Autor: Suely Emília de Barros Santos
Para aquisição contactar o email
Autor: Salvea Campelo
Para aquisição contactar o email
Publicação EDITAL EDUPE Nº 02/2017
Autor: Geam Karlo
Para aquisição contactar o email
Publicação EDITAL EDUPE Nº 02/2017
ISBN: 978-85-518-6256-8
Esta obra procura pensar o papel que Luiz Eloy de Andrade, o Luizão, que, junto à ARHCA, exerceu o processo de mobilização e promoção de debates que combatessem o racismo e divulgassem uma história na qual os negros e negras fossem sujeitos ativos do processo histórico. Fruto de uma pesquisa financiada pela FACEPE, esta obra, patrocinada por esta fundação de amparo à pesquisa, é composta por vários textos que pensam o papel e a importância de Luizão e desta entidade no desenvolvimento de pautas em defesa de uma educação e uma sociedade que supere o racismo.
Para aquisição, contactar o email
ISBN: 978-85-518-5180-7
Quanto as prescrições curriculares podem impactar nossas práticas como professoras/es de História? Este livro é um dos resultados da Comissão Por outra BNCC, criada em novembro de 2020 na Assembleia Geral da Associação Brasileira de Ensino de História (ABEH). Formada por professoras/es da Educação Básica e do Ensino Superior, essa comissão organizou reuniões, discutiu o processo de elaboração das versões do documento curricular, produzindo conhecimentos compartilhados posteriormente em eventos e textos acadêmicos, além de programas no canal da ABEH no YouTube. Ao publicar suas reflexões nesta obra coletiva, as/os pesquisadoras/es reafirmam o compromisso com a qualidade de uma educação democrática e socialmente referenciada.
Para aquisição, contactar o email
ISBN: 978-8568511862
Este livro analisa o governo de Hugo Chávez a partir da perspectiva do tempo presente, examinando a experiência chavista como um fenômeno político, social e simbólico central da história latino-americana recente. A obra investiga as origens do chavismo, suas bases ideológicas, suas estratégias de poder e suas relações com a democracia, as Forças Armadas, o petróleo e os movimentos sociais. Ao longo do texto, os autores evitam leituras simplificadoras compreendendo o chavismo como um projeto político complexo, marcado por tensões entre participação popular, personalismo, centralização do poder e confrontação com a ordem liberal internacional. O livro também insere a Venezuela no contexto mais amplo da chamada “onda progressista” sul-americana, analisando seus impactos regionais e seus limites estruturais. Trata-se de uma contribuição fundamental para a compreensão crítica da Venezuela contemporânea e de seus desdobramentos políticos.
Organizadores: Karl Schurster e Rafael Araújo
Para aquisição contactar o email
ISBN: 978-85-518-4474-8
A coletânea “A formação do Brasil independente: sociedade, legislação e cultura” oferece ao leitor valiosas contribuições sobre o processo de Independência, sua organização política, legislativa e social. Os capítulos apresentam aprofundadas investigações, a partir de debates desenvolvidos por especialistas das mais diversas instituições do país. Considero que o material é fundamental para as atividades comemorativas do bicentenário da Independência, constituindo-se de grande utilidade para os futuros docentes e pesquisadores, destinado ao público especializado e aos interessados pelo tema.
Para aquisição, contactar o email
Autor: Moisés Almeida
Para aquisição contactar o email
Publicação EDITAL EDUPE Nº 02/2017