Editora da Universidade de Pernambuco - EDUPE
Editora da Universidade de Pernambuco
  1. Você está aqui:  
  2. Início

Aprendizagem histórica:

ESPAÇOS, SUPORTES E EXPERIÊNCIAS

Este livro reúne experiências acerca dos diferentes espaços, suportes e experiências de aprendizagem histórica, considerando a aprendizagem histórica como um “o processo de formação da identidade e orientação históricas mediante as operações da consciência histórica” (RÜSEN, Jörn). Compreendendo a dinâmica destes aprendizados nos espaços escolares, por meio dos suportes pedagógicos e das experiências de ensino.

Número ISBN 978-65-86413-30-4 .

CRUZ, José Vieira da; SANTOS, Fábio Alves dos

Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

Dialogidade e Complexidade no processo de análise hermenêutica dialética

No contexto do Grupo de Pesquisa Formação de Professores UFRPE/CNPq criamos em 2OO7 a Série Formação de Professores, que teve como principal motivação incentivar os mestrandos do PPGEC a construir artigos/ capítulos de livros, privilegiando a linha de pesquisa Formação de Professores. Como desdobramento deste grupo de pesquisa, criamos um subgrupo que o denominamos de Grupo de Hermenêutica, InterTransD de Formação de Professores (GHIFOP). Neste grupo são desenvolvidas pesquisas que adotam como aportes teóricos a Hermenêutica, Dialogicidade e Complexidade na Formação de Professores. Por sua vez, este conteúdo temático vem sendo trabalhado como disciplina acadêmica e pesquisas em nível de Doutorado no Programa Ensino das Ciências – PPGEC-UFRPE. Já são passados cinco anos, que mensalmente são realizadas reuniões sistemáticas com doutorandos e mestrandos do PPGEC que optaram por fazer parte deste grupo de pesquisa; também fazem parte do GHIFOP, os professores que orientam teses e dissertações destes estudantes. Nesta direção, estamos criando a Série Hermenêutica no Ensino das Ciências com o lançamento do primeiro livro desta Série que traz o titulo Dialogicidade e Complexidade no processo de Análise Hermenêutico-Dialética. Esta obra consta de dezesseis capítulos que foram construídos por mestrandos, doutorandos e professores do PPGEC.

Número ISBN: 978-65-86413-07-6

OLIVEIRA, Maria Marly de (Org.)

Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

 

A Educação Superior na Perspectiva da Sustentabilidade

Esta obra apresenta os resultados de uma pesquisa realizada por professores e estudantes do Programa de Mestrado Profissional em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável, da Faculdade de Administração e Direito da Universidade de Pernambuco. Buscou-se investigar no âmbito da Educação Superior, questões afeitas às possibilidades de vivência de uma pedagogia sustentável nas práticas docentes, à vivência da interdisciplinaridade, à relação professor/aluno e à importância da pesquisa cientifica nesse nível de ensino. Considera imprescindível que as práticas docentes universitárias sejam orientadas por uma Pedagogia da Sustentabilidade e evidencia a importância de que as práticas docentes em qualquer curso sejam orientadas pelas vias da interdisciplinaridade para que sejam sustentáveis. Tem, também, em conta que uma boa relação entre os docentes e os discentes constitui um dos indicadores de sustentabilidade na Educação Superior e ressalta a importância da realização de pesquisas científicas nesse nível de ensino.

Numero ISBN 978-65-86413-44-1 

Org. CRUZ, Maria de Fátima Gomes da; SALES, Albaniza Irani

Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

61 anos do golpe e da ditadura de 1964 em Pernambuco: direitos humanos e movimentos sociais - Volume 1

ISBN: 978-65-85651-93-6

Este volume da coletânea aborda, sob a ótica dos direitos humanos e movimentos sociais, como foi o golpe de 1964 e os desdobramentos da ditadura em Pernambuco. Os textos são produzidos por profissionais relevantes academicamente, que possuem formações variadas e atuam em instituições de pesquisa e ensino diversificadas

Org. Thiago Nunes Soares

Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

Esporte Educacional

IMPACTOS E INOVAÇÕES DO PROGRAMA SEGUNDO TEMPO NO AGRESTE PERNAMBUCANO

Nesta obra evidencia-se os impactos diretos, os benefícios aos participantes do Programa Segundo Tempo no Agreste do Estado de Pernambuco.

2018/ 158 Páginas/ ISBN: 978-85-7856-191-8

Ana Rita Lorenzini; Ana Lúcia Felix dos Santos

Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

Construindo saberes em biologia

INTEGRANDO GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO

2018/ ISBN 978-85-518-0976-1

Marília de França Rocha (org.)

Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

A construção de argumentos: uma proposta didática para o ensino fundamental

Número ISBN: 978-65-86413-68-7

Sinopse: Esta pesquisa busca investigar por que os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental não apresentam, ou recorrem apenas a um determinado tipo de argumento na modalidade escrita da língua. Para isso, elencamos os argumentos: argumentum a contrario, causalidade, argumento de autoridade, argumento pelo modelo e antimodelo, para observar a ocorrência ou ausência deles nas produções escritas dos estudantes e assim, propor uma intervenção pedagógica, a partir de uma sequência de atividades, que possa promover a reflexão sobre os tipos de argumentos citados e sua importância na construção de um texto argumentativo escrito.

Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

Políticas educacionais, práticas e experiências de formação:

CAMINHOS PERCORRIDOS, TRILHAS QUE SE CRUZAM

O livro traz reflexões de alguns docentes sobre políticas educacionais, experiências e práticas educativas com fins formativos, percebidos/vivenciados pelos mesmos no âmbito da escola e da universidade. Através dos artigos publicizamos, aqui, caminhos formativos que nos levam a pensar sobre o papel da escola e da universidade na formação de pessoas. Os capítulos articulam de intuito de dá respaldo às atividades vividas e às reflexões feitas sobre e a partir das Políticas Educacionais, e das Experiências e Práticas Educativas, eixo central da coletânea. De modo geral, as políticas educacionais levam em consideração as relações sociais, econômicas, políticas, e culturais que dizem respeito ao investimento na educação para tal fim. Em relação às Experiências, Formação Docente e de profissionais, os textos desse eixo nos faz debruçar sobre a formação e as experiências relacionadas a elas nos cursos universitários.

Número ISBN: 978-65-86413-06-9

SILVA, Josaniel Vieira da (Org.)

Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

  1. De Florbela às Florbelas:
  2. Conservação de água em prédios públicos no município do Recife
  3. Protocolo de urgências ginecológicas e obstétricas
  4. Bíblia e corrupção

Página 11 de 26

  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • 11
  • 12
  • 13
  • 14
  • 15

Menu

  • Início
  • Pesquisar
  • A Editora
  • Como publicar?
  • Editais
  • Conselho editorial
  • Newsletter Leia EDUPE
  • Fale conosco
  • Catálogo
    • Livros
      • Ciências Biológicas
      • Ciências da Saúde
      • Ciências Exatas e da Terra
      • Ciências Humanas
      • Ciências Sociais Aplicadas
      • Ciências da Educação
      • Engenharias
      • Linguística, Letras e Artes
    • Ebooks gratuitos
    • Anais de eventos

Login

  • Esqueceu sua Senha?
  • Esqueceu seu Nome de Usuário?
  • Criar uma Conta
Copyright © 2025 Editora da Universidade de Pernambuco - EDUPE. Todos os direitos reservados.