Editora da Universidade de Pernambuco - EDUPE
Editora da Universidade de Pernambuco
  1. Você está aqui:  
  2. Início

Anais do II Encontro Ensinar História

ISBN: 978-65-85651-43-1

Trata-se das publicações apresentadas nas comunicações do 2o Evento Ensinar História que aconteceu nos dias 04, 05 e 06 de setembro de 2023 na Universidade Federal de Pernambuco.
O Evento contou com organização da UFRPE, UPE e UFPE, ocorreu mesas de debates sobre o Novo Ensino Médio e as relações Étnico-raciais. As comunicações se dividiram em História acadêmica e profissional.

Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

Sobre aprender e ensinar história: Itinerários de pesquisa

ISBN: 978-85-518-5142-5

Os artigos constantes desta obra intitulada SOBRE APRENDER E ENSINAR HISTÓRIA: ITINERÁRIOS DE PESQUISA, evidenciam o percurso de formação e pesquisa de professores(as)-historiadores(as), cujas temáticas de investigação encontram-se na linha fronteiriça entre História e Educação, sendo que algumas se assentam no campo da Educação Histórica – em suas variadas possibilidades – e outras estão ligadas à formação docente, seus fazeres e saberes. A coletânea é fruto, portanto, de esforço individual e coletivo de profissionais que acreditam na construção do conhecimento e na ciência como uma das formas possíveis de compreender a realidade que nos cerca e olhar o mundo com as lentes que ela nos fornece.

Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

O ensino de literatura diante do Caos

Como falar em "literatura nacional" em um contexto neoliberal que reorganiza os modos de existência e descontrói alguns aspectos discursivos elementares para a construção da nação enquanto "comunidade imaginada"? O que significa ser um "clássico" da literatura quando parâmetros pós-modernos rompem com a possibilidade mesma de hierarquização estrutural inerente a delimitação de quaisquer conjuntos alicerçados sobre códigos mais ou menos permanentes de construção de sentido, borrando as outrora bem delimitadas fronteiras entre erudito e popular, alternativo e mainstream, pop e clássico? Como construir uma "historiografia literária" quando a perspectiva dos vencedores que vem orientando por séculos a narrativa escolar hegemônica sofre importantes deslocamentos a partir da visão dos "de baixo"? Afinal, o que pode o literário em meio ao caos? O que pode fazer o professor de literatura quando tem diante de si a possibilidade cada vez mais concreta do fim do mundo? Cabe a este a responsabilidade de definir o que deve ser preservado dentre as ruínas e o que deve ser atirado fora, para ver emergir o novo. Uma tarefa impossível e, ao mesmo tempo, inadiável.

Numero ISBN 978-65-86413-43-4

Org. OLIVEIRA, Acauam Silvério; CHAGAS, Silvania Núbia

Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

Histórias da África e Ásia portuguesas

RELIGIÃO, POLÍTICA E CULTURA

Esta obra trata das missões cristãs em espaços portugueses ultramarinos, em período moderno e contemporâneo. Tem o objetivo de possibilitar o diálogo entre diferentes pesquisadores em torno do tema, contribuindo para os que desejam refletir sobre as experiências missionárias em contextos coloniais e pós coloniais. Os variados textos que compõem a coletânea resultam de pesquisas apresentadas no IV Colóquio Internacional de História da África e VIII Semana de Ciências Sociais, ocorridos na Universidade do Vale do São Francisco com apoio da Universidade de Pernambuco (Campus Petrolina) em outubro de 2019. A partir de variadas metodologias, os trabalhos analisam fontes documentais diversas, chamando a atenção para os múltiplos papéis que religiões podem representar diante de projetos coloniais e pós coloniais, sobretudo no continente africano, onde cooperaram com o colonialismo ocidental, mas também canalizaram forças de resistência e complexas reinvenções culturais.

Número ISBN: 978-65-86413-25-0

MARQUES, Delcides; MOREIRA, Harley; SAMPAIO, Thiago

Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

Há Fronteiras para os Pardais?

Número ISBN: 978-65-86413-76-2

Sinopse: O livro possui uma densas e rigorosas análises sobre importantes capítulos da História da África, mas especificamente a História do Sudão e da História da Educação no Sudão. Nele a autora perfila temas pouco explorados dentre o público especializado no Brasil e ainda muito distante do público mais amplo. A leitura do impresso projeta no leitor imagens de um Sudão dinâmico, povoado por forças sociais coloniais e anticoloniais, pela forte presença de muçulmanos, missionários católicos, instituições revoltas, escravidão, guerras, escolas dentre outros. O conjunto de textos publicados estão divididos em duas partes. O primeiro, “Infância e Juventude nas Experiências Missionárias Africanas”; enquanto o segundo: “Narrativas Missionárias e trajetórias do Catolicismo em África: reflexões e desafios”. Os estudos nos falam de incursões do cristianismo em instituições escolares, anti-escravismo missionário, mulheres insubmissas, de católicos e muçulmanos em busca da alma africana, registros clericais, correspondências e suas missões como um todo e sobre a realidade africana em particular. São sólidas interpretações, construídas a partir de um riquíssimo repertório de fontes, desde correspondências de missionários católicos, até documentos que demonstram a extensão das ações do Concílio Vaticano II, bem como os ventos da Teologia da Libertação no continente africano, tema raramente visitado em nossos bancos escolares. Além de fotografias, biografias e diários.

SANTOS, Patrícia Teixeira;

Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

Universidade de Pernambuco: presença e pluralidades

ISBN: 978-85-7856-260-1 

Cordel em homenagem aos 60 anos da Universidade de Pernambuco

Autora: Rosely Silva

Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

Experiências de pesquisa sobre resolução de problemas no ensino das ciências: Contextos de investigações

Número ISBN: 978-65-86413-64-9

Sinopse: A resolução de problemas na formação de professores de química vem sendo utilizada como estratégia didática no contexto escolar, e não há evidências de sua concretização como projeto curricular. A literatura da área mostra uma escassez de pesquisas sobre a resolução de problemas na formação de professores voltada para o ensino de química. Ainda, aponta para a urgência de atividades de divulgação científica para professores da educação básica e ensino superior, visando que eles se apropriem dos elementos teórico-metodológicos da abordagem de resolução de problemas e possam adotá-la em sua prática docente. Assim, este e-book visa contribuir no sentido
que disponibiliza experiências de pesquisas que podem ser apropriadas por docentes em diferentes níveis de ensino e, dependendo da situação, adaptá-las para seu contexto de trabalho. 

 

Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

Novo dicionário crítico do pensamento das direitas: ideias, personagens e instituições. Volume 1

ISBN:  978-65-85651-21-9

Há um problema no espaço topológico para a definição de “direitas” hoje. A quantidade de grupos e subgrupos que compõem esse conjunto com múltiplas perspectivas é incapaz de fugir a terminologias oriundas da primeira metade do século XX, como “os fascismos” ou mesmo “os populismos”, e construir uma categoria que vá para além da aporia de um nome.
Se no pós-Segunda Guerra Mundial falávamos de “neofascismo”; nos anos 1980 o termo utilizado foi “extrema-direita” e nos anos 1990 “direita radical”, agora, no século XXI, o termo mais utilizado tem sido “ultradireita” (far right) ou o controverso conceito de “direita nacional populista”. Esse termo acaba por se tornar frágil e pouco sustentável do ponto de vista acadêmico, mesmo considerando seu largo uso pelos meios de comunicação. Assim, não só é impossível tratar a multiplicidades desses grupos no singular, o que nos levaria a imaginar que há uma real unidade entre eles, algo impossível de comprovar, mas também não considera seu caráter transnacional, o que faz com que esses grupos possuam questões e demandas comuns em diversos lugares e ganhe contornos regionais e locais a depender de onde se expressam.

Além disso, ao avaliarmos as direitas, nos deparamos com o polêmico debate sobre o “populismo”, definição formulada para qualificar os governos nacionais estatistas na América Latina nos anos 1930 — 1940. Esse conceito, mesmo sendo defendido por intelectuais de prestígio como Pierre Rosanvallon (Rosanvallon 2017) e Federico Finchelstein (Finchelstein 2019), é duramente criticado por Mudde (Mudde 2019) e por Michael Löwy (Löwy 2014), por ser considerado uma “ideologia débil” que apenas divide a sociedade em dois grupos homogêneos e antagônicos que seriam um povo “puro” e uma “elite corrupta”. Michael Löwy coaduna com os argumentos de Mudde ao afirmar que a conceituação de “populismo” é incapaz de analisar os novos fenômenos das direitas emergidos no século XXI. Sua argumentação alerta para o perigo da interpretação de que esse conceito seja uma “posição política que toma o lado do povo contra as “elites”. Ao fazê-lo, mesmo que de forma involuntária, acaba-se por legitimar as ações de “extrema-direita” e tornar a sociedade simpática a eles, aceitando suas proposições, afinal quem seria contra o próprio povo e a favor das elites? (Löwy 2014). Portanto, o uso desse conceito, retira da pauta de debate temas caros a sociedade civil e ao Estado como a xenofobia, o racismo, os fascismos, a questão migratória. Além disso, outro equívoco estaria no uso irrestrito para igualar pensamentos à direita e à esquerda utilizando-se das terminologias “populismo de direita” e “populismo de esquerda”.
Nesse sentido, utilizamos a definição do politólogo holandês Cas Mudde. Segundo ele, a ultradireita estaria diretamente ligada ao discurso antissistema, adotando uma postura veementemente hostil à democracia liberal. No interior deste grupo, teríamos uma direita mais extremista, que rejeita essencialmente a democracia, e a direita radical que, mesmo “aceitando” a democracia liberal, se oporia a elementos fundamentais dela como o direito das minorias, o Estado de Direito e à separação dos poderes (Mudde 2019).

Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

  1. Segundas Feministas vai à escola
  2. Onde está o povo, aí está a Igreja?
  3. Residência intersetorial em primeira infância: Coletânea: A intersetorialidade como princípio de atuação entre o cuidar e o intervir na primeira infância
  4. Escravidão: Seus temas e problemas em aulas de História

Página 14 de 26

  • 9
  • 10
  • 11
  • 12
  • 13
  • 14
  • 15
  • 16
  • 17
  • 18

Menu

  • Início
  • Pesquisar
  • A Editora
  • Como publicar?
  • Editais
  • Conselho editorial
  • Newsletter Leia EDUPE
  • Fale conosco
  • Catálogo
    • Livros
      • Ciências Biológicas
      • Ciências da Saúde
      • Ciências Exatas e da Terra
      • Ciências Humanas
      • Ciências Sociais Aplicadas
      • Ciências da Educação
      • Engenharias
      • Linguística, Letras e Artes
    • Ebooks gratuitos
    • Anais de eventos

Login

  • Esqueceu sua Senha?
  • Esqueceu seu Nome de Usuário?
  • Criar uma Conta
Copyright © 2025 Editora da Universidade de Pernambuco - EDUPE. Todos os direitos reservados.