Editora da Universidade de Pernambuco - EDUPE
Editora da Universidade de Pernambuco
  1. Você está aqui:  
  2. Início

A construção de argumentos: uma proposta didática para o ensino fundamental

Número ISBN: 978-65-86413-68-7

Sinopse: Esta pesquisa busca investigar por que os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental não apresentam, ou recorrem apenas a um determinado tipo de argumento na modalidade escrita da língua. Para isso, elencamos os argumentos: argumentum a contrario, causalidade, argumento de autoridade, argumento pelo modelo e antimodelo, para observar a ocorrência ou ausência deles nas produções escritas dos estudantes e assim, propor uma intervenção pedagógica, a partir de uma sequência de atividades, que possa promover a reflexão sobre os tipos de argumentos citados e sua importância na construção de um texto argumentativo escrito.

Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

Entrelaçando Saberes: Experiências na Extensão Universitária na UPE

ISBN: 978-85-7856-251-9

Nesta obra, são apresentadas experiências extensionistas vivenciadas no âmbito da Universidade de Pernambuco - UPE, em diferentes contextos, sejam no formato de fóruns em torno da política de inserção curricular da extensão, ou mesmo a partir de atividades específicas, em perspectiva interdisciplinar, tal como a do letramento digital.

Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

A América Latina frente a pandemia do covid-19

A pandemia causada pelo vírus Sars-Cov-2 (COVID-19) inseriu a humanidade em uma profunda crise sanitária, socioeconômica e psicológica, cujos efeitos políticos se demonstram imprevisíveis. O pânico decorrente da possibilidade de contração da doença afetou o bem-estar individual e coletivo, ao mesmo tempo em que gerou diversas preocupações com o futuro. Esse mal-estar, de uma sociedade sem horizonte de expectativas, levou a diversas crises no modelo de representação, das instituições políticas e das formas de organização social. O Sars-Cov-2 demonstrou os efeitos da racionalidade moderna, impulsionada pelo neoliberalismo e globalização, que submeteu as sociedades globais à espoliação, à reprodução do capital e a um desprezível individualismo. Assim, esse dossiê, que atesta os esforços das Universidades em entender o complexo presente, buscará debater os múltiplos impactos econômicos, sociais, políticos, psicológicos, educacionais e culturais causados pela pandemia nos dez artigos que o compõem.

Número ISBN: 978-65-86413-46-5

SARMIENTO, Érica; SCHURSTER, Karl; ARAÚJO, Rafael

Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

A pandemia e a pós-pandemia: impactos sobre a pessoa idosa (ebook)

ISBN: 978-65-86413-83-0

Sinopse: A pandemia, objeto do estudo, originou uma crise que impactou os diversos povos na esfera econômica, política e biopsicológica. Ainda não se pode falar em pós-pandemia, pois infectologista alertam para o perigo das novas cepas que estão surgindo em toda parte, sobretudo nos países que inda não têm cobertura vacinal. Entre as pessoas idosas, fase na qual as fragilidades recrudescem por diversos fatores, houve uma maior incidência de mortes. Contudo, com a vacinação começando pelos mais avançados em idade, percebeu-se que o contágio do vírus foi arrefecendo. Ficou claro que seria urgente produzir vacinas em escala mundial. Infelizmente, os países empobrecidos não conseguem acompanhar o ritmo de imunização, como ocorre nos países ricos, justamente por questões socioeconômicas.

Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

A BNCC de História: entre prescrições e práticas

ISBN: 978-65-86413-86-1

A escola brasileira é um espaço da esfera pública que recebe diariamente cerca de 50 milhões de pessoas – crianças, jovens e adultos – que a ela acedem na condição de estudantes, em diferentes etapas e modalidades da educação básica. Podemos estimar o tamanho do empreendimento educacional no nosso país fazendo uma simples comparação com as dimensões de outras nações. Conforme dados de 2021 do IBGE Países, por exemplo, a vizinha Argentina tem uma população total de pouco mais de 45 milhões de habitantes; a França não totaliza 65 milhões de habitantes; a população de Portugal excede minimamente os 10 milhões de habitantes; no Uruguai vivem pouco menos de 3,5 milhões de pessoas. Ora, dentro da escola brasileira estão acolhidos quase cinco vezes a população total de Portugal e mais de 14 vezes a população da pequena e encantadora nação uruguaia. Cabem dentro da escola brasileira toda a população argentina ou 80% da população francesa. Este livro é mais uma expressão dos resultados e dos debates dessa valorosa comissão, que liderou os debates e o acúmulo de conhecimento, ideias e proposições dentro da ABEH sobre as questões e políticas curriculares. É um ponto fundamental dessa caminhada que ele venha a público. Não podemos chamar de ponto culminante porque seguimos alimentando a expectativa de que muita coisa nesse campo ainda está por vir porque a luta, como sempre, continua!

 

Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

O gênero RAP no letramento literomusical de leitores: uma abordagem multimodal

Número ISBN: 978-65-86413-70-0

Sinopse: A presente pesquisa visou analisar a função de textos multimodais produzidos no gênero rap na formação de leitores no 8º ano do Ensino Fundamental. Para esse fim, elaboramos uma proposta de atividades adequadas ao desenvolvimento da compreensão leitora de textos multimodais; depois identificamos as estratégias de leitura agenciadas no processamento sociocognitivo na perspectiva multimodal; e, por fim, verificamos como os diversos recursos multimodais são utilizados na constituição dos textos no gênero rap.

CAVALCANTI, Leandro Barbosa de Holanda.

Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

O Ensino de História em Perspectivas Plurais

ISBN: 978-85-518-5171-5

Esta obra tem como ponto de partida a constatação que o ensino de História representa hoje no Brasil um fecundo campo de reflexões e pesquisas acadêmicas. Nos referenciaremos aqui no que foi realizado por Ernesta Zamboni (2005, p. 37- 49). Segundo a autora, um recorte panorâmico no campo permite perceber que as investigações realizadas se caracterizam pela multidisciplinaridade e multirreferencialidade, pois nelas se entrecruzariam “diferentes saberes, diferentes áreas do conhecimento [...] (ZAMBONI, 2005, p. 37). Pelo painel apresentado, constata Zamboni que as pesquisas sobre o ensino de História consolidaram-se no Brasil durante a década de 1990. Há um significativo crescimento quantitativo e qualitativo das pesquisas e uma diversificação nas abordagens adotadas, com a constituição de subcampos. Desta forma, aglutinam-se investigações a partir de certas categorias centrais, tais como: a formação de professores de História, a História do ensino de História, o livro didático de História, o currículo de História, as práticas pedagógicas dos docentes da disciplina, a circulação de saberes históricos em espaços virtuais e não-escolares.

Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

Protocolos e algoritmos para o manejo das síndromes clínicas

2018/ ISBN 978-85-518-0969-3

Marcela Wanderley, George Conrado, Ailton Junior e Maria Luiza da Silva (org.)

Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

 

  1. Conto em cada canto: Olhares de Docentes que atuam na Educação infantil
  2. Oficinas de educação ambiental: ações locais, efeitos globais (e-book)
  3. O PARFOR e a Universidade
  4. Linguagem, sentido e ação na obra de Daniel Everett (ebook)

Página 24 de 26

  • 17
  • 18
  • 19
  • 20
  • 21
  • 22
  • 23
  • 24
  • 25
  • 26

Menu

  • Início
  • Pesquisar
  • A Editora
  • Como publicar?
  • Editais
  • Conselho editorial
  • Newsletter Leia EDUPE
  • Fale conosco
  • Catálogo
    • Livros
      • Ciências Biológicas
      • Ciências da Saúde
      • Ciências Exatas e da Terra
      • Ciências Humanas
      • Ciências Sociais Aplicadas
      • Ciências da Educação
      • Engenharias
      • Linguística, Letras e Artes
    • Ebooks gratuitos
    • Anais de eventos

Login

  • Esqueceu sua Senha?
  • Esqueceu seu Nome de Usuário?
  • Criar uma Conta
Copyright © 2025 Editora da Universidade de Pernambuco - EDUPE. Todos os direitos reservados.