Editora da Universidade de Pernambuco - EDUPE
Editora da Universidade de Pernambuco
  1. Você está aqui:  
  2. Início

Protocolo de urgências ginecológicas e obstétricas

CENTRO INTEGRADO AMAURY DE MEDEIROS

Protocolo de urgências ginecológicas e obstétricas

Número ISBN 978-65-86413-36-6

(Orgs.) COSTA, Hélio de Lima Ferreira Fernandes; SILVA, Simone Angélica Leite de Carvalho; PEIXOTO, Lizia de Moraes Siqueira

Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

Curso de Férias Sobre a Proposta da Gerontologia Social Crítica: Anais

Número ISBN: 978-65-86413-75-5

Sinopse: Grande parte dos conteúdos expostos neste e-book é perpassada pela Covid-19, geralmente com o propósito de demonstrar como essa pandemia tem afetado as pessoas idosas, sobretudo as mais pobres. Dir-se-ia que a Covid-19, pela extensão das consequências sociais, tornou-se menção obrigatória, seja qual for a centralidade do debate. Nessa trilha, considerando a perspectiva que orienta a formulação dos textos, parece adequado explorar uma faceta da pandemia que tem relações importantes com a pobreza e o envelhecimento nesta sociedade capitalista. A Oxfam-Brasil afirma que as “32 empresas mais rentáveis do mundo lucraram US$ 109 bilhões a mais durante a pandemia de Covid-19, em 2020, do que a média obtida nos quatro anos anteriores (2016-2019)”

PAIVA, Sálvea de Oliveira Campelo e.; BENEDITO, Joronete de Carvalho; FREITAS, Priscylla de 

Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

Histologia Geral

ROTEIROS DE AULAS PRÁTICAS

As aulas práticas dos conteúdos de Histologia Geral do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Pernambuco (ICB/UPE) foram realizadas, tendo, sempre, como base de apoio, um roteiro contendo todos os objetivos trabalhados durante cada semestre. Tivemos a intenção de, por meio deste livro, sistematizar, de forma clara e objetiva,as atividades práticas referentes à histologia geral e desenvolvidas nos cursos oferecidos em nosso Instituto.

2018/ 74 Páginas/ ISBN: 978-85-7856-194-9

Júlio Brando Messias

Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

Ramos, Rezas e Raízes: História, narrativas e benzimento no Sertão da Ressaca (1940-1990)

ISBN: 978-85-518-5141-8

O trabalho que que ora apresentamos foi resultado de uma pesquisa desenvolvida entre os anos de 1996 a 1999 – durante a realização do curso de mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo sob a orientação da professora Maria Helena Villa Bôas Concone – e tem por objeto de estudo o ofício, atuação e importância da benzedura na cidade de Vitória da Conquista – sudoeste do Estado da Bahia – e regiões circunvizinhas. A benzedura foi, e para alguns ainda é - um importante elemento que faz parte da cultura popular do nosso país. Fazer uso de orações, simpatias, propriedades medicinais para curar algumas doenças (quebranto ou mau-olhado, espinhela caída, dor de barriga e outros males) ou aflições é um conhecimento presente no Brasil, embora não com a mesma intensidade que décadas anteriores, mas com destaque nas cidades do interior e na zona rural. Esse ofício é normalmente exercido por mulheres humildes que possuem um grande conhecimento das propriedades terapêuticas das plantas medicinais, resultado das observações e classificações de raízes e ervas benéficas à saúde do homem.

A atuação das benzedeiras, enquanto um elemento de práticas populares de cura, bem como o papel de mediadora entre os seus clientes e as divindades, é de grande valia para a compreensão da visão de homem e do mundo, própria dos grupos que representam. Uma das grandes contribuições dessas terapeutas populares é a propagação de recursos medicinais de várias gerações, portanto um saber historicamente acumulado. “A origem do conhecimento do homem sobre as virtudes das plantas confunde-se com sua própria história. Certamente surgiu, à medida que tentava suprir suas necessidades básicas, através das casualidades, tentativas e observações, conjuntos de fatores que constituem o empirismo”. (ALMEIDA, 2011, p. 35)4

Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

Formação docente: 10 anos de pesquisa no Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Pernambuco

ISBN: 978-65-85651-57-8

A coletânea que aqui apresentamos é fruto dos trabalhos que foram desenvolvidos nos últimos dez anos no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), particularmente, no Mestrado Profissional em Educação, da Universidade de Pernambuco, Campus Mata Norte (UPE), Brasil. Boa parte das produções são escritas em parceria entre egressos(as) e orientadores(as) do PPGE e outros em autoria individual, composto pelos(as) professores(as) ou egressos(as).
Esta obra é composta por resultados de pesquisas que se dispõem discutir formação docente, nas mais variadas temáticas, tais como: inclusão escolar; bullying escolar; formação continuada de professores de língua portuguesa na educação básica, pedagogia da presença, brinquedoteca, brinquedoteca e educação ambiental.
Assim, estão agrupados por proximidade temática os oito capítulos que compõem esta coletânea, atendendo as possibilidades de diálogo entre os mais diversos pesquisadores e pesquisadoras. Nesta perspectiva, a obra assume o compromisso de oferecer à comunidade acadêmica, configurada por docentes, pesquisadores(as), pós-graduandos(as), egressos(as) e leitores(as) em geral, uma discussão sobre a formação inicial e continuada de docentes brasileiros, a partir de experiências da pesquisa aplicada. 

ORGANIZADORES: Débora Amorim Gomes da Costa-Maciel e Jonathas de Paula Chaguri

Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

Práticas Pedagógicas Inovadoras

ISBN: 978-65-85651-25-7

A coletânea possui oito artigos e relatos de experiência, onde são apresentadas ações vivenciadas nos cursos de graduação da UPE com a utilização das novas metodologias de ensino e a aplicação de ferramentas e produtos inovadores, visando o aprimoramento da prática pedagógica e a melhoria no processo de ensino e aprendizagem. Dentre os resultados obtidos no decorrer da experimentação é possível destacar o protagonismo dos discentes na busca do conhecimento, o estímulo ao diálogo e a interação por meio do trabalho em equipe, o desenvolvimento de habilidades no uso de recursos tecnológicos, o exercício da criatividade e uma maior conexão com a comunidade local.

Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

Pós-colonialismo, alteridade e outras vivências

Fábio Alves Ferreira; Sandra Simone Moraes de Araújo

Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

 

História em Sala de Aula: Novas Abordagens e Saberes

ISBN: 978-85-518-5711-3

Sejam bem-vindos ao História em sala de aula: novas abordagens e saberes, livro organizado por Igor Lapsky da Costa Francisco, Janaina Guimarães da Fonseca e Silva e José Maria Gomes de Souza Neto, professores da linha Saberes Históricos no Espaço Escolar do Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade de Pernambuco – Campus Mata Norte. Nesta linha pesquisamos o processo de ensino e aprendizagem da história, considerando as especificidades dos saberes e práticas mobilizados na escola. O foco recai sobre as condições de formação do estudante e do professor e o exercício do ensino de História na escola, pensada como lugar de produção e transmissão de conteúdos, que atende a formas de organização e de classificação do conhecimento histórico por meio do currículo. Esse último é compreendido como conhecimento historicamente constituído, uma forma de regulação social e disciplinar.

Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

  1. Diálogos sobre a pandemia COVID-19: as tecnologias e os novos direitos
  2. Gêneros textuais e cidadania: desenvolvendo a consciência crítica em sala de aula
  3. (De)Colonialidade do Olhar: cultura visual na construção das Américas
  4. Manual de procedimentos em biotecnologia: Volume I

Página 13 de 26

  • 8
  • 9
  • 10
  • 11
  • 12
  • 13
  • 14
  • 15
  • 16
  • 17

Menu

  • Início
  • Pesquisar
  • A Editora
  • Como publicar?
  • Editais
  • Conselho editorial
  • Newsletter Leia EDUPE
  • Fale conosco
  • Catálogo
    • Livros
      • Ciências Biológicas
      • Ciências da Saúde
      • Ciências Exatas e da Terra
      • Ciências Humanas
      • Ciências Sociais Aplicadas
      • Ciências da Educação
      • Engenharias
      • Linguística, Letras e Artes
    • Ebooks gratuitos
    • Anais de eventos

Login

  • Esqueceu sua Senha?
  • Esqueceu seu Nome de Usuário?
  • Criar uma Conta
Copyright © 2025 Editora da Universidade de Pernambuco - EDUPE. Todos os direitos reservados.