Editora da Universidade de Pernambuco - EDUPE
Editora da Universidade de Pernambuco
  1. Você está aqui:  
  2. Início

Catálogo: memórias e saberes dos quilombolas da Ilha de Mercês

ISBN: 978-85-7856-247-2

O objetivo desta obra é apresentar fragmentos das memórias narradas por doze moradores da Comunidade Quilombola Ilha de Mercês. É crucial destacar que estes não são os únicos e legítimos representantes; na referida comunidade, cerca de duzentas e cinquenta famílias ainda residem e resistem. Seus membros, individualmente ou em grupo, detêm, cada um a seu modo, percepções sobre o viver e sobreviver na tensa disputa territorial entre o Estaleiro Atlântico Sul e a Refinaria Abreu e Lima.

Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

Docência Universitária no Contexto Pandêmico: Vivências Pedagógicas, Psicossociais e Psicopedagógicas

ISBN: 978-65-86413-98-4

Este E-book, organizado em duas partes, reúne relatos de experiências realizadas pelos docentes da Universidade de Pernambuco, durante os anos de 2020 e 2021, que oportunizam a reflexão e o reconhecimento de estratégias que contribuem para tornar o Ensino Superior mais significativo e engajado na formação de sujeitos críticos, criativos, colaborativos, emocionalmente saudáveis, comprometidos ética e politicamente na superação dos desafios que enfrentamos coletivamente em sociedade. As práticas aqui socializadas foram apoiadas pelos Editais PROGRAD nº 05/2019, que fortalece a Vivência dos Componentes Curriculares dos Cursos de graduação, e PROGRAD nº 09/2020, que estimula as ações voltadas ao acolhimento, apoio psicossocial e psicopedagógico aos estudantes nas Unidades de Educação da UPE.

Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

Do Patriarcado histórico literário ao empoderamento feminino na educação básica: representações femininas na história medieval do livro didático e na ficção literária infantojuvenil

ISBN: 978-65-85651-82-0

O presente trabalho de mestrado vinculado à linha de pesquisa Políticas Educacionais, Formação Docente e Práxis Pedagógica, tem como objetivo empreender um estudo sobre as representações femininas medievais presentes no livro de História do 6º Ano mais utilizado no país e nas obras literárias infantojuvenis aprovadas pelo PNLD 2020 (Categoria 1), originárias no contexto medieval. Como metodologia adotou-se a pesquisa documental e bibliográfica, com o olhar decolonial sobre o livro História, Sociedade & Cidadania (6º Ano), sete obras literárias infantojuvenis e currículo de Pernambuco. Como resultados observou-se que é visível a ausência de empoderamento feminino na maioria dos acervos e a permanência da reprodução de desigualdades de gênero no livro de História, enquanto as figuras masculinas ocupam os espaços políticos, de poder e intelectualidade, as figuras femininas são representadas nos espaços de vulnerabilidade. A fim de trazer um novo olhar sobre a mulher na História e na Literatura e promover a educação de gênero no ambiente escolar, elaboramos como produto didático-pedagógico um e-book com contos biográficos sobre grandes mulheres medievais.

Autora: Joelandia Nunes Ulisses de Oliveira

Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

Escravidão: Seus temas e problemas em aulas de História

ISBN: 978-85-518-5140-1

Escravidão, seus temas e problemas em aulas de história resulta de diálogos entre profissionais de história que atuam em diferentes níveis de ensino e pesquisa, desde o ciclo básico até cursos de graduação e pós-graduação. Por isso mesmo, quase todos os seus autores lecionaram ou lecionam no ensino básico e/ou têm filhos ou parentes em idade escolar. Todos, igualmente, passaram por formação superior em universidades públicas brasileiras, alguns com trânsito por universidades internacionais e/ou que mantêm interlocução com profissionais de diferentes partes do planeta. Uns autores são recém-doutores, outros já levam quase duas décadas de conclusão de seus doutorados e formam docentes em cursos de licenciatura em história. Apesar das experiências multifacetadas dos autores do livro em diferentes níveis de ensino e pesquisa, algumas perguntas “clássicas” entre historiadores professores nortearam todas as abordagens:

1) Quais os níveis de distanciamento entre as pesquisas de ponta nas
universidades e o cotidiano escolar do ensino de história na educação
básica?

2) Como superá-los e estreitar a distância entre universidades e escolas?

3) Quais os desafios atuais e vindouros que incidem e incidirão sobre a área a partir da implementação, ou não, da Base Nacional Curricular Comum?

4) Que temas e problemas de pesquisa historiográficos, inclusive o ensino de história, podem ser melhor ou simplesmente conectados, e como?

5) Como demandas sociais e políticas da contemporaneidade interferem no ensino nos níveis básico, médio e superior? Como o presentismo, a militância política e uma pedagogia centrada na “realidade do aluno”, se exacerbadamente orientados por questões e identidades políticas e sociais da atualidade, podem levar ao anacronismo e à deturpação do ensino de história?

 

Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

Construindo saberes em Biologia Volume 2

VIVÊNCIAS DE INTEGRAÇÃO. VOLUME 2

O livro Construindo saberes em Biologia: vivências de integração. Volume 2 segue a trajetória formatada no livro anterior Construindo saberes em Biologia: integrando graduação e pós-graduação, da mesma Editora. É um livro que, em 11 capítulos, apresenta a prática da formação de profissionais para a docência percorrendo o caminho onde apresentamos um ponto de vista sobre as metodologias ativas de ensino-aprenizagem e apresenta a articulação interdisciplinar entre docentes universitários e estudantes de pós-graduações - em seus processos de formação docente, em suas jornadas frente aos estudantes de graduação através de métodos ativos de aprendizagem. São relatos de experiências que promovem uma conexão na intencionalidade do conhecimento.

Numero ISBN 978-65-86413-41-0

Org. LYRA, Arine; ROCHA, Marília de França; CAVALCANTI, Maria do Socorro Mendonça

Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

61 anos do golpe e da ditadura de 1964 em Pernambuco: direitos humanos e movimentos sociais - Volume 1

ISBN: 978-65-85651-93-6

Este volume da coletânea aborda, sob a ótica dos direitos humanos e movimentos sociais, como foi o golpe de 1964 e os desdobramentos da ditadura em Pernambuco. Os textos são produzidos por profissionais relevantes academicamente, que possuem formações variadas e atuam em instituições de pesquisa e ensino diversificadas

Org. Thiago Nunes Soares

Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

Abstração: um caminho possível para entender matemática

ISBN: 978-85-7856-171-0

"Este livro é produto de reflexões a respeito da Educação Superior em Matemática nas quais buscamos entender como ocorre o processo de acomodação de conteúdos matemáticos desde os mais próximos da realidade concreta aos mais abstratos. Inicialmente testamos alguns conteúdos ministrados em minicursos para alunos de licenciatura em Matemática. Essas experiências nos ajudaram a maturar algumas ideias melhorando a forma do repasse de conteúdos. Enfatizamos que este é um livro destinado a leitura extracurricular, pois buscamos não apenas expor alguns conceitos, como também buscamos apresentá-los de forma que o leitor perceba a relação crescente de abstração que os envolve."

Eudes Mendes Barboza
Islanita Cecília Alcantara de Albuquerque Lima

Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

Protocolo de urgências ginecológicas e obstétricas

CENTRO INTEGRADO AMAURY DE MEDEIROS

Protocolo de urgências ginecológicas e obstétricas

Número ISBN 978-65-86413-36-6

(Orgs.) COSTA, Hélio de Lima Ferreira Fernandes; SILVA, Simone Angélica Leite de Carvalho; PEIXOTO, Lizia de Moraes Siqueira

Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

  1. Os saberes históricos escolares: fenômenos didáticos na invenção das narrativas docentes em sala de aula
  2. Gêneros textuais e cidadania: desenvolvendo a consciência crítica em sala de aula
  3. Guia Prático de Sustentabilidade da UPE: pequenas atitudes que transformam o futuro
  4. Protocolo de Urgências Ginecológicas e Obstétricas

Página 6 de 26

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10

Menu

  • Início
  • Pesquisar
  • A Editora
  • Como publicar?
  • Editais
  • Conselho editorial
  • Newsletter Leia EDUPE
  • Fale conosco
  • Catálogo
    • Livros
      • Ciências Biológicas
      • Ciências da Saúde
      • Ciências Exatas e da Terra
      • Ciências Humanas
      • Ciências Sociais Aplicadas
      • Ciências da Educação
      • Engenharias
      • Linguística, Letras e Artes
    • Ebooks gratuitos
    • Anais de eventos

Login

  • Esqueceu sua Senha?
  • Esqueceu seu Nome de Usuário?
  • Criar uma Conta
Copyright © 2025 Editora da Universidade de Pernambuco - EDUPE. Todos os direitos reservados.