
ISBN: 978-65-85651-87-5
A coletânea congrega cinco leitores que se aproximam da prosa e da poesia machadiana, partindo de variados pontos de vista, com pontos de contato entre as obras de Machado de Assis e textos situados entre a Antiguidade e a Era Moderna, com o objetivo de estimular releituras da sua produção, bem como convidar novos leitores a se aventurem nas referências caras ao bruxo do Cosme Velho.
Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

PERFIS CONCEITUAIS, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E TEMAS SOCIOCIENTÍFICOS
Este livro foi elaborado a partir de trabalhos desenvolvidos no Núcleo de Pesquisa em Didática e Conceituação em Ciências (NUPEDICC), um grupo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) e ao Departamento de Química, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O livro traz uma seleção de sequências didáticas propostas em diferentes pesquisas desenvolvidas no grupo e tem o objetivo de contribuir para a discussão sobre o ensino de ciências, de modo particular, o ensino de química, e subsidiar a ação de professores de ciências em sala de aula.
Nº ISBN: 978-65-86413-53-3
AMARAL, Edenia Maria Ribeiro do; SILVA, João Roberto Ratis Tenório da
Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

Fábio Alves Ferreira; Sandra Simone Moraes de Araújo
Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

ISBN: 978-65-85651-64-6
Este e-book é o resultado das atividades realizadas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) deu início a uma nova edição do subprojeto História/Geografia (2022-2024). Durante 18 meses o núcleo foi coordenado pelas docentes Prof.ª Dra. Maria Andréa Angelotti Carmo, Prof.ª Dra. Nara Rúbia de Carvalho Cunha e Prof.ª Dra. Angela Fagna Gomes de Souza, atuando ao todo em conjunto com 4 escolas públicas de Uberlândia: E.E. Américo Renné Giannetti, Escola de Educação Básica da UFU (ESEBA), E.M. Prof. Jacy de Assis, e E.E. Ângela Teixeira da Silva. Na última delas, o grupo foi supervisionado pela professora Mislele Souza da Silva, mestre e graduada em História pela UFU, além de autora do livro “Mulheres em Luta: o movimento feminino pela anistia” (2020), atualmente professora efetiva da rede estadual de educação de Minas Gerais. Assim, de outubro de 2022 até abril de 2024, os meses foram de muito trabalho, estudo e produção de conhecimento que proporcionou ricas atividades de ensino que serão apresentadas nesta obra.
Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

ISBN: 978-85-518-5479-2
"A cirurgia cardíaca brasileira, apesar das limitações tecnológicas existentes no Brasil, teve papel importante na história da cirurgia cardíaca mundial com grandes contribuições em todas as áreas da cirurgia cardiovascular. Embora o Brasil não tenha sido capaz de oferecer aos seus cirurgiões esse grau de desenvolvimento tecnológico existente nos países desenvolvidos, esse déficit foi compensado pela alta criatividade dos cirurgiões brasileiros, principalmente na criação de técnicas cirúrgicas inovadoras. A criatividade nata existente entre os cirurgiões brasileiros é a responsável por colocar a cirurgia brasileira cardíaca num patamar de igualdade com as demais cirurgias desenvolvidas em todo o mundo . Esses eventos aconteceram principalmente no hemisfério norte, mas cirurgiões em todo o mundo tiveram participação nesse desenvolvimento."
Autor: Prof. Dr. Ricardo Lima.
Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

ROTEIROS DE AULAS PRÁTICAS
De modo semelhante às aulas práticas dos conteúdos de Histologia Geral, as aulas práticas dos conteúdos de Histologia de Sistemas ocorrem tendo como base de apoio um roteiro que contempla todos os objetivos discutidos durante o semestre. Os docentes responsáveis pela disciplina de Histologia do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Pernambuco (ICB/UPE), percebendo que poderiam oferecer aos alunos um material mais estruturado, elaboraram o livro Histologia de sistemas: roteiros de aulas práticas.
ISBN 978-85-7856-214-4
Júlio Brando Messias et al.
Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

ISBN: 978-65-85651-06-6
Melhoria no processo de ensino e aprendizagem e maior articulação entre teoria e prática. Discentes desafiados, engajados e motivados. Formação de parcerias e repercussão econômica, social e cultural. Esses são alguns dos resultados obtidos a partir da execução de 12 projetos inovadores de ensino, aprovados no Edital PROGRAD/PFA/UPE Nº04/2019 de Inovação Pedagógica, através Programa de Fortalecimento Acadêmico da Universidade de Pernambuco.
Esses projetos, elaborados e coordenados por docentes e experienciados nos cursos de graduação da Universidade de Pernambuco - UPE, articulam o desenvolvimento e a aplicação de ferramentas, produtos e metodologias inovadoras com a qualificação das práticas pedagógicas, buscando soluções e novas possibilidades técnico- científicas e educacionais.
Neste livro, os docentes autores dos projetos, compartilham os relatos das experiências vivenciadas durante o planejamento e execução das ações, nos anos de 2020 e 2021. Dentre elas, os desafios de adaptar os objetivos e metodologias inicialmente propostos no projeto, ao contexto do ensino remoto, decorrente da pandemia de COVID-19.
Cada relato apresenta também os sucessos e potencialidades resultantes das suas intervenções e o “como fazer”, para que iniciativas semelhantes sejam criadas e desenvolvidas em novos projetos inovadores.
Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

ISBN: 978-65-85651-20-2
Em 2022, a organização da Semana Universitária da Universidade de Pernambuco (SU UPE 2022), repercutiu o contexto do Brasil no pós-pandemia da Covid-19 e crises políticas que fez avançar o desmonte de ações estratégicas de estado, afetando drasticamente o compromisso público por políticas públicas de inclusão, de preservação do meio ambiente, de incentivo à produção científica, à educação, entre outros. Nesse sentido, a SU UPE 2022 apontou o tema “A ciência a serviço da reconstrução do país” como elemento de integração da discussão em torno da produção científica realizada pela universidade ao longo do ano, reafirmando seu compromisso com a pesquisa, o ensino e a extensão comprometidos com a busca de soluções para problemas reais da população e, em especial no atual contexto, uma atuação que considera a necessidade de reconstrução e melhoria da vida social em nosso país, em diferentes dimensões.
A ciência, em diferentes contextos históricos brasileiros, tem tido efetivas contribuições à garantia dos direitos sociais, foi o que destacou o professor Sérgio Machado Rezende (físico, engenheiro brasileiro, ex-Ministro da Ciência e Tecnologia no governo Lula entre 2005 e 2010), em palestra de abertura do evento. O objetivo geral da Semana Universitária 2022 foi socializar experiências acadêmicas de ensino, de pesquisa e de extensão, de modo a evidenciar o significado social da UPE, por meio de suas ações, nas diversas regiões do Estado de Pernambuco. Procura também destacar potencialidades e diversidades de expressões na vida acadêmica, centrada nos processos inovadores de produção do conhecimento. A programação foi vivenciada entre os dias 09 a 11 de novembro de 2022, através do uso de plataformas digitais e/ou presencialmente nas Unidades. Mais uma vez aproveitamos a oportunidade para agradecer o apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco, e do Governo do Estado de Pernambuco, por todo apoio financeiro aos trabalhos desenvolvidos pelas/pelos docentes e estudantes.
Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)