
ISBN: 978-85-518-7836-1
Esta obra traz resultados de pesquisas baseadas em revisões bibliográficas documentais e em trabalhos de campo, assim como relatos de experiências em sala de aula, no campo e nas mídias e redes sociais digitais. Os textos aqui reunidos, fruto de anos de atuação da autora nas áreas de Educação Ambiental e Divulgação Científica, lançam um novo olhar, mais abrangente, sobre nossa práxis, mostrando a necessidade de embasamento científico para a consolidação de uma educação mais eficiente e duradoura.
Autora: Mariana Guenther
Para aquisição contactar o email

ISBN: 978-85-518-7862-0
Esta obra reúne capítulos que versam sobre a atuação responsiva de professores-pesquisadores em cursos de licenciatura em Letras no Nordeste do Brasil. As vozes dos autores que contribuíram com essa iniciativa comungam da importância de se fazer Linguística Aplicada em uma região do país marcada pela resistência de pesquisadores que, em suas instituições e dentro de suas possibilidades, têm contribuído com a ampliação da LA e de outras áreas do conhecimento que valorizam a participação ativa dos sujeitos nas práticas sociais de linguagem.
Autor: Silvio Júnior
Para aquisição contactar o email

ISBN: 978-85-518-7455-4
O livro “Construindo Saberes em Biologia: contextualizando o processo da aprendizagem. Volume 7” apresenta novas vivências a luz de edições anteriores publicadas pela Editora EDUPE. Os livros apresentam a prática da formação de profissionais para a docência. Este volume, em oito capítulos, busca compartilhar a contextualização dos conceitos específicos da Biologia, usando a ideia pensamento global e ação local, aliada ao uso de diferentes metodologias ativas tais como: aprender a aprender, aprendizagem baseada em problemas (ABP), esquemas conceituais, gameficação, laboratório aberto, sala de aula invertida, sequência didática. O livro traz os percursos formativos entre graduandos e formadores (professores universitários e estudantes de pós-graduação) durante o estágio à docência, mostrando a importância do protagonismo estudantil para um envolvimento significativo na construção da aprendizagem.
Organizadoras: Marília Rocha e Rita Moura
Para aquisição contactar o email

ISBN: 978-85-518-7532-2
Se o ensino da oralidade é um direito da cidadã e do cidadão, qual papel ocupam os gêneros orais formais nas propostas de livros didáticos endereçados a docentes e discentes da Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (EJAI)? A partir desse questionamento, refletimos a respeito do conceitos de oralidade, gênero textual/discursivo, gênero oral, do perfil da EJAI e dos livros didáticos endereçados a essa população. Questionamos a presença de uma concepção de oralidade que enfrenta os desafios de aproximar oralidade e escrita nas praticas sociais, e problematizamos o repertório de gêneros orais formais restrito ao domínio jornalístico. Esse cenário revela o potencial alcance do livro aqui proposto, no sentido de possibilitar o alcance de nossa discussão a docentes, estudantes, instâncias produtoras de livros didáticos e demais instituições responsáveis pela elaboração de editais e de avaliação de obras destinadas à EJAI.
Autora: Débora Amorim G. da Costa-Maciel
Para aquisição contactar o email

ISBN: 978-85-518-7495-0
A obra apresenta uma coletânea de pesquisas que investigam diferentes faces das relações entre educação e comunicação. Os autores dos artigos, todos pesquisadores acadêmicos, partem de diferentes metodologias e premissas conceituais para se debruçar sobre temas como gestão escolar, formação docente, movimentos sociais, letramento, educação étnico-racial, violência e avaliação, com o objetivo de analisar as maneiras pelas quais educação e comunicação conjugam-se reciprocamente. Tais entrelaçamentos articulam formas de ensino e aprendizagem atravessadas por preocupações éticas que acionam um debate central na educação brasileira contemporânea: como incluir as diferenças? Ao identificar e investigar essa pergunta em diferentes situações educacionais, a obra investe em um aprofundamento da democracia na educação. Assim, a obra oferece um poderoso recurso analítico para imaginar práticas e ações sensíveis ao sempiterno esforço de amenização das desigualdades e acolhimento das vulnerabilidades na educação brasileira.
Organizadores: Doriele Duvernoy, Ana Paula Bonneau e Leonardo Campoy
Para aquisição contactar o email

ISBN: 978-85-518-7898-9
Esta obra versa sobre a intervenção pedagógica na Educação Física escolar, a sistematização de conteúdos e da aprendizagem, no âmbito da Educação Básica. A intervenção pedagógica, predominante no aporte teórico metodológico das investigações aqui socializadas, corresponde a atuação/atividade do/a professor/a, com sua ação-operação sobre o meio (sujeito e objeto de estudo), organizando-o para que o/a estudante da Educação Básica se aproprie do conhecimento da Educação Física escolar, potencializando sua aprendizagem e autodesenvolvimento. A Educação Física escolar que busca ser um componente curricular de conteúdos tratados de forma crítica, requer a criação de uma relação professor/a - estudante que, promove confronto de saberes / problematização, organização e reorganização dos conteúdos / instrumentalização e uma síntese avaliativa, no decorrer da regência das aulas via a participação prática, escrita e falada dos/as estudantes.
Organizadores: Lívia Tenorio Brasileiro, Ana Rita Lorenzini e Rodrigo Falcão Cabral de Oliveira
Para aquisição contactar o email

ISBN: 978-85-518-7496-7
Este livro reúne a primeira sistematização de uma pesquisa que tem o objetivo de compreender como a narrativa fotográfica pode se constituir em um instrumento didático na formação de docentes que atuarão na educação básica. Na sua construção foi desenvolvido um itinerário de pesquisa que abrangeu os seguintes conteúdos: a história da fotografia; a fotografia como um artefato cultural; algumas considerações sobre layout de narrativas fotográficas e leitura de imagens. Na fase final do trajeto, construído para esse texto, é traçado um roteiro metodológico para a adaptação do método desenvolvido pelos antropólogos Gregory Bateson e Margaret Mead, na elaboração de uma narrativa fotográfica, cuja intenção é lançar mão de mais uma possibilidade de inserção da imagem enquanto linguagem, capaz de fomentar reflexões sobre inúmeros assuntos, a depender da escolha das imagens feitas pelos narradores visuais, sendo este(s) um fotógrafo/autor ou pesquisadores/docentes não autores das fotografias.
Autora: Sandra Simone Moraes de Araújo
Para aquisição contactar o email

ISBN: 978-85-518-7508-7
A coletânea intitulada “Pesquisas em Educação e Sociologia: perspectivas em debate” reúne sete capítulos de autoria de professores e professoras da Universidade de Pernambuco - UPE, discentes/orientandos e orientandas, e professores e professoras parceiros e parceiras de outras instituições de ensino. Trata-se de um compilado de textos que apresentam resultados de pesquisas realizadas na área da Educação, discutindo temáticas diversas nessa área. Nessa perspectiva, os autores e autoras abordam temáticas como a educação do campo, o protagonismo juvenil, os direitos da infância, as africanidades, a educação antirracista, o discurso e a linguagem visual do campo da educação, a formação de professores e professoras, as metodologias ativas e teorias educacionais. Trata-se de uma obra que se utiliza da análise crítica, suscitando um rico debate acerca das questões educacionais.
Organizadores: Maria Jorge, Amarildo Malvezzi e Franciel Amorim
Para aquisição contactar o email
- Formação docente: 10 anos de pesquisa no Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Pernambuco (livro físico)
- Diversidade e práticas educacionais inclusivas em debate
- Manual de Estratégias Pedagógicas para Monitoria Acadêmica
- Educação, ciência e sustentabilidade - integrando caminhos e saberes