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Educar para regenerar a raça

PROCESSOS DE RACIALIZAÇÃO DOS ALUNOS DAS ESCOLAS PRIMÁRIAS DE PERNAMBUCO (1911-1945)

---2018/ 253 Páginas/ ISBN: 978-85-518-0662-3

Adlene Silva Arantes

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Escravidão: Seus temas e problemas em aulas de História

ISBN: 978-85-518-5140-1

Escravidão, seus temas e problemas em aulas de história resulta de diálogos entre profissionais de história que atuam em diferentes níveis de ensino e pesquisa, desde o ciclo básico até cursos de graduação e pós-graduação. Por isso mesmo, quase todos os seus autores lecionaram ou lecionam no ensino básico e/ou têm filhos ou parentes em idade escolar. Todos, igualmente, passaram por formação superior em universidades públicas brasileiras, alguns com trânsito por universidades internacionais e/ou que mantêm interlocução com profissionais de diferentes partes do planeta. Uns autores são recém-doutores, outros já levam quase duas décadas de conclusão de seus doutorados e formam docentes em cursos de licenciatura em história. Apesar das experiências multifacetadas dos autores do livro em diferentes níveis de ensino e pesquisa, algumas perguntas “clássicas” entre historiadores professores nortearam todas as abordagens:

1) Quais os níveis de distanciamento entre as pesquisas de ponta nas
universidades e o cotidiano escolar do ensino de história na educação
básica?

2) Como superá-los e estreitar a distância entre universidades e escolas?

3) Quais os desafios atuais e vindouros que incidem e incidirão sobre a área a partir da implementação, ou não, da Base Nacional Curricular Comum?

4) Que temas e problemas de pesquisa historiográficos, inclusive o ensino de história, podem ser melhor ou simplesmente conectados, e como?

5) Como demandas sociais e políticas da contemporaneidade interferem no ensino nos níveis básico, médio e superior? Como o presentismo, a militância política e uma pedagogia centrada na “realidade do aluno”, se exacerbadamente orientados por questões e identidades políticas e sociais da atualidade, podem levar ao anacronismo e à deturpação do ensino de história?

 

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Segurança e saúde do trabalhador para uma cultura prevencionista no ambiente laboral

Número ISBN: 978-65-86413-13-7

Resumo: Este livro tem como objetivo apresentar ao leitor os conceitos básicos de segurança e saúde do trabalho assim como introduzir uma cultura prevencionista no ambiente laboral. No primeiro capitulo, foram desenvolvidos alguns gráficos e análises estatísticas, com o intuito de oferecer ao leitor uma clara visão da variação no número de acidentes e doenças de trabalho por 100.000 trabalhadores por tipos de indústria, dando um foco maior à indústria da construção civil e às suas características. No segundo capítulo, foram apresentados os conceitos básicos de segurança, sistematizando as informações e perspectivas de diferentes organizações e países, para depois apresentar os conceitos mediante diferentes exemplos e, assim, facilitar o entendimento ao leitor. No terceiro capítulo, apresentou-se o processo de gestão de riscos, com todas as suas fases de desenvolvimento, exemplificando o processo de avaliação e tratamento de risco por meio da utilização de diferentes situações comuns nos locais de trabalho. No quarto capítulo, foram contempladas as consequências, custos e responsabilidades geradas pelo acidente de trabalho. No final, foram produzidas conclusões sobre os principais tópicos discutidos nos capítulos apresentados.
 
Autores: Dr. Béda Barkokébas Junior; Dr. Tomi Zlatar; Dr. Felipe Mendes da Cruz; Dra. Eliane Maria Gorga Lago; M.Sc. Ana Rosa Bezerra Martins; Dra. Bianca M. Vasconcelos
 

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Protocolo de urgências ginecológicas e obstétricas

CENTRO INTEGRADO AMAURY DE MEDEIROS

Protocolo de urgências ginecológicas e obstétricas

Número ISBN 978-65-86413-36-6

(Orgs.) COSTA, Hélio de Lima Ferreira Fernandes; SILVA, Simone Angélica Leite de Carvalho; PEIXOTO, Lizia de Moraes Siqueira

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Acompanhamento do memorial de formação

ENTRE FORMAR E FORMAR-SE

2018/ ISBN 978-85-518-0965-5

Mônica Maria Gadêlha de Souza Gaspar

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Viver a escola e narrar memórias: fragmentos de uma experiência de formação docente

ISBN: 978-65-85651-64-6

Este e-book  é o resultado das atividades realizadas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) deu início a uma nova edição do subprojeto História/Geografia (2022-2024). Durante 18 meses o núcleo foi coordenado pelas docentes Prof.ª  Dra.  Maria Andréa  Angelotti  Carmo,  Prof.ª  Dra. Nara  Rúbia de  Carvalho  Cunha  e  Prof.ª  Dra. Angela Fagna  Gomes  de  Souza, atuando ao todo em conjunto com 4 escolas públicas de Uberlândia: E.E. Américo Renné Giannetti, Escola de Educação Básica da UFU (ESEBA), E.M. Prof. Jacy de Assis, e E.E. Ângela Teixeira da Silva. Na última delas, o grupo foi supervisionado pela professora Mislele Souza da Silva, mestre e graduada em História pela UFU, além de autora do livro “Mulheres em Luta: o movimento feminino pela anistia” (2020), atualmente professora efetiva da rede estadual de educação de Minas Gerais. Assim, de outubro de 2022 até abril de 2024, os meses foram de muito trabalho, estudo e produção de conhecimento que proporcionou ricas atividades de ensino que serão apresentadas nesta obra.

 

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Comunidades Quilombolas de Pernambuco: Um Paradidático com Narrativas Históricas para a Educação Básica

ISBN: 978-65-85651-26-4

Por muito tempo, as produções didáticas abordaram a temática sobre os quilombos e as comunidades quilombolas de maneira estereotipada e folclorizada. Nosso objetivo com este trabalho é contribuir para a desconstrução dos estereótipos na abordagem dessas temáticas, ao tempo que evitamos cair no perigo de uma história única. Partindo por uma
perspectiva decolonial, iremos evidenciar nessa produção o trabalho de pesquisadores, especialmente intelectuais negros, que se debruçaram nos estudos sobre o quilombo desde suas origens até as comunidades quilombolas atuais, com foco no espaço pernambucano de atuação. Nessas narrativas, iremos discutir as formas de opressão que a população
negra foi e ainda continua sendo submetida pelos brancos, evidenciando o protagonismo negro na atuação e liderança das mulheres negras nas comunidades quilombolas, seja através de sua luta, resistência, espaços de negociação e de continuidades históricas.

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Cozinhando a nós e aos outros:

ANTROPOFAGIA, POLÍTICAS DA DIFERENÇA E OUTRAS NARRATIVAS

Na política departamentalizada tal qual se constituiu a Universidade, caminhamos, em pleno século XXI, mais na direção da individuação de nossas “disciplinas” do que de uma estratégia que nos aponte a singularidade de nossas conexões na construção de territórios pertinentes à vida. Uma micropolítica da transversalidade dos saberes em sua qualidade estética impõe a resistência ao pensamento segmentarizado em disciplinas, onde cada qual reclama para si uma verdade unitária. Trata-se de subverter a lógica que herdamos do pensamento hegemônico fundador da Universidade “moderna” através da mistura dos saberes e suas sensibilidades. É necessário operar por agenciamentos estéticos para o exercício de uma resistência criativa frente à mera reprodução de teorias desconexas dos modos de vida no contemporâneo. Territórios vivos devem, na micropolítica dos afetos, apontar para a composição de mapas móveis, que coloquem a tarefa de “desconstrução” sempre como devir necessário às Humanidades.

Número ISBN: 978-85-7856-216-8

Patrícia Oliveira Lira; Taciano Valério Alves da Silva (Orgs.)

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  1. Novo dicionário crítico do pensamento das direitas: ideias, personagens e instituições. Volume 2
  2. O gênero RAP no letramento literomusical de leitores: uma abordagem multimodal
  3. Religião, identidades e diálogos: múltiplos olhares e seus desafios
  4. Oficinas de educação ambiental: ações locais, efeitos globais (e-book)

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