Editora da Universidade de Pernambuco - EDUPE
Editora da Universidade de Pernambuco
  1. Você está aqui:  
  2. Início

História, internet e novas mídias: preocupações e questionamentos para historiadores do século XXI

Número ISBN: 978-65-86413-72-4

Sinopse: Desde que foi criada, até bem poucos anos atrás, a internet mudou o modo como trabalhamos, vivemos, nos divertimos e aprendemos. Nos últimos anos interferiu também no modo em que as pessoas se relacionam (CASTELS, 2003; BRIGGS e BURKE, 2006, CHARTIER, 2009). Tais transformações tornam desejável a discussão sobre o modo como estas mudanças repercutem na organização espacial e temporal no mundo e de que modo os estudiosos das ciências sociais podem, ou deveriam, se mover ao interno dessas redesenhadas estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais que emergem nesse cenário de saturação das mídias que constitui a era digital. A internet com seus bancos de dados, softwares, arquivos e bibliotecas online abre uma miríade de questionamentos para os historiadores do nosso século, uma vez que possibilita novas formas de representação do passado e de memória na rede (VITALI, 2005).

LUCCHESI, Anita

Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

O PARFOR e a Universidade

CONFRONTOS DE SABERES, PROMOÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS E O IMPACTO NA ESCOLA BÁSICA

Esta obra busca mostrar que é possível intervir na realidade da escola básica, promovendo uma formação docente de qualidade, impactando positivamente no cotidiano escolar, atingindo as três regiões do Estado. Assim sendo, o objetivo desse trabalho é traduzir a pertinência de propor e de compartilhar conhecimentos. Nos artigos, o leitor encontrará descrições e reflexões significativas sobre o impacto que este profícuo programa tem garantido na educação básica.

2018/ ISBN 978-85-518-0958-7

Maria do Carmo Barbosa de Melo e José Jacinto dos Santos Filho (org.)

Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

Olhares Plurais Para o Ensino e a Pesquisa de História

ISBN: 978-85-518-5709-0

À medida que o século XXI se adentra, pesquisadores de diversas áreas têm percebido as falhas da Academia, construída segundo moldes imperialistas ocidentais ao longo dos séculos XIX e XX, em ignorar ou rejeitar os diversos saberes produzidos fora dos muros universitários. Críticas decoloniais estão, hoje, cada vez mais procurando olhar para fora, para os atores sociais não intelectuais, observando-os como produtores de saberes e não apenas como objeto de estudos. Com essas considerações em mente, organizamos o presente trabalho procurando reunir estudos que potencializam e dão visibilidade a saberes históricos que são produzidos fora das salas de aula universitárias.

Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

Protocolo de urgências ginecológicas e obstétricas

CENTRO INTEGRADO AMAURY DE MEDEIROS

Protocolo de urgências ginecológicas e obstétricas

Número ISBN 978-65-86413-36-6

(Orgs.) COSTA, Hélio de Lima Ferreira Fernandes; SILVA, Simone Angélica Leite de Carvalho; PEIXOTO, Lizia de Moraes Siqueira

Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

Comunidades Quilombolas de Pernambuco: Um Paradidático com Narrativas Históricas para a Educação Básica

ISBN: 978-65-85651-26-4

Por muito tempo, as produções didáticas abordaram a temática sobre os quilombos e as comunidades quilombolas de maneira estereotipada e folclorizada. Nosso objetivo com este trabalho é contribuir para a desconstrução dos estereótipos na abordagem dessas temáticas, ao tempo que evitamos cair no perigo de uma história única. Partindo por uma
perspectiva decolonial, iremos evidenciar nessa produção o trabalho de pesquisadores, especialmente intelectuais negros, que se debruçaram nos estudos sobre o quilombo desde suas origens até as comunidades quilombolas atuais, com foco no espaço pernambucano de atuação. Nessas narrativas, iremos discutir as formas de opressão que a população
negra foi e ainda continua sendo submetida pelos brancos, evidenciando o protagonismo negro na atuação e liderança das mulheres negras nas comunidades quilombolas, seja através de sua luta, resistência, espaços de negociação e de continuidades históricas.

Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

Docência Universitária no Contexto Pandêmico: Vivências Pedagógicas, Psicossociais e Psicopedagógicas

ISBN: 978-65-86413-98-4

Este E-book, organizado em duas partes, reúne relatos de experiências realizadas pelos docentes da Universidade de Pernambuco, durante os anos de 2020 e 2021, que oportunizam a reflexão e o reconhecimento de estratégias que contribuem para tornar o Ensino Superior mais significativo e engajado na formação de sujeitos críticos, criativos, colaborativos, emocionalmente saudáveis, comprometidos ética e politicamente na superação dos desafios que enfrentamos coletivamente em sociedade. As práticas aqui socializadas foram apoiadas pelos Editais PROGRAD nº 05/2019, que fortalece a Vivência dos Componentes Curriculares dos Cursos de graduação, e PROGRAD nº 09/2020, que estimula as ações voltadas ao acolhimento, apoio psicossocial e psicopedagógico aos estudantes nas Unidades de Educação da UPE.

Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

Políticas educacionais, práticas e experiências de formação:

CAMINHOS PERCORRIDOS, TRILHAS QUE SE CRUZAM

O livro traz reflexões de alguns docentes sobre políticas educacionais, experiências e práticas educativas com fins formativos, percebidos/vivenciados pelos mesmos no âmbito da escola e da universidade. Através dos artigos publicizamos, aqui, caminhos formativos que nos levam a pensar sobre o papel da escola e da universidade na formação de pessoas. Os capítulos articulam de intuito de dá respaldo às atividades vividas e às reflexões feitas sobre e a partir das Políticas Educacionais, e das Experiências e Práticas Educativas, eixo central da coletânea. De modo geral, as políticas educacionais levam em consideração as relações sociais, econômicas, políticas, e culturais que dizem respeito ao investimento na educação para tal fim. Em relação às Experiências, Formação Docente e de profissionais, os textos desse eixo nos faz debruçar sobre a formação e as experiências relacionadas a elas nos cursos universitários.

Número ISBN: 978-65-86413-06-9

SILVA, Josaniel Vieira da (Org.)

Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

Literatura de cordel: Código de ética

Número de ISBN 978-85-7856-185-7

JUNIOR, Marco Aurélio de Valois Correia; JUNIOR, Edivaldo Xavier da Silva; AMARAL; Auxiliadora René de Melo

Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

 

  1. Análise dos dados censitários da Comunidade Quilombo Ilha de Mercês
  2. Anais do II Encontro Ensinar História
  3. Catálogo: memórias e saberes dos quilombolas da Ilha de Mercês
  4. Meandros Geográficos I

Página 20 de 26

  • 15
  • 16
  • 17
  • 18
  • 19
  • 20
  • 21
  • 22
  • 23
  • 24

Menu

  • Início
  • Pesquisar
  • A Editora
  • Como publicar?
  • Editais
  • Conselho editorial
  • Newsletter Leia EDUPE
  • Fale conosco
  • Catálogo
    • Livros
      • Ciências Biológicas
      • Ciências da Saúde
      • Ciências Exatas e da Terra
      • Ciências Humanas
      • Ciências Sociais Aplicadas
      • Ciências da Educação
      • Engenharias
      • Linguística, Letras e Artes
    • Ebooks gratuitos
    • Anais de eventos

Login

  • Esqueceu sua Senha?
  • Esqueceu seu Nome de Usuário?
  • Criar uma Conta
Copyright © 2025 Editora da Universidade de Pernambuco - EDUPE. Todos os direitos reservados.