Editora da Universidade de Pernambuco - EDUPE
Editora da Universidade de Pernambuco
  1. Você está aqui:  
  2. Início

O PARFOR e a Universidade

CONFRONTOS DE SABERES, PROMOÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS E O IMPACTO NA ESCOLA BÁSICA

Esta obra busca mostrar que é possível intervir na realidade da escola básica, promovendo uma formação docente de qualidade, impactando positivamente no cotidiano escolar, atingindo as três regiões do Estado. Assim sendo, o objetivo desse trabalho é traduzir a pertinência de propor e de compartilhar conhecimentos. Nos artigos, o leitor encontrará descrições e reflexões significativas sobre o impacto que este profícuo programa tem garantido na educação básica.

2018/ ISBN 978-85-518-0958-7

Maria do Carmo Barbosa de Melo e José Jacinto dos Santos Filho (org.)

Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

Há Fronteiras para os Pardais?

Número ISBN: 978-65-86413-76-2

Sinopse: O livro possui uma densas e rigorosas análises sobre importantes capítulos da História da África, mas especificamente a História do Sudão e da História da Educação no Sudão. Nele a autora perfila temas pouco explorados dentre o público especializado no Brasil e ainda muito distante do público mais amplo. A leitura do impresso projeta no leitor imagens de um Sudão dinâmico, povoado por forças sociais coloniais e anticoloniais, pela forte presença de muçulmanos, missionários católicos, instituições revoltas, escravidão, guerras, escolas dentre outros. O conjunto de textos publicados estão divididos em duas partes. O primeiro, “Infância e Juventude nas Experiências Missionárias Africanas”; enquanto o segundo: “Narrativas Missionárias e trajetórias do Catolicismo em África: reflexões e desafios”. Os estudos nos falam de incursões do cristianismo em instituições escolares, anti-escravismo missionário, mulheres insubmissas, de católicos e muçulmanos em busca da alma africana, registros clericais, correspondências e suas missões como um todo e sobre a realidade africana em particular. São sólidas interpretações, construídas a partir de um riquíssimo repertório de fontes, desde correspondências de missionários católicos, até documentos que demonstram a extensão das ações do Concílio Vaticano II, bem como os ventos da Teologia da Libertação no continente africano, tema raramente visitado em nossos bancos escolares. Além de fotografias, biografias e diários.

SANTOS, Patrícia Teixeira;

Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

A diversidade no jogo da extensão: práticas variadas no ensino e na pesquisa

ISBN 978-65-86413-79-3

A Diversidade no Jogo da Extensão: Práticas Variadas no Ensino e na Pesquisa é uma coletânea de textos sobre atividades de extensão desenvolvidas por professores e estudantes dos campi da Universidade de Pernambuco (UPE). Foram ações produzidas com a participação de pessoas que assumem papéis diversos e significativos no lugaronde habitam. O amálgama que agrega os textos apresentados é a preocupação com o sentido conferido à extensão universitária, que aqui remete à própria missão de umauniversidade pública que é realizar-se na indissociabilidade essencial das suas funções: de ensino, de pesquisa e de extensão. Por essa razão, ela se obriga à permanente leitura de suas margens sociais, qual seja, a realização de uma crítica dos limites internos e externos de suas escrituras, representativas do saber acadêmico. 

 

Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

Experiências Autoritárias de Forma Transversal: passado e presente

ISBN: 978-65-85651-63-9

A geração do pós-ditadura no Brasil tem um duplo desafio. Primeiro, porque é a geração que pode ouvir, pode ler, pode até assistir e, no máximo, testemunhar o testemunho, mas não pode viver os regimes autoritários que seus antepassados recentes viveram. Segundo, porque nossas profundas heranças coloniais se mantêm como verdadeiros diques que represam uma indispensável política de memória democrática sobre essas experiências autoritárias fundadoras tanto do país quanto da sociedade moderna. Tal desafio tem se mostrado mais urgente em razão do movimento de “placas tectônicas” no processo histórico da humanidade. A hegemonia dos EUA, consolidada ao final do século XX, aos poucos vem dando lugar a ascensão de outras nações – sobretudo China, Rússia e Índia – que disputam um reequilíbrio de forças em torno de um mundo multipolar.

 

Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

 

Saúde, gênero e direitos humanos

NÃO MEXE COMIGO QUE EU NÃO ANDO SÓ

A sociedade humana tem se organizado numa perspectiva de gênero em que este se constitui a partir das relações sociais baseadas nas diferenças percebidas entre os sexos se articulando como primeiro campo de poder. Diante disso, as relações de gênero podem ser ao mesmo tempo criativas e violentas, uma vez que corpos e culturas estão em constante jogo num processo de transformação e destruição por espaço, identidade, reconhecimento, prazer, legitimidade e formas de existência. Assim, a discussão de gênero nesta proposta está para além de uma perspectiva estática e categórica (feminino x masculino), mas se apresenta de forma dinâmica articulada com sexualidade e com a transgeneridade tendo a saúde como campo privilegiado de sustentação e diálogo. Nesse sentido, a proposta se debruça em refletir aspectos de um modelo civilizatório humano, fraterno e solidário, que tenha como base os valores expressos pela luta antirracista, feminista e ecológica na busca de uma sociedade multirracial e pluricultural, em que a diferença seja vivida como equivalência e não mais como inferioridade, assegurando que todos se sintam representados em sua individualidade.

Número ISBN: 978-65-86413-49-6

LANDO, Giorgi André; NASCIMENTO, Elaine Ferreira do; MONTE, Liana Maria Ibiapina do

Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

Os impactos da avaliação nacional da alfabetização (ANA) nas práticas pedagógicas do ciclo de alfabetização na rede municipal de ensino em Petrolina- PE

Número ISBN: 978-65-86413-67-0

Sinopse: A obra “Os impactos da Avaliação Nacional da Alfabetização(ANA) nas práticas pedagógicas do ciclo de alfabetização na rede municipal de ensino em Petrolina - PE” é uma edição especial em comemoração dos 30 anos da Universidade de Pernambuco por meio do II Prêmio de Teses e Dissertações da UPE, sendo assim é produto de um estudo de Mestrado que objetivou pesquisar os impactos gerados pela Avaliação Nacional da Alfabetização nas práticas pedagógicas de leitura, escrita e matemática no Ciclo de Alfabetização da Rede Municipal de Petrolina, entre 2013 e 2018. 

Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

Diálogos sobre o ensino, a aprendizagem e a formação de professores

CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Esta obra, em sua edição revisada e ampliada, propõe-se a compartilhar pesquisas na área de Educação Matemática, considerando as ações desenvolvidas por membros fundadores e atuais do GT de Psicologia da Educação Matemática da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia – ANPEPP, que se debruçam sobre os aspectos psicológicos envolvidos nos processos de ensino e aprendizagem da Matemática e as implicações desses resultados para o contexto escolar em diferentes níveis, especialmente para a formação de professores que atuam nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental

Número isbn: 978-65-5943-110-6

MARTINS, Ernani; LAUTERT, Sintria

Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

Acompanhamento do memorial de formação

ENTRE FORMAR E FORMAR-SE

2018/ ISBN 978-85-518-0965-5

Mônica Maria Gadêlha de Souza Gaspar

Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

  1. Dançar em Pernambuco: compondo relações
  2. Experiências de pesquisa sobre resolução de problemas no ensino das ciências: Contextos de investigações
  3. Tubarões em Pernambuco
  4. III Encontro Nacional do Centro de Estudos em História Cultural das Religiões

Página 10 de 26

  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • 11
  • 12
  • 13
  • 14

Menu

  • Início
  • Pesquisar
  • A Editora
  • Como publicar?
  • Editais
  • Conselho editorial
  • Newsletter Leia EDUPE
  • Fale conosco
  • Catálogo
    • Livros
      • Ciências Biológicas
      • Ciências da Saúde
      • Ciências Exatas e da Terra
      • Ciências Humanas
      • Ciências Sociais Aplicadas
      • Ciências da Educação
      • Engenharias
      • Linguística, Letras e Artes
    • Ebooks gratuitos
    • Anais de eventos

Login

  • Esqueceu sua Senha?
  • Esqueceu seu Nome de Usuário?
  • Criar uma Conta
Copyright © 2025 Editora da Universidade de Pernambuco - EDUPE. Todos os direitos reservados.