ISBN: 978-85-518-5739-7
Após três anos do lançamento da coletânea "Ultrapassando Fronteiras: narrativas e reflexões para o Ensino de História" e de uma parceria de quase duas décadas, sedimentada na prática de um fazer historiográfico libertador, surgiu a iniciativa de lançar, em formato digital, este trabalho organizado pelos historiadores Carlos André Silva de Moura e Mário Ribeiro dos Santos.
Contrariando um modelo de ensinar História legitimado em posicionamentos conservadores e que aponta para um único caminho de ler e interpretar as práticas dos sujeitos no tempo, a obra sedimenta-se no movimento das ideias, nos deslocamentos dos fazeres e saberes das gentes comuns, que andam, pensam e vivem no cotidiano das periferias. Problematizar esses fluxos se faz urgente, sobretudo na atualidade, quando necessitamos exercitar uma pedagogia libertadora, transgressora, a qual questione modelos hierarquizantes, fixos e homogeneizantes, a exemplo do “novo Ensino Médio”.
Reunir reflexões que versam sobre outras concepções de mundo, outros discursos e olhares sedimenta o propósito das reflexões aqui apresentadas, principalmente por defender um Ensino de História emancipador, que leve em consideração os estudantes e seus protagonismos, com discussões que façam sentido para quem ler, alçando outras racionalidades e
outros conhecimentos gestados por sujeitos na sua diversidade. Nesse sentido, Ultrapassando Fronteiras retorna aos leitores com algumas atualizações para de contribuir na formação de uma geração de estudantes críticos, os quais questionem a forma hierarquizante dos saberes no cotidiano, propagando uma educação que ainda “encastela” o pensamento em blocos compartimentados. Nos capítulos da coletânea, elaborados por pesquisadores de diferentes instituições do Brasil, existem “provocações” que buscam construir uma nova História interessada em desvelar outras narrativas, atenta às “invencionices” e os saberes assentados na dinâmica do dia a dia, atribuindo à educação uma mobilidade constante, sempre em fluxo e deslocando-se em busca de novas rotas de conhecimentos.
Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)
TEORIAS E PRÁTICAS
Este livro traz experiências relevantes de estudos realizados no âmbito da Educação Socioambiental, a partir da apresentação de teorias e das práticas e vivências. Apresenta, analisa e promove o debate considerando algumas ferramentas pedagógicas imprescindíveis para o estudo das questões ambientais nas cidades. Os artigos foram desenvolvidos por professores pesquisadores no processo de construção do conhecimento e registro de estudos empíricos. Todos os artigos são inéditos e relatam os resultados de levantamento de campo realizados em Municípios do Estado de Pernambuco (Palmares, Nazaré da Mata, Cabo de Santo Agostinho e Macaparana).
ISBN: 978-85-7856-226-7
Niedja Figueredo Dantas; Kleybiana Pacheco Dantas da Rocha; Helena Paula de Barros
Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)
INTEGRANDO GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO
2018/ ISBN 978-85-518-0976-1
Marília de França Rocha (org.)
Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)
ESPAÇOS, SUPORTES E EXPERIÊNCIAS
Este livro reúne experiências acerca dos diferentes espaços, suportes e experiências de aprendizagem histórica, considerando a aprendizagem histórica como um o processo de formação da identidade e orientação históricas mediante as operações da consciência histórica (RÜSEN, Jörn). Compreendendo a dinâmica destes aprendizados nos espaços escolares, por meio dos suportes pedagógicos e das experiências de ensino.
Número ISBN 978-65-86413-30-4 .
CRUZ, José Vieira da; SANTOS, Fábio Alves dos
Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)
O PAPEL DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL DA FACAPE NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO POLO PETROLINA-PE/JUAZEIRO-BA
ISBN 978-65-86413-02-1
Maria Lúcia da Silva Souza
Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)
ROTEIROS DE AULAS PRÁTICAS
As aulas práticas dos conteúdos de Histologia Geral do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Pernambuco (ICB/UPE) foram realizadas, tendo, sempre, como base de apoio, um roteiro contendo todos os objetivos trabalhados durante cada semestre. Tivemos a intenção de, por meio deste livro, sistematizar, de forma clara e objetiva,as atividades práticas referentes à histologia geral e desenvolvidas nos cursos oferecidos em nosso Instituto.
2018/ 74 Páginas/ ISBN: 978-85-7856-194-9
Júlio Brando Messias
Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)
PROJETOS DE NAÇÃO, MATERIAIS DIDÁTICOS E TRAJETÓRIAS DOCENTES
A coletânea Histórias do Ensino de História: Projetos de nação, materiais didáticos e trajetórias docentes já nasce referência fundamental para os pesquisadores da área. Sua cuidadosa e articulada organização permite uma leitura dos seus nove capítulos em conjunto, como expressão das apropriações de alguns campos referenciais da pesquisa histórica contemporânea, como me referi aos estudos sobre a história dos intelectuais na historiografia da educação. E, é claro, a leitura de cada um dos capítulos como unidades específicas, com suas próprias problematizações. Uma obra que contribui, sem dúvida, para o avanço do conhecimento sobre o ensino de História em perspectiva histórica.
ISBN nº 978-65-86413-23-6
OLIVEIRA, João Paulo Gama; MANKE, Lisiane Sias; SANTOS; Magno Francisco de Jesus
Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)
LITERATURA, CULTURA E ALTERIDADE
Todos os textos aqui reunidos, de uma forma ou de outra, procuram se posicionar diante dos novos desafios provocados pelas mudanças no campo literário, mudanças essas que atingem diretamente o corpo de pesquisadores. A importância desse trabalho vai para além de um significado puramente simbólico, uma vez que todos os pesquisadores, além de integrarem o programa de Mestrado Profissional em Letras do campus Garanhuns PE, são professores atuantes nas redes estadual e municipal do Estado. As questões aqui apresentadas, portanto, estão intimamente relacionadas à prática docente desses profissionais, assumindo um sentido mais profundo de práxis que cumpre não apenas as expectativas do PROFLETRAS, mas atende também aos significados mais profundos que estão na base do próprio conceito de extensão universitária. Nesse sentido, acreditamos ser um passo importante o processo de compartilhamento e divulgação científica dos resultados obtidos por esses pesquisadores em suas práticas.
Número ISBN: 978-85-7856-220-5
Acauam Silvério de Oliveira (Orgs.).
Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)