ISBN: 978-85-518-6614-6
A coletânea que aqui apresentamos é fruto dos trabalhos que foram desenvolvidos nos últimos dez anos no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), particularmente, no Mestrado Profissional em Educação, da Universidade de Pernambuco, Campus Mata Norte (UPE), Brasil. Boa parte das produções são escritas em parceria entre egressos(as) e orientadores(as) do PPGE e outros em autoria individual, composto pelos(as) professores(as) ou egressos(as).
Esta obra é composta por resultados de pesquisas que se dispõem discutir formação docente, nas mais variadas temáticas, tais como: inclusão escolar; bullying escolar; formação continuada de professores de língua portuguesa na educação básica, pedagogia da presença, brinquedoteca, brinquedoteca e educação ambiental.
Assim, estão agrupados por proximidade temática os oito capítulos que compõem esta coletânea, atendendo as possibilidades de diálogo entre os mais diversos pesquisadores e pesquisadoras. Nesta perspectiva, a obra assume o compromisso de oferecer à comunidade acadêmica, configurada por docentes, pesquisadores(as), pós-graduandos(as), egressos(as) e leitores(as) em geral, uma discussão sobre a formação inicial e continuada de docentes brasileiros, a partir de experiências da pesquisa aplicada.
ORGANIZADORES: Débora Amorim Gomes da Costa-Maciel e Jonathas de Paula Chaguri
Para aquisição contactar o email
ISBN: 978-85-518-6138-7
Debater sobre educação inclusiva nos leva a conhecer os múltiplos olhares sobre as práticas e as diferentes experiências no âmbito social e escolar. Nessa perspectiva, a referida obra reúne vários estudos que leva a refletir sobre as ambiguidades dessas práticas e ressignificar a perspectiva da educação inclusiva nos diferentes espaços. Deste modo, este livro pretende oferecer uma contribuição para o debate das questões que permeiam a educação inclusiva nas dimensões institucionais, sociais e midiáticas. Nesta direção, essa obra é mais uma das ações concretas em direção aos objetivos com que nos comprometemos em levar ao leitor uma reflexão teórico-metodológica que o permitirá o delineamento de abordagens inclusivas que poderão subsidiar ações didático-pedagógicas e informacionais em diversos contextos.
Orgs. Ernani Santos; Mirtes Lira
Para aquisição, contactar o email
ISBN: 978-85-518-6139-4
Dentre as atividades do ensino superior, a monitoria acadêmica consiste em uma atividade por meio da qual os alunos aprofundam conhecimentos, solucionam dúvidas e aperfeiçoam habilidades; para tanto, exige-se de monitores e orientadores, certo domínio pedagógico. Considerando que, geralmente, os docentes dos cursos de saúde são, em sua maioria, profissionais da área de saúde sem formação pedagógica clássica, o presente manual técnico objetiva proporcionar apoio pedagógico a docentes orientadores e discentes monitores, sugerindo ideias de atividades de monitoria que aprimorem as habilidades teóricas e práticas de iniciação à docência. O manual foi elaborado a partir das narrativas e vivências dos monitores do curso de Medicina da UPE Campus Serra Talhada, e apresenta seis estratégias pedagógicas direcionadas às atividades de monitoria: Abordagem Baseada em Equipes, Abordagem Baseada em Casos, Abordagem Baseada em Jogos, Estudo Dirigido, Mapa Mental e Ensino Híbrido.
Autores: Adréia Silva...[et al.].
Para aquisição, contactar o email
ISBN: 978-85-518-5955-1
Desde os anos 1970, a partir da 1ª Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano realizado em 1972, existe um consenso internacional de que a solução para os problemas que nós causamos ao meio ambiente está na educação. Ao longo destes 50 anos, muito avançamos enquanto sociedade, instituições de ensino e pesquisa, e poder público, no campo da Educação Ambiental, tanto em teoria, quanto na prática, mas ainda há um longo caminho a trilhar. Este livro reúne pesquisas baseadas em revisões da literatura desenvolvidas em conjunto com estudantes de graduação e pós graduação da Universidade de Pernambuco, que focaram nos aspectos políticos, sociais, culturais e econômicos da Educação Ambiental nas suas várias frentes de atuação. Essa obra traz uma importante contribuição para o entendimento sobre a diversidade de campos de atuação da Educação Ambiental, tanto na educação formal quanto não formal, incluindo a integração de outras áreas como as Artes e a Comunicação, propiciando aos leitores, principalmente aqueles interessados em atuar nessa área, a explorar o grande potencial deste campo do conhecimento em crescente expansão.
Org. Mariana Guenther
Para aquisição, contactar o email
ISBN: 978-85-518-5956-8
"Como produção a ser legitimada nas escolas, tanto pelas Artes como pela Educação Física, Lívia demonstra que os cursos de Educação Física no país têm buscado qualificar seus currículos com o conteúdo Dança, desmistificando a ideia de que esse objeto de estudo nos cursos de Educação Física faz parte de um modismo temporário. A autora, ao reconhecer essa tensão entre as áreas, destaca que isso não deveria ser um problema, uma vez que são visões diferentes sobre um mesmo conteúdo. A autora reflete que o assunto deveria ser abordado como uma possibilidade pedagógica extra na Educação, trazendo a Dança para dentro da escola com diferentes enfoques. Esses diferentes enfoques são vistos de forma positiva quando a autora aponta uma concentração da produção acadêmica em Dança no âmbito escolar nas produções em periódicos da Educação Física: “A dança aparece em diversos artigos que a relacionam com diferentes temáticas, seja no âmbito da educação, da saúde, do lazer, da inclusão, entre tantas outras, e essa heterogeneidade propicia à dança diversos sentidos e significados dentro da Educação Física”. Dessa forma, ao analisar as produções nacionais sobre a Dança como conhecimento tratado pela área de Educação Física, tendo como intenção identificar suas principais temáticas de estudo e seus campos de inserção, Lívia apresenta ao leitor/a um importante estudo com o mapeamento de produções acadêmicas, e contribui dessa forma com a atualização dos estudos em Dança no Brasil."
Autor(a): Lívia Tenorio Brasileiro
Para aquisição, contactar o email
ISBN: 978-85-518-4674-2
Os textos deste livro trazem elementos para pensarmos como as atividades de pesquisas, também extensionistas, colaboram para a área da educação infantil. Verbalizar e visibilizar essas atividades significa evidenciar um campo profícuo para as mais diversas possibilidades de intervenções pedagógicas, didáticas, culturais, sociológicas , dentre outras possibilidades. Os relatos e as elucubrações teóricas aqui descritos nos remetem a importância da Educação Infantil como sendo essencial para a socialização de crianças nos meios que as mesmas circulam. Mais que isso, é uma etapa de novas descobertas, aprendizagens, vivências de novos relacionamentos. Esperamos que a leitura deste livro contribua para inspirar novos docentes ao trabalho com crianças e traga reflexões teóricos-práticas sobre o campo.
Orgs. Denize Tomaz de Aquino e Josaniel Vieira da Silva
Para aquisição, contactar o email
ISBN: 978-85-518-4269-0
"Neste livro, Lívia Brasileiro convida-nos a percorrer uma instigante travessia rumo aos meandros dos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura em Dança e em Educação Física, para compreender os sentidos e significados produzidos acerca da dança em diferentes propostas curriculares. De forma ousada, a autora coloca em diálogo os cursos da UFBA e da Unicamp, revelando que as (in)tensas relações entre dança e educação física continuam pulsando, tanto na formação docente como no cotidiano escolar."
Eliana Ayoub - UNICAMP
Para aquisição, contactar o email
ISBN: 978-85-518-4271-3
Esta obra apresenta a produção científica realizada por docentes e estudantes, que atuam como pesquisadores do Grupo de Pesquisa Políticas Educacionais, Sujeitos, Docência e Currículo. Apresentamos textos que evidenciam alguns desafios, metodologias, saberes e práticas na Educação Básica, revelando a multiplicidades de convergências teórico-metodológicas das investigações científicas e o permanente diálogo com os principais desafios da educação. As organizadoras têm o prazer de trazer textos que buscam aprofundar questões atuais e inerentes à educação básica, com o desejo de que esta obra sirva de instrumento formativo para professores e futuros professores, alimentando os debates acerca da educação básica, na perspectivada educação escolar democrática, pública, laica, gratuita e inclusiva. Reafirma-se assim nosso compromisso em contribuir para a produção e divulgação científica no campo da Educação.
Para aquisição, contactar o email