênero

Número ISBN: 978-65-86413-65-6

Sinopse: "[...] o desenvolvimento desta pesquisa visa contribuir para o campo da Educação Infantil e para o campo das discussões raciais, evidenciando que ambos os campos podem contribuir para que a diferença seja o mote do ato educativo. Assim, atentamos para a importância que as relações humanas desempenham no espaço escolar da Educação Infantil, para que essas ossam ser equânimes, desmistificando a ideia que um homem nesse ambiente está no lugar errado, bem como repensando as representações acerca do professor homem negro."

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Dançar em Pernambuco: compondo relações

ISBN: 978-65-85651-41-7

Dançar em Pernambuco envolve expressões tão abrangentes quanto os maracatus rurais da Zona da Mata, os clubes de Frevo, os cocos de Arcoverde, o xaxado de Serra Talhada, assim como os múltiplos grupos de danças e escolas que desafiam crianças, jovens e a população em geral ao se aproximar de danças urbanas, balé, jazz, danças de salão, e danças populares, entre outras. Neste estudo, objetivamos descrever as redes de formação e atuação nas escolas, grupos, companhias, grupos, coletivos e artistas independentes das danças, como grupos artísticos, em Pernambuco, através de uma pesquisa exploratória de levantamento de dados em 11 municípios de 4 regiões intermediárias do estado, levando em consideração não só atores humanos, mas também instituições e outros objetos atuantes. Ao final, reconhecemos que nas redes de formação e atuação identificamos redes com poucas conexões e baixa modularidade, mas também uma rede que apresentava características que apontam, possivelmente, para diversidade e robustez. 

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  1. Entrelaçando Saberes: Experiências na Extensão Universitária na UPE
  2. PLS UPE - Plano de Logística Sustentável da Universidade de Pernambuco 2024-2028
  3. Sobre aprender e ensinar história: Itinerários de pesquisa
  4. Conservação de água em prédios públicos no município do Recife

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