Editora da Universidade de Pernambuco - EDUPE
Editora da Universidade de Pernambuco
  1. Você está aqui:  
  2. Início

A produção textual da cartografia escolar através da dialógica entre a docência e a discência

A Cartografia Escolar, ao se constituir em área de ensino, estabelece-se também como área de pesquisa, d eis o motivo de existir o grupo de estudos da Cartografia Escolar na UPE campus Mata Norte. Desta forma, as relações dialógicas entre a docência e a discênci4 permitiram as escutas pedagógicas através das interações e dos diálogos. Nesta dialógica o docente se posiciona no lugar do discente, que pesquisa caminhos para transformar a sala de aula num espaço de invenção, afastando-se da linearidade, buscando dar sentido às suas práticas. Assim, este ebook está organizado em 10 artigos construídos pelos discentes e docentes, oriundos de pesquisas realizadas nas escolas de Ensino Fundamental nos municípios localizados no entorno da Universidade. E através deste pensamento que estamos visando novas verdades (mesmo momentâneas) sempre buscando o encanto e a poesia do ensinar. Portanto, este trabalho para nós representa uma nova lente por revelar o inesperado, o imprevisível.

Número ISBN 978-65-86413-42-7

Org. SILVA, Paulo Roberto Florêncio de Abreu e

Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

Ensino de História: debates sobre questões contemporâneas

ISBN: 978-65-85651-47-9

O e-book  é o resultado dos diálogos e debates que envolveram docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em História (PPGHI), do Laboratório de Ensino e Aprendizagem em História (LEAH) e do Programa de Mestrado Profissional em História (ProfHistória), todos vinculados à Universidade Federal de Uberlândia (UFU).  Como fruto dessa parceria foi possível organizarmos o Ciclo de Debates do LEAH e ProfHistória que ocorreu no formato on-line durante os anos de 2021 e 2022. O evento se caracterizou por ser um espaço de integração entre pesquisadores e pesquisadoras do ensino de História e demais interessados(as) em dialogar sobre as demandas atuais e a problematização de abordagens contemporâneas na formação e atuação do professor e da professora. Nessa empreitada, reunimos docentes que atuam na educação básica e no ensino superior que relatavam suas experiências diante dos desafios da educação.

Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

Atividades de extensão inseridas no currículo

ISBN: 978-65-86413-92-2

Esta publicação apresenta um dos temas mais recorrentes na atualidade da educação superior brasileira, que é a inserção curricular da extensão nos cursos de graduação. Reconhecida como dimensão formativa insurgente, ousada, que oportuniza a criatividade e a criticidade, por isso, com amplo caráter inovador das práticas educativas, entende-se que a consolidação da extensão no currículo dos cursos oportunizará um novo paradigma de universidade, verdadeiramente includente e cidadã. Nesta produção, promovida pela Câmara Técnica de Extensão da Associação Brasileira de Reitores e Reitoras das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), tem-se a oportunidade de apreciar reflexões desenvolvidas sobre o movimento de atualização dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação, em diversas instituições estaduais e municipais espraiadas pelo território brasileiro. 

Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

Análise dos dados censitários da Comunidade Quilombo Ilha de Mercês

ISBN: 978-85-7856-246-5

O Projeto Raízes em Movimento – Ilha de Mercês, desenvolvido no âmbito da Universidade de Pernambuco (UPE), tem como objetivo principal promover a integração entre o Complexo Industrial Portuário de Suape e a comunidade quilombola de Mercês, visando o desenvolvimento sociocultural, socioeconômico e a preservação dos direitos das populações envolvidas. No mês de abril de 2025, as atividades do projeto foram intensificadas com foco na conclusão do censo demográfico na comunidade, etapa essencial para o planejamento das próximas ações e à proposição de políticas públicas e de ações de atendimento a essa comunidade.

Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

Guia do Estagiário

ISBN: 978-65-85651-12-7

O guia foi elaborada com o objetivo de ajudar no seu processo de adaptação e integração. Nela serão apresentados os principais procedimentos administrativos e informações básicas. O Programa de Estágio do Poder Executivo Estadual tem o objetivo de incentivar o estágio como ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação de ensino superior, de ensino profissional de nível médio (técnico) e de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade de educação de jovens e adultos.

Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

Da Playlist comentada à resenha: o uso de gêneros em inter-relação no desenvolvimento da competência escrita dos estudantes do 9o ano

ISBN: 978-65-85651-44-8

A expansão das tecnologias no contexto social evidenciou a necessidade do trabalho com os gêneros digitais, bem como do processo de escrita destes no ambiente escolar. Diante disso, esta pesquisa, fruto da dissertação de mestrado profissional em Letras- Profletras, buscou a ressignificação do ensino de produção textual baseado nas práticas
de linguagens contemporâneas do mundo real com o objetivo geral de analisar a inter-relação dos gêneros opinativos/argumentativos playlist comentada e resenha, refletindo sobre as possíveis contribuições pedagógicas que a produção de ambos os gêneros pode proporcionar para o desenvolvimento da competência escrita dos estudantes.
Nesse sentido, realizamos um levantamento teórico, investigando três pilares centrais, os quais se tornaram indissociáveis à nossa discussão, sendo eles: o pilar da escrita, o pilar tecnológico e o pilar dos estudos de gênero, integrados ao nosso objetivo geral e fundamentados respectivamente nos estudos de Antunes (2003), Ribeiro (2018) e Bezerra (2017) em conjunto com Rojo (2015) e Motta-Roth e Hendges (2010). Para o procedimento metodológico, utilizamos a pesquisa bibliográfica embasada nas concepções de Fonseca (2002). Esse levantamento teórico contribuiu para construção de um produto educacional, que fez uso da Sequência de Ensino de Aguiar Jr. (2005) composta por quatro fases, são elas: a problematização inicial; o desenvolvimento da narrativa do ensino; a aplicação dos novos conhecimentos e a reflexão sobre o que foi aprendido. Tal construção se deu tendo em vista o período de excepcionalidade da pandemia do COVID19, que impossibilitou a execução de nossa proposta de intervenção. 
Como resultado, destacamos a apresentação desse produto de natureza propositiva, o qual defende que mudar práticas de alguma forma já cristalizadas pode contribuir para a melhoria do processo educacional. Concluímos nossa pesquisa acreditando que a proposta de inter-relacionar os gêneros em pauta, além de fomentar a utilização  das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) nos estudos de gêneros e da escrita, traz uma possibilidade ao professor de tornar as práticas de produção textual, na escola, mais atrativas para os estudantes. 

Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

Da crítica social ao ensino de História: Historiando o mundo em escala e pensando possibilidades de aprendizagem

ISBN: 978-85-518-5956-8

O último século viu a derrocada das visões estruturalistas da história em favor de um olhar acurado e microscópico capaz de entender as lutas e vivências dos seres humanos reais. A secular invisibilidade dessas vicissitudes continuamente invisibilizadas vai perdendo sua compostura enquanto tantos outros recantos abandonados do porão da história são vasculhados, muitas das vezes a contrapelo dos cânones tradicionais. A ascensão da histórica local é um dos vários sintomas de uma ciência em transformação que apertou com vontade o botão do zoom. Pari passu, a memória, ou melhor dito, as várias memórias esparramadas pela sociedade ganham a atenção dos historiadores. Estes desejam encontrar nelas a matéria-prima de seus trabalhos, criticando-as, espremendo-as pelo prazer do suco das suas verdades e inverdades, verossimilhanças e omissões. Se tudo é história, mas nem tudo é História, cabe discernir bem o fato e o discurso do fato sem desprezar nenhum deles. 

Nessa coletânea dividida em duas partes temáticas, articulam-se história local, memória impressa e ensino da História. Acrescente-se ainda histórias de lutas e resistências no campo, na cidade e na sala de aula. 

Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

Segundas Feministas vai à escola

ISBN: 978-65-85651-08-0

Segundas Feministas vai à escola é uma iniciativa do projeto de extensão com o mesmo nome para apoiar o uso das entrevistas do programa de podcast Segundas Feministas, por entender que o formato digital é um recurso didático que se impõe pela capacidade de facilitar a comunicação num mundo que introduziu os canais digitais e os recursos remotos no seu dia a dia, nos mais diversos ambientes de trabalho e formação e que se demonstrou eficiente e imprescindível, especialmente quando o isolamento social decorrente de grave crise pandêmica se impôs. Porém, o seu uso recente como metodologia do ensino-aprendizagem ainda prescinde de material de apoio.

Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

  1. Místicos e Místicas do Nordeste (Século XX)
  2. Anais do II Encontro Ensinar História
  3. Professores negros na educação infantil: relações entre docência, raça e gênero
  4. Inovação Pedagógica: Relatos de Práticas no Ensino Superior

Página 1 de 26

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10

Menu

  • Início
  • Pesquisar
  • A Editora
  • Como publicar?
  • Editais
  • Conselho editorial
  • Newsletter Leia EDUPE
  • Fale conosco
  • Catálogo
    • Livros
      • Ciências Biológicas
      • Ciências da Saúde
      • Ciências Exatas e da Terra
      • Ciências Humanas
      • Ciências Sociais Aplicadas
      • Ciências da Educação
      • Engenharias
      • Linguística, Letras e Artes
    • Ebooks gratuitos
    • Anais de eventos

Login

  • Esqueceu sua Senha?
  • Esqueceu seu Nome de Usuário?
  • Criar uma Conta
Copyright © 2025 Editora da Universidade de Pernambuco - EDUPE. Todos os direitos reservados.