Editora da Universidade de Pernambuco - EDUPE
Editora da Universidade de Pernambuco
  1. Você está aqui:  
  2. Início

Viver a escola e narrar memórias: fragmentos de uma experiência de formação docente

ISBN: 978-65-85651-64-6

Este e-book  é o resultado das atividades realizadas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) deu início a uma nova edição do subprojeto História/Geografia (2022-2024). Durante 18 meses o núcleo foi coordenado pelas docentes Prof.ª  Dra.  Maria Andréa  Angelotti  Carmo,  Prof.ª  Dra. Nara  Rúbia de  Carvalho  Cunha  e  Prof.ª  Dra. Angela Fagna  Gomes  de  Souza, atuando ao todo em conjunto com 4 escolas públicas de Uberlândia: E.E. Américo Renné Giannetti, Escola de Educação Básica da UFU (ESEBA), E.M. Prof. Jacy de Assis, e E.E. Ângela Teixeira da Silva. Na última delas, o grupo foi supervisionado pela professora Mislele Souza da Silva, mestre e graduada em História pela UFU, além de autora do livro “Mulheres em Luta: o movimento feminino pela anistia” (2020), atualmente professora efetiva da rede estadual de educação de Minas Gerais. Assim, de outubro de 2022 até abril de 2024, os meses foram de muito trabalho, estudo e produção de conhecimento que proporcionou ricas atividades de ensino que serão apresentadas nesta obra.

 

Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

Diálogos sobre gestão e teletrabalho

ISBN: 978-65-85651-13-4

Sinopse: Dentre os textos apresentados nesta obra, chama atenção o tratamento dado à compliance trabalhista, que costumo dizer tratar-se um agir certo necessário, tratando-se da criação de meios de controle interno nas empresas, com transparência das atividades e redução de riscos, por meio de programas de integridade, e a adoção de códigos de ética e conduta, que são fundamentais, e podem ser elementos básicos para o sucesso de qualquer negócio. Outro ponto refere à pandemia que assolou a humanidade sobretudo a partir de janeiro de 2020, doença que foi formalizada como Covid-19 1 ou Sars-CoV-2, que, rapidamente, se espalhou por todos os continentes, causando uma das maiores crises sanitárias da nossa história.Intensificou-se o trabalho digital inclusive o teletrabalho e verifica-se uma incrível e lamentável desigualdade digital, além de o futuro do trabalho envolver também o aumento de discriminação racial e social. No que refere à desigualdade digital, existem setenta milhões de brasileiros não tem acesso à internet (ter telefone celular não é necessariamente acessar a internet).


Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

Comblin em re-vista: teologia em diálogo com a práxis

ISBN: 978-65-85651-92-9

O livro “Comblin em re-vista: teologia em diálogo com a práxis”, coletânea de 15 textos de autoria da Profa. Dra. Alzirinha Rocha de Souza, que refletem sobre o pensamento de José Comblin. São textos que abordam temas que foram trabalhados por Comblin, sua práxis e como estes iluminam as questões pastorais atuais. A autora é responsável pela primeira tese doutoral que toma Comblin como principal autor, finalizada na Universidade Católica de Louvain em 2014. Dada o crescente número de pesquisadores nos diferentes níveis de pesquisa, Grupos de pesquisa, a publicação dos textos tem por objetivo contribuir além da divulgação do pensamento de Comblin, buscando refletir sobre o avanço das pesquisas acadêmicas que vêm sendo desenvolvidas atualmente.

Autora: Alzirinha Souza

Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

Sequências Didáticas para o Ensino de Química:

PERFIS CONCEITUAIS, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E TEMAS SOCIOCIENTÍFICOS

Este livro foi elaborado a partir de trabalhos desenvolvidos no Núcleo de Pesquisa em Didática e Conceituação em Ciências (NUPEDICC), um grupo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) e ao Departamento de Química, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O livro traz uma seleção de sequências didáticas propostas em diferentes pesquisas desenvolvidas no grupo e tem o objetivo de contribuir para a discussão sobre o ensino de ciências, de modo particular, o ensino de química, e subsidiar a ação de professores de ciências em sala de aula.

Nº ISBN: 978-65-86413-53-3

AMARAL, Edenia Maria Ribeiro do; SILVA, João Roberto Ratis Tenório da

Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

Instituto Pernambuco-Porto

UMA HISTÓRIA DE IDEALISMO E INTEGRAÇÃO

Esta obra, de autoria de Alfredo Antunes, apresenta em seus mínimos detalhes o processo de formação e construção do Instituto Pernambuco-Porto.

ISBN nº: 978-65-86413-24-3

ANTUNES, Alfredo

Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

De Florbela às Florbelas:

DO MITO LITERÁRIO À INVENÇÃO DE UMA PERSONAGEM-ESCRITORA

Propõe-se um estudo sobre a maneira como a poetisa portuguesa Florbela Espanca, depois da sua morte e através de uma extensa apropriação biográfica, iniciada pelo professor italiano Guido Battelli, no afã de divulgar e publicar a sua obra literária e, consequentemente, obter lucro, passou, paulatinamente, a ser encarada como um mito literário, desde a década de 1930. Objetiva-se compreender o processo de mitificação da escritora, que tem se mostrado dinâmico e, de tempos em tempos, adquirido novos e inesperados contornos. Em chave didática, entende-se tal processo em dois momentos distintos e complementares: o primeiro momento, de feição crítico-biográfica, de 1930 a 1979, quando o mito florbeliano foi erigido e consolidado, e o segundo momento, de cariz crítico-ficcional, de 1979 à atualidade, no qual o mito em destaque expandiu-se e ganhou novas possibilidades de representação, com a transformação de Florbela em personagem literária. Para esta investigação, são analisadas as peças teatrais Bela-Calígula: Impromptu Teatral (1987), de Augusto Sobral; Florbela Espanca (1988), de Alcides Nogueira; Florbela (1991), de Hélia Correia; A primeira morte de Florbela Espanca (1999), de António Cândido Franco e Florbela Espanca – a hora que passa (2014), de Lorenna Mesquita e Fabio Brandi Torres. Também são analisados a biografia romanceada Florbela Espanca, a vida e a obra (1979) e o conjunto de poemas denominado De Florbela para Pessoa. Com amor (2017), de Maria Lúcia Dal Farra. Portanto, é possível inteligir que o mito florbeliano tem uma história de meandros que perpassam a gênese da mitificação, além de seu desenvolvimento, consolidação e expansão, tudo isto em um processo contínuo que não dá mostras de querer cessar, seja na atividade crítica seja em suas representações estéticas.

Número ISBN 78-65-86413-45-8

LEITE, Jonas Jefferson de Souza

Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

Ensino de História: teorias, práticas e novas abordagens – Volume 4: “O heroico, o lendário e o fabuloso: fronteiras transdisciplinares entre ensino de História, Memória e Literatura”

ISBN: 978-85-518-5162-3

Desde a chamada virada linguística ocorrida na segunda metade do século XX, novas perspectivas de pesquisa e ensino vêm sendo experienciadas, especialmente com a ampliação dos estudos da terceira geração da Escola dos Annales, dos Estudos Culturais, da Nova Esquerda Inglesa, das críticas psicanalíticas, feministas, pós-estruturalistas e pós-coloniais que passaram a compreender a relevância dos elementos simbólicos no ensino e/ou na pesquisa histórica. Enormes querelas – na maior parte das vezes ineficazes – foram realizadas para atestar ou refutar o caráter literário e ensaístico da História. Isso porque, se por um lado, poucos ficaram convencidos de que o princípio básico da História não se baseia na escrita, pelo outro lado, uma menor quantidade de pesquisadores segue convencida de que a história é puramente factual, prescindindo de elementos afetivos, subjetivos e alegóricos. De tais linhas de pensamento tão compartimentadas emerge a urgente e imperiosa necessidade de refletir acerca das interações, intersecções, hibridismos e imbricamentos entre a disciplina histórica, o ensino de História, a Memória e a Literatura.

Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

Sobre aprender e ensinar história: Itinerários de pesquisa

ISBN: 978-85-518-5142-5

Os artigos constantes desta obra intitulada SOBRE APRENDER E ENSINAR HISTÓRIA: ITINERÁRIOS DE PESQUISA, evidenciam o percurso de formação e pesquisa de professores(as)-historiadores(as), cujas temáticas de investigação encontram-se na linha fronteiriça entre História e Educação, sendo que algumas se assentam no campo da Educação Histórica – em suas variadas possibilidades – e outras estão ligadas à formação docente, seus fazeres e saberes. A coletânea é fruto, portanto, de esforço individual e coletivo de profissionais que acreditam na construção do conhecimento e na ciência como uma das formas possíveis de compreender a realidade que nos cerca e olhar o mundo com as lentes que ela nos fornece.

Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

  1. Docência Universitária no Contexto Pandêmico: Vivências Pedagógicas, Psicossociais e Psicopedagógicas
  2. Análise dos dados censitários da Comunidade Quilombo Ilha de Mercês
  3. Múltiplos objetos e escritas na História da Educação - Volume 1
  4. Segurança e saúde do trabalhador para uma cultura prevencionista no ambiente laboral

Página 11 de 26

  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • 11
  • 12
  • 13
  • 14
  • 15

Menu

  • Início
  • Pesquisar
  • A Editora
  • Como publicar?
  • Editais
  • Conselho editorial
  • Newsletter Leia EDUPE
  • Fale conosco
  • Catálogo
    • Livros
      • Ciências Biológicas
      • Ciências da Saúde
      • Ciências Exatas e da Terra
      • Ciências Humanas
      • Ciências Sociais Aplicadas
      • Ciências da Educação
      • Engenharias
      • Linguística, Letras e Artes
    • Ebooks gratuitos
    • Anais de eventos

Login

  • Esqueceu sua Senha?
  • Esqueceu seu Nome de Usuário?
  • Criar uma Conta
Copyright © 2025 Editora da Universidade de Pernambuco - EDUPE. Todos os direitos reservados.