ISBN: 978-65-85651-41-7
Dançar em Pernambuco envolve expressões tão abrangentes quanto os maracatus rurais da Zona da Mata, os clubes de Frevo, os cocos de Arcoverde, o xaxado de Serra Talhada, assim como os múltiplos grupos de danças e escolas que desafiam crianças, jovens e a população em geral ao se aproximar de danças urbanas, balé, jazz, danças de salão, e danças populares, entre outras. Neste estudo, objetivamos descrever as redes de formação e atuação nas escolas, grupos, companhias, grupos, coletivos e artistas independentes das danças, como grupos artísticos, em Pernambuco, através de uma pesquisa exploratória de levantamento de dados em 11 municípios de 4 regiões intermediárias do estado, levando em consideração não só atores humanos, mas também instituições e outros objetos atuantes. Ao final, reconhecemos que nas redes de formação e atuação identificamos redes com poucas conexões e baixa modularidade, mas também uma rede que apresentava características que apontam, possivelmente, para diversidade e robustez.
Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)
ISBN: 978-65-85651-51-6
A obra dialoga, a partir da análise da cultura visual e das visualidades, com a construção histórica da colonialidade do olhar e com a crítica decolonial, buscando identificar as derivas do ver, os escapes e as resistências - no plano da cultura - que tensionam e atuam contra os poderes estabelecidos nos domínios da economia e da política. Os artigos contidos nesta obra, em um primeiro momento, investigam a construção histórica da mitologia de nascimento dos EUA com a ode ao progresso como destino, seja na expansão territorial seja na industrialização capitalista. Em um segundo momento, debruçando-se sobre o cone sul, investiga-se a frustração nostálgica de elites da Argentina e do Brasil que buscam consolidar, por meio de projetos arquitetônicos, a síntese de uma perspectiva apartada de sociedade na qual viam o povo como sendo inadequado para a grandeza dos sonhos idealizado de seus pretensos líderes. A obra também agrega a entrevista com o historiador Francisco Santiago, especialista em História e cultura visual.
ORGANIZADORAS: Carla Miucci Ferraresi de Barros e Mônica Brincalepe Campo
Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)
VOLUME 1
2018/ ISBN 978-85-518-0957-0
Smone Rosa da Silva (org.)
Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)
Número ISBN: 978-65-86413-67-0
Sinopse: A obra “Os impactos da Avaliação Nacional da Alfabetização(ANA) nas práticas pedagógicas do ciclo de alfabetização na rede municipal de ensino em Petrolina - PE” é uma edição especial em comemoração dos 30 anos da Universidade de Pernambuco por meio do II Prêmio de Teses e Dissertações da UPE, sendo assim é produto de um estudo de Mestrado que objetivou pesquisar os impactos gerados pela Avaliação Nacional da Alfabetização nas práticas pedagógicas de leitura, escrita e matemática no Ciclo de Alfabetização da Rede Municipal de Petrolina, entre 2013 e 2018.
Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)
HISTÓRIA E MEMÓRIAS DO SEMINÁRIO REGIONAL DO NORDESTE II, DO INSTITUTO DE TEOLOGIA DO RECIFE E DO DEPARTAMENTO DE PESQUISA E ASSESSORIA
O tema abordado pelo Professor Newton Cabral trata de algumas iniciativas tomadas no âmbito da igreja católica no Recife entre 1960 e 1990, em relação à formação de sacerdotes, notadamente o Instituto de Teologia do Recife (ITER), o Seminário Regional do Nordeste (SERENE) e o Departamento de Pesquisa e Assessoria (DEPA). O estudo de Newton, mesmo sem mencioná-la no título, contempla igualmente a história de outra iniciativa, a Teologia da Enxada, à qual são dedicadas algumas páginas. O subtítulo do trabalho: história e memórias do Seminário Regional do Nordeste II, do Instituto de Teologia de Recife e do Departamento de Pesquisa e Assessoria não cobre inteiramente o conteúdo de um livro que trata igualmente das experiências em torno da Teologia da Enxada.
Número ISBN 978-65-86413-05-2
CABRAL, Newton Darwin de Andrade
Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)
TEORIAS E PRÁTICAS
Este livro traz experiências relevantes de estudos realizados no âmbito da Educação Socioambiental, a partir da apresentação de teorias e das práticas e vivências. Apresenta, analisa e promove o debate considerando algumas ferramentas pedagógicas imprescindíveis para o estudo das questões ambientais nas cidades. Os artigos foram desenvolvidos por professores pesquisadores no processo de construção do conhecimento e registro de estudos empíricos. Todos os artigos são inéditos e relatam os resultados de levantamento de campo realizados em Municípios do Estado de Pernambuco (Palmares, Nazaré da Mata, Cabo de Santo Agostinho e Macaparana).
ISBN: 978-85-7856-226-7
Niedja Figueredo Dantas; Kleybiana Pacheco Dantas da Rocha; Helena Paula de Barros
Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)
2018/ ISBN 978-85-7856-207-6
Fátima Gomes; Lenilton Damião Junior; Waldênia Leão
Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)
Número ISBN: 978-85-518-3776-4
Sinopse: O livro Múltiplos objetos e escritas na História da Educação (Vol.2) é formado por uma coletânea de textos resultantes de pesquisas realizadas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe, da na Linha História da Educação, por orientandos/as da professora Josefa Eliana Souza – líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre História do Ensino Superior (GREPHES/CNPq/UFS) –, e do professor Joaquim Tavares da Conceição – líder do Grupo de Pesquisa em História da Educação: Memórias, sujeitos, saberes e práticas educativas (GEPHED/CNPq/UFS). Assim, no decorrer dos capítulos, os leitores encontrarão textos relacionados com as temáticas: trajetórias, produções e projetos de intelectuais; patrimônio educativo e arquivos; processos e práticas educativas; história e memória de instituições educativas e educação profissional.
Org. SOUZA, Josefa Eliana; CONCEIÇÃO, Joaquim Tavares da
Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)
- Da Playlist comentada à resenha: o uso de gêneros em inter-relação no desenvolvimento da competência escrita dos estudantes do 9o ano
- Política e Gestão Educacional
- Guia de atividades educativas para facilitadores de grupos de apoio ao autocuidado em Hanseníase
- Gêneros textuais e cidadania: desenvolvendo a consciência crítica em sala de aula