![](/images/capas_ebooks_gerais/capa_onde_esta_o_povo_ai_esta_a_igreja.png)
HISTÓRIA E MEMÓRIAS DO SEMINÁRIO REGIONAL DO NORDESTE II, DO INSTITUTO DE TEOLOGIA DO RECIFE E DO DEPARTAMENTO DE PESQUISA E ASSESSORIA
O tema abordado pelo Professor Newton Cabral trata de algumas iniciativas tomadas no âmbito da igreja católica no Recife entre 1960 e 1990, em relação à formação de sacerdotes, notadamente o Instituto de Teologia do Recife (ITER), o Seminário Regional do Nordeste (SERENE) e o Departamento de Pesquisa e Assessoria (DEPA). O estudo de Newton, mesmo sem mencioná-la no título, contempla igualmente a história de outra iniciativa, a Teologia da Enxada, à qual são dedicadas algumas páginas. O subtítulo do trabalho: história e memórias do Seminário Regional do Nordeste II, do Instituto de Teologia de Recife e do Departamento de Pesquisa e Assessoria não cobre inteiramente o conteúdo de um livro que trata igualmente das experiências em torno da Teologia da Enxada.
Número ISBN 978-65-86413-05-2
CABRAL, Newton Darwin de Andrade
Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)
![](/images/capas_ebooks_gerais/manual_bioquimica.jpg)
CONHECIMENTO DOS TUBOS DE ENSAIO AOS CASOS CLÍNICOS
A obra foi desenvolvida durante monitoria financiada pelo Projeto de Formação Acadêmica (PFA), a partir da necessidade de unir motivação e flexibilização do ensino na disciplina de Bioquímica. O Manual de Práticas une metodologias laboratoriais atualizadas, tópicos para estudo aprofundado, casos clínicos em bioquímica e questões de solidificação do conhecimento. Nesse sentido, a obra pretende resgatar a reflexão acadêmica da Bioquímica na futura realidade profissional do estudante de saúde. Pretende também aprimorar o aprendizado de ensino teórico, mesmo no ambiente prático, e para tanto utiliza a metodologia do Aprendizado Baseado em Problemas (ABP).
Numero ISBN 978-65-86413-40-3
Org. HALLA, Maria Cristina
Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)
![](/images/capas_ebooks_gerais/lingua portuguesa no ensino fundamental.jpg)
ISBN: 978-65-86413-84-7
Sinopse: Neste volume, reunimos propostas didáticas de intervenção produzidas e vivenciadas em diferentes contextos de sala de aula por mestrandas e mestrandos, hoje egressos/as, do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), da Universidade de Pernambuco (UPE). Nosso objetivo foi compilar os produtos educacionais derivados das atividades desenvolvidas pelos/as mestrandos/as, sejam elas sequências didáticas, cadernos de atividades, oficinas ou projetos de leitura e letramento, resultando em um material ilustrado, de linguagem acessível e direcionado para docentes de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II.
Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)
![](/images/capas_ebooks_gerais/ebook-construindosaberesembiologia.jpg)
INTEGRANDO GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO
2018/ ISBN 978-85-518-0976-1
Marília de França Rocha (org.)
Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)
![](/images/capas_ebooks_gerais/capa_instituto_pe-porto.png)
UMA HISTÓRIA DE IDEALISMO E INTEGRAÇÃO
Esta obra, de autoria de Alfredo Antunes, apresenta em seus mínimos detalhes o processo de formação e construção do Instituto Pernambuco-Porto.
ISBN nº: 978-65-86413-24-3
ANTUNES, Alfredo
Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)
![](/images/capas_ebooks_gerais/Capa Olhando o Brasil Por Meio da Literatura.png)
ISBN: 978-65-85651-22-6
O Brasil em silêncio! Os brasileiros sofridos, chocados; esse é o resultado da pandemia e de quatro anos de (des)governo. A educação fragilizada, os jovens olhando para o horizonte em busca de um futuro que o “país do futuro” não trouxe. O povo com fome! E um certo “João” não está mais aqui para continuar seu poema Morte e vida, severina. Na verdade, a vida mostrou seu lado “severina”. As Severinas e os Severinos estão perplexos diante da morte dos seus e de tantos, conhecidos e desconhecidos... a pandemia deixou um rastro que tão cedo não será apagado. Para além disso, um governo hediondo sem cultura, sem poema, sem afeto, sem sabedoria, colaborou com a morte, tentado “desesperançar” esse povo. Mas como dizia Euclides da Cunha, “O sertanejo é um forte”. E, esse “sertanejo”, agora consciente que a migração não resolve, descobre o poder do voto como única “esperança” para mudar a sua trajetória, pois, segundo Graciliano Ramos, “é dos piores cárceres que nascem os maiores gritos de liberdade”. E foi do Nordeste que o canto ecoou. O grito dos vencidos. Vencidos pela dor, pela fome, pelo desassossego. O Brasil RECOMEÇA! A Literatura será portadora dessa luta. Professores e alunos(as), tão logo as trevas foram dissipadas e o dia “amanheceu”, correram, procurando abrigo na literatura para “resgatar a esperança”. É a literatura que dará conta dessa tragédia, pois, como bem disse Bakhtin (1988, p. 95), “a palavra está sempre carregada de um conteúdo, de um sentido ideológico ou vivencial”.
Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)
![](/images/capas_ebooks_gerais/experiencias e vivencias na residencia pedagogica.png)
ISBN: 978-65-85651-17-2
No ano de 2020, com o advento da Pandemia da COVID-19, o mundo se viu obrigado a repensar todas as suas atividades. No contexto educacional, as Instituições de Ensino Superior (IES) se viram envoltas em um turbilhão de novas necessidades e requisitos, face à readequação do ensino presencial para o ensino remoto. Essas modificações perpassaram pela formação dos docentes e discentes, pela infraestrutura da IES, pelos processos de ensino e aprendizagem, e por todas as suas demais atividades. O mesmo efeito se viu nos programas realizados pelas IES, como o programa da Residência Pedagógica. Tudo isso levou aos atores envolvidos no programa a buscarem novas metodologias para a exequibilidade da Residência, considerando os distintos (e novos) contextos vivenciados pelas possíveis escolas parceiras. Os relatos apresentados neste livro destacam, portanto, as experiências vividas pelas licenciaturas da Universidade de Pernambuco durante a pandemia, considerando a nova realidade das IES, das escolas e das relações educacionais estabelecidas. Novas metodologias, novos processo de ensino e aprendizagem e a adoção das Tecnologias de Informação e Comunicação são temáticas recorrentes nos relatos. Mas nem tudo são flores. Os autores em seus textos trazem frequentemente as fragilidades experenciadas, trazendo luz para uma educação superior e básica em um novo mundo pós-pandêmico.
Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)
![](/images/capas_ebooks_gerais/guia de orientacao para gerenciamento.png)
ISBN: 978-65-85651-39-4
Em decorrência da necessidade oriunda da sociedade no que pertine a melhoria nos serviços prestados pelo setor público, a gestão pública passou a adotar conceitos organizacionais oriundos do setor privado, bem como, precisou se adequar a novas metodologias que apontem para uma crescente melhora no desempenho institucional. Desta feita, conceitos como eficiência, economicidade, accountability, integridade, transparência, compliance e governança são alguns exemplos desses novos conceitos organizacionais que a gestão pública precisa se adequar com a finalidade de otimizar o desempenho dos serviços prestados à sociedade, gerando valor social e institucional. Diante da importância da temática, a Universidade de Pernambuco vem envidando esforços para trilhar o caminho da concepção e implementação da Gestão de Riscos, já que reconhece a importância estratégica de uma Política Institucional relacionada ao tema, para tanto observa os princípios e incorpora as melhores práticas alicerçado no regramento pertinente e com a finalidade de tornar mais seguras e efetivas as ações para o enfrentamento do risco.
Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)