ISBN: 978-65-85651-23-3
Por que estudar religiões? Quais relações as religiões podem travar com outros campos do conhecimento? Como as religiões podem dialogar com a política, a cultura, as artes e a economia de um país? Até que ponto as religiões interferem na formação da identidade de um povo? Essas e várias outras perguntas são pontos latentes de discussão
nos textos a seguir, que são produções oriundas dos quatro primeiros colóquios do Grupo de Pesquisa “Religiões, Identidades e Diálogos”, sediado na Universidade Católica de Pernambuco. Mais do que oferecer respostas para essas questões, os textos querem propor reflexões sobre a importância das religiões em várias esferas do cotidiano.
A obra reúne trabalhos apresentados por pesquisadores de diversas partes do Brasil sobre as dificuldades, particularidades e abordagens possíveis para o trabalho acadêmico com religiões, em suas mais variadas esferas. Colaborações de sociólogos, cientistas da religião, teólogos, historiadores, artistas e profissionais dos diversos campos do conhecimento ajudaram a construir um olhar plural e transdisciplinar para os processos e movimentos religiosos, ampliando a produção do conhecimento e os debates na área.
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ISBN: 978-65-86413-83-0
Sinopse: A pandemia, objeto do estudo, originou uma crise que impactou os diversos povos na esfera econômica, política e biopsicológica. Ainda não se pode falar em pós-pandemia, pois infectologista alertam para o perigo das novas cepas que estão surgindo em toda parte, sobretudo nos países que inda não têm cobertura vacinal. Entre as pessoas idosas, fase na qual as fragilidades recrudescem por diversos fatores, houve uma maior incidência de mortes. Contudo, com a vacinação começando pelos mais avançados em idade, percebeu-se que o contágio do vírus foi arrefecendo. Ficou claro que seria urgente produzir vacinas em escala mundial. Infelizmente, os países empobrecidos não conseguem acompanhar o ritmo de imunização, como ocorre nos países ricos, justamente por questões socioeconômicas.
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Esta coletânea apresenta os produtos científicos do Programa em Ciência e Tecnologia Ambiental e mostram os primeiros frutos das pesquisas desenvolvidas através das dissertações produzidas pelos discentes, orientados por competentes pesquisadores da UPE e da EMBRAPA que retratam temas relevantes para a Microrregião de Petrolina e para a Mesorregião do São Francisco, enfim para Região Administrativa Integrada de Desenvolvimento do Polo Petrolina e Juazeiro, como a fauna, a flora, a fruticultura, as mudanças climáticas e as tecnologias microfísicas, relevantes a médio e longo prazo para a indústria. Esse é apenas o início da produção de ciência de um Programa que tem muito a contribuir com o Nordeste.
ISBN nº:978-65-86413-21-2
(Org.) JÚNIOR, Claudemiro de Lima
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ISBN: 978-65-86413-81-6
Nos últimos quatro anos a gestão universitária no Brasil tem sido desafiada a colocar em prática um dos mais significativos princípios constitucionais de qualidade do trabalho acadêmico, qual seja, a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Este princípio valoriza estratégias de aproximação entre universidade e sociedade, por meio da extensão universitária integrada ao ensino e a pesquisa crítica, evidenciando o significado social do trabalho acadêmico. Essa questão ganhou maior visibilidade quando da institucionalização das Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira, publicada pelo Conselho Nacional de Educação em 2018, que reafirmou a extensão como uma atividade integrada ao currículo formativo e ao planejamento da pesquisa, além de estabelecer um prazo limite para sua efetivação em todos os cursos de graduação. Esse processo de regulamentação foi desenvolvido como resultado de uma luta política histórica do Fórum Nacional de Pró-reitores de Extensão – FORPROEX, ao longo de mais de três décadas e representa um avanço significativo para a regulamentação da Extensão Universitária no cenário do ensino superior público brasileiro.
ISBN: 978-65-86413-95-3
Sinopse: "Pesquisas sobre Resolução de Problemas no Ensino de Ciências e suas Interfaces foi elaborado a partir de trabalhos desenvolvidos no grupo de pesquisa “Ensino e Aprendizagem baseados na Resolução de Problemas” (NUPEABRP), certificado pelo CNPq, e vinculado aos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC), ao Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI) e ao Departamento de Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). [...] O e-book traz uma seleção de artigos de pesquisa produzidos pelo grupo, que objetivam contribuir como suporte teórico-metodológico para o ensino de ciências, e prática de ensino de professores e professoras de ciências sobre a abordagem de resolução de problemas no espaço da sala de aula de escolas e universidades."
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ISBN: 978-85-518-5142-5
Os artigos constantes desta obra intitulada SOBRE APRENDER E ENSINAR HISTÓRIA: ITINERÁRIOS DE PESQUISA, evidenciam o percurso de formação e pesquisa de professores(as)-historiadores(as), cujas temáticas de investigação encontram-se na linha fronteiriça entre História e Educação, sendo que algumas se assentam no campo da Educação Histórica – em suas variadas possibilidades – e outras estão ligadas à formação docente, seus fazeres e saberes. A coletânea é fruto, portanto, de esforço individual e coletivo de profissionais que acreditam na construção do conhecimento e na ciência como uma das formas possíveis de compreender a realidade que nos cerca e olhar o mundo com as lentes que ela nos fornece.
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2018/ ISBN 978-85-518-0967-9
Ângela Cristina Rapela Medeiros
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ISBN: 978-85-7856-242-7
Esta coletânea originou-se da execução dos projetos de intervenção realizados pelos cursistas da Residência Intersetorial Primeira Infância, promovida pela Universidade de Pernambuco em parceria com a Secretaria da Criança e Juventude e com apoio da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal-FMCSV, e que teve como finalidade promover a formação profissional e acadêmica de profissionais e gestores das diversas áreas que atuam na Primeira Infância em todo o território pernambucano.
Este livro é composto por quatro Capítulos com as seguintes temáticas: 1. Primeira Infância – Direito à Proteção e Cuidados; 2. Primeira Infância – Direito à Saúde; 3. Primeira Infância – Direito à Educação; e 4. Primeira Infância – Direito à Inclusão. Em cada capítulo, os autores apresentam diversas abordagens de intervenção sobre o enfrentamento dos múltiplos aspectos da violência, abuso sexual, racismo, alienação parental entre outros contextos contra as crianças.
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