Editora da Universidade de Pernambuco - EDUPE
Editora da Universidade de Pernambuco
  1. Você está aqui:  
  2. Início

Ensino de história: teorias, práticas e novas abordagens – Volume 3: “Patrimônio cultural, memórias, identidades e mundos do trabalho no ensino de História”

ISBN: 978-85-518-5161-6

Empreitada de horizonte amplo e que enreda temas aparentemente díspares, os textos aqui reunidos discutiram de modo longitudinal questões singulares e de longa permanência na historiografia, desta vez vinculados ao Ensino de História. Nesse sentido, agregamos trabalhos que discutem as relações entre memória e patrimônio na Educação Básica e em outros espaços de produção e aprendizagem histórica; bem como os aspectos inerentes aos debates sobre cultura popular, mundos do trabalho e relações identitárias nesses espaços. Assim, estão inclusas perspectivas as mais diversas que podem discorrer sobre a análise de livros didáticos, reflexão da prática docente, divulgação de relatos de experiência e de pesquisa de campo, abordagens sobre educação patrimonial, história do trabalho, história local e regional, bem como as interrogações atinentes ao papel do professor-pesquisador no cotidiano escolar e acadêmico frente à temática proposta.

Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

Proteção Social Especializada para Pessoas Idosas em Diferentes Contextos: Dinâmica e funcionamento das Instituições de longa Permanência no Brasil, Portugal, Espanha, Uruguai, Argentina, México e Angola

ISBN: 978-65-85651-56-1

Esta obra consiste em um material extremamente relevante para o campo do envelhecimento e áreas afins, porque trata com densidade analítica e rigor metodológico um tema fundamental para os tempos de hoje: os cuidados de longa duração e as instituições de longa permanência (Ilpis). Ao reunir pesquisadores e profissionais de diferentes países no debate dos cuidados, a coletânea, certamente, contribui para o aprofundamento do tema e, sobretudo, para o intercâmbio nessa área de produção de conhecimento. Ademais, expressa o compromisso dos autores e das autoras com a reflexão crítica sobre o envelhecimento populacional, na perspectiva de defesa dos direitos da pessoa idosa. A temática é tratada no livro de modo articulado aos desafios contemporâneos da transição demográfica e aos variados sistemas de proteção social destinados ao segmento idoso. Em que pesem as particularidades históricas que circunscrevem as respectivas formações sociais desses países, o aumento da longevidade é um fato inconteste que materializa as contradições entre as conquistas civilizatórias e as desigualdades crônicas e estruturais que marcam especialmente os países de capitalismo periférico. 

ORGANIZADORAS: Sálvea de Oliveira Campelo e Paiva, Solange Maria Teixeira e Nanci Soares

Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

Guia Prático de Emergências Cirúrgicas na Cirurgia Geral

ISBN: 978-65-85651-30-1

Esse livro tem como propósito servir de aporte teórico para todo acadêmico de medicina, principalmente aqueles que pertencem à Faculdade de Ciências Médicas da UPE. O conteúdo contido nas próximas páginas é uma forma de abordar assuntos complexos da cirurgia com o objetivo de guiar os graduandos em seu processo de aprendizagem.
Esperamos que cada leitor seja beneficiado com a leitura desse material, fazendo dele uma fonte inicial e prática para posteriormente aprofundar cada vez mais esses temas, à medida que seu contato com a parte prática da medicina também se aprofunda. Por fim, dedicamos aos leitores uma frase de William Osler: “Ver pacientes sem ler livros é como navegar sem mapa, mas ler livros sem ver pacientes é a mesma coisa que não navegar”.

Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

Escravidão: Seus temas e problemas em aulas de História

ISBN: 978-85-518-5140-1

Escravidão, seus temas e problemas em aulas de história resulta de diálogos entre profissionais de história que atuam em diferentes níveis de ensino e pesquisa, desde o ciclo básico até cursos de graduação e pós-graduação. Por isso mesmo, quase todos os seus autores lecionaram ou lecionam no ensino básico e/ou têm filhos ou parentes em idade escolar. Todos, igualmente, passaram por formação superior em universidades públicas brasileiras, alguns com trânsito por universidades internacionais e/ou que mantêm interlocução com profissionais de diferentes partes do planeta. Uns autores são recém-doutores, outros já levam quase duas décadas de conclusão de seus doutorados e formam docentes em cursos de licenciatura em história. Apesar das experiências multifacetadas dos autores do livro em diferentes níveis de ensino e pesquisa, algumas perguntas “clássicas” entre historiadores professores nortearam todas as abordagens:

1) Quais os níveis de distanciamento entre as pesquisas de ponta nas
universidades e o cotidiano escolar do ensino de história na educação
básica?

2) Como superá-los e estreitar a distância entre universidades e escolas?

3) Quais os desafios atuais e vindouros que incidem e incidirão sobre a área a partir da implementação, ou não, da Base Nacional Curricular Comum?

4) Que temas e problemas de pesquisa historiográficos, inclusive o ensino de história, podem ser melhor ou simplesmente conectados, e como?

5) Como demandas sociais e políticas da contemporaneidade interferem no ensino nos níveis básico, médio e superior? Como o presentismo, a militância política e uma pedagogia centrada na “realidade do aluno”, se exacerbadamente orientados por questões e identidades políticas e sociais da atualidade, podem levar ao anacronismo e à deturpação do ensino de história?

 

Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

A Educação Superior na Perspectiva da Sustentabilidade

Esta obra apresenta os resultados de uma pesquisa realizada por professores e estudantes do Programa de Mestrado Profissional em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável, da Faculdade de Administração e Direito da Universidade de Pernambuco. Buscou-se investigar no âmbito da Educação Superior, questões afeitas às possibilidades de vivência de uma pedagogia sustentável nas práticas docentes, à vivência da interdisciplinaridade, à relação professor/aluno e à importância da pesquisa cientifica nesse nível de ensino. Considera imprescindível que as práticas docentes universitárias sejam orientadas por uma Pedagogia da Sustentabilidade e evidencia a importância de que as práticas docentes em qualquer curso sejam orientadas pelas vias da interdisciplinaridade para que sejam sustentáveis. Tem, também, em conta que uma boa relação entre os docentes e os discentes constitui um dos indicadores de sustentabilidade na Educação Superior e ressalta a importância da realização de pesquisas científicas nesse nível de ensino.

Numero ISBN 978-65-86413-44-1 

Org. CRUZ, Maria de Fátima Gomes da; SALES, Albaniza Irani

Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

O ensino de literatura diante do Caos

Como falar em "literatura nacional" em um contexto neoliberal que reorganiza os modos de existência e descontrói alguns aspectos discursivos elementares para a construção da nação enquanto "comunidade imaginada"? O que significa ser um "clássico" da literatura quando parâmetros pós-modernos rompem com a possibilidade mesma de hierarquização estrutural inerente a delimitação de quaisquer conjuntos alicerçados sobre códigos mais ou menos permanentes de construção de sentido, borrando as outrora bem delimitadas fronteiras entre erudito e popular, alternativo e mainstream, pop e clássico? Como construir uma "historiografia literária" quando a perspectiva dos vencedores que vem orientando por séculos a narrativa escolar hegemônica sofre importantes deslocamentos a partir da visão dos "de baixo"? Afinal, o que pode o literário em meio ao caos? O que pode fazer o professor de literatura quando tem diante de si a possibilidade cada vez mais concreta do fim do mundo? Cabe a este a responsabilidade de definir o que deve ser preservado dentre as ruínas e o que deve ser atirado fora, para ver emergir o novo. Uma tarefa impossível e, ao mesmo tempo, inadiável.

Numero ISBN 978-65-86413-43-4

Org. OLIVEIRA, Acauam Silvério; CHAGAS, Silvania Núbia

Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

Letramentos Marginais:

LITERATURA, CULTURA E ALTERIDADE

Todos os textos aqui reunidos, de uma forma ou de outra, procuram se posicionar diante dos novos desafios provocados pelas mudanças no campo literário, mudanças essas que atingem diretamente o corpo de pesquisadores. A importância desse trabalho vai para além de um significado puramente simbólico, uma vez que todos os pesquisadores, além de integrarem o programa de Mestrado Profissional em Letras do campus Garanhuns – PE, são professores atuantes nas redes estadual e municipal do Estado. As questões aqui apresentadas, portanto, estão intimamente relacionadas à prática docente desses profissionais, assumindo um sentido mais profundo de práxis que cumpre não apenas as expectativas do PROFLETRAS, mas atende também aos significados mais profundos que estão na base do próprio conceito de extensão universitária. Nesse sentido, acreditamos ser um passo importante o processo de compartilhamento e divulgação científica dos resultados obtidos por esses pesquisadores em suas práticas.

Número ISBN: 978-85-7856-220-5

Acauam Silvério de Oliveira (Orgs.).

Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

O PROAFE e a autonomia financeira da gestão escolar em Juazeiro-Bahia

ISBN:978-65-85651-27-1

Este trabalho é o resultado do estudo sobre o Programa para Autonomia Financeira da Escola (PROAFE), instituído pela prefeitura de Juazeiro, na Bahia, no ano de 2010, sendo vigente até os dias atuais. Aqui são descritos a sua evolução, os objetivos, os parâmetros que o influenciaram, o desenvolvimento e a relação com a gestão das escolas, os entraves ainda existentes, os resultados alcançados e, a partir das falas dos sujeitos diretamente envolvidos na sua execução, a análise dos méritos e deméritos do programa, as críticas e apontamentos sobre os impactos promovidos na autonomia administrativa das unidades de ensino.

Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

  1. Identidade, memória e pertencimento como instrumentos de luta no currículo escolar da comunidade quilombola de Trigueiros-PE
  2. Educar para regenerar a raça
  3. Protocolo de Urgências Ginecológicas e Obstétricas
  4. Ensaios sobre o Desenvolvimento Local e Sustentável

Página 9 de 26

  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • 11
  • 12
  • 13

Menu

  • Início
  • Pesquisar
  • A Editora
  • Como publicar?
  • Editais
  • Conselho editorial
  • Newsletter Leia EDUPE
  • Fale conosco
  • Catálogo
    • Livros
      • Ciências Biológicas
      • Ciências da Saúde
      • Ciências Exatas e da Terra
      • Ciências Humanas
      • Ciências Sociais Aplicadas
      • Ciências da Educação
      • Engenharias
      • Linguística, Letras e Artes
    • Ebooks gratuitos
    • Anais de eventos

Login

  • Esqueceu sua Senha?
  • Esqueceu seu Nome de Usuário?
  • Criar uma Conta
Copyright © 2025 Editora da Universidade de Pernambuco - EDUPE. Todos os direitos reservados.