
CONCEPÇÃO, SUJEITOS E PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES EM PERNAMBUCO
Esta obra é o resultado do processo de construção de uma área científica A Educação do Campo - no âmbito da graduação e pós graduação da UPE Campus Mata Norte. A experiência na área surgiu no período de 2000-2004, quando vivenciamos as primeiras experiências com a formação de monitores para atuar na Alfabetização de jovens e adultos em áreas de reforma agrária. No período de 2004 a 2008, a UPE consolidou suas experiências com a formação de educadores do campo, através da oferta dos cursos Normal Médio e Licenciatura em Pedagogia (Pedagogia da Terra), para acampados e assentados da reforma agrária, no âmbito do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA. A aproximação com os movimentos sociais e as práticas de formação de educadores do campo, contribuíram para a produção de conhecimento científico na área, através da orientação de TCCs na graduação e na pós-graduação, artigos científicos, eventos científicos, formação de grupo de pesquisa, entre outros. Em 2018 foram aprovados três novos cursos: Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura em Geografia e Especialização em Educação do Campo. A publicação desta obra vem consolidar a Educação do Campo, como área científica na Universidade de Pernambuco e contribuir para a política de formação de educadores do campo na graduação e pós-graduação do Campus Mata Norte, como também para a divulgação da produção científica da UPE - Campus Mata Norte em Pernambuco e no Brasil.
Número ISBN: 978-85-7856-218-2
Ana Maria Sotero Pereira (Orgs.)
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LITERATURA, CULTURA E ALTERIDADE
Todos os textos aqui reunidos, de uma forma ou de outra, procuram se posicionar diante dos novos desafios provocados pelas mudanças no campo literário, mudanças essas que atingem diretamente o corpo de pesquisadores. A importância desse trabalho vai para além de um significado puramente simbólico, uma vez que todos os pesquisadores, além de integrarem o programa de Mestrado Profissional em Letras do campus Garanhuns PE, são professores atuantes nas redes estadual e municipal do Estado. As questões aqui apresentadas, portanto, estão intimamente relacionadas à prática docente desses profissionais, assumindo um sentido mais profundo de práxis que cumpre não apenas as expectativas do PROFLETRAS, mas atende também aos significados mais profundos que estão na base do próprio conceito de extensão universitária. Nesse sentido, acreditamos ser um passo importante o processo de compartilhamento e divulgação científica dos resultados obtidos por esses pesquisadores em suas práticas.
Número ISBN: 978-85-7856-220-5
Acauam Silvério de Oliveira (Orgs.).
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CONHECIMENTO DOS TUBOS DE ENSAIO AOS CASOS CLÍNICOS
A obra foi desenvolvida durante monitoria financiada pelo Projeto de Formação Acadêmica (PFA), a partir da necessidade de unir motivação e flexibilização do ensino na disciplina de Bioquímica. O Manual de Práticas une metodologias laboratoriais atualizadas, tópicos para estudo aprofundado, casos clínicos em bioquímica e questões de solidificação do conhecimento. Nesse sentido, a obra pretende resgatar a reflexão acadêmica da Bioquímica na futura realidade profissional do estudante de saúde. Pretende também aprimorar o aprendizado de ensino teórico, mesmo no ambiente prático, e para tanto utiliza a metodologia do Aprendizado Baseado em Problemas (ABP).
Numero ISBN 978-65-86413-40-3
Org. HALLA, Maria Cristina
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VIVÊNCIAS DE INTEGRAÇÃO. VOLUME 2
O livro Construindo saberes em Biologia: vivências de integração. Volume 2 segue a trajetória formatada no livro anterior Construindo saberes em Biologia: integrando graduação e pós-graduação, da mesma Editora. É um livro que, em 11 capítulos, apresenta a prática da formação de profissionais para a docência percorrendo o caminho onde apresentamos um ponto de vista sobre as metodologias ativas de ensino-aprenizagem e apresenta a articulação interdisciplinar entre docentes universitários e estudantes de pós-graduações - em seus processos de formação docente, em suas jornadas frente aos estudantes de graduação através de métodos ativos de aprendizagem. São relatos de experiências que promovem uma conexão na intencionalidade do conhecimento.
Numero ISBN 978-65-86413-41-0
Org. LYRA, Arine; ROCHA, Marília de França; CAVALCANTI, Maria do Socorro Mendonça
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ISBN: 978-65-85651-75-2
O uso de microscópios para observação de células contribui para a aprendizagem em ciências naturais e ambientais. Contudo, nem sempre há laboratórios de ciências ou mesmo microscópios nas instituições de ensino. Smartscópios são formados pelo uso de smartphones, especificamente da câmera, em combinação com lentes de aumento com função de microscópio, são modelos alternativos com os quais é possível realizar a observação da estrutura celular de materiais biológicos diversos. Com o objetivo de viabilizar atividades de microscopia foi desenvolvido um modelo de smartscópio de fácil acesso e manuseio a partir da utilização de lentes de aumento, um acessório desenvolvido para acopla câmera fotográfica de smartphones. Adicionalmente, apresenta-se metodologias que possam ser usadas juntamente com o smartscópio, como a coloração de células usando uma solução alcoólica de tinta de caneta esferográfica e o procedimento para medição de células usando uma régua comum. Esse projeto tem alta replicabilidade e sua aplicação pode contribuir para avanços no ensino de ciências, do nível básico ao superior, independente da escola possuir laboratório de ciência. bem como para a formação docente, seja ela inicial ou continuada.
Autora: Regina Lúcia Félix de Aguiar Lima
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ISBN: 978-65-85651-17-2
No ano de 2020, com o advento da Pandemia da COVID-19, o mundo se viu obrigado a repensar todas as suas atividades. No contexto educacional, as Instituições de Ensino Superior (IES) se viram envoltas em um turbilhão de novas necessidades e requisitos, face à readequação do ensino presencial para o ensino remoto. Essas modificações perpassaram pela formação dos docentes e discentes, pela infraestrutura da IES, pelos processos de ensino e aprendizagem, e por todas as suas demais atividades. O mesmo efeito se viu nos programas realizados pelas IES, como o programa da Residência Pedagógica. Tudo isso levou aos atores envolvidos no programa a buscarem novas metodologias para a exequibilidade da Residência, considerando os distintos (e novos) contextos vivenciados pelas possíveis escolas parceiras. Os relatos apresentados neste livro destacam, portanto, as experiências vividas pelas licenciaturas da Universidade de Pernambuco durante a pandemia, considerando a nova realidade das IES, das escolas e das relações educacionais estabelecidas. Novas metodologias, novos processo de ensino e aprendizagem e a adoção das Tecnologias de Informação e Comunicação são temáticas recorrentes nos relatos. Mas nem tudo são flores. Os autores em seus textos trazem frequentemente as fragilidades experenciadas, trazendo luz para uma educação superior e básica em um novo mundo pós-pandêmico.
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ISBN: 978-65-85651-62-2
A degradação ambiental por nós causada, também pode ser, por nós, revertida. Acredito na educação como chave para qualquer mudança. A educação que dialoga, que sensibiliza, que transforma. A educação que liberta, que empodera, que conscientiza. A Educação Ambiental congrega todos esses predicados. Transdisciplinar por definição, democrática nas ações, a Educação Ambiental é por todos e para todos. Nesse livro reúno um conjunto de ações de Educação Ambiental que têm como objetivo promover reflexões, discussões e mudanças de hábitos frente à nossa relação com nosso ambiente. Precisamos agir localmente para conseguirmos um efeito global. Voltadas para as mais diversas faixas etárias, atuando desde a Educação Infantil até o Ensino Superior, tais ações têm em comum o fato de serem simples, práticas, viáveis e de baixo custo, podendo ser reproduzidas nas escolas ou universidades, sob as mais variadas temáticas ambientais. Pretendo através dessas experiências estimular novos educadores a desenvolver ações como essas em suas escolas e comunidades, espalhar as sementes da Educação Ambiental e ajudar a construir um mundo melhor para as próximas gerações.
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Fábio Alves Ferreira; Sandra Simone Moraes de Araújo
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