No contexto do Grupo de Pesquisa Formação de Professores UFRPE/CNPq criamos em 2OO7 a Série Formação de Professores, que teve como principal motivação incentivar os mestrandos do PPGEC a construir artigos/ capítulos de livros, privilegiando a linha de pesquisa Formação de Professores. Como desdobramento deste grupo de pesquisa, criamos um subgrupo que o denominamos de Grupo de Hermenêutica, InterTransD de Formação de Professores (GHIFOP). Neste grupo são desenvolvidas pesquisas que adotam como aportes teóricos a Hermenêutica, Dialogicidade e Complexidade na Formação de Professores. Por sua vez, este conteúdo temático vem sendo trabalhado como disciplina acadêmica e pesquisas em nível de Doutorado no Programa Ensino das Ciências PPGEC-UFRPE. Já são passados cinco anos, que mensalmente são realizadas reuniões sistemáticas com doutorandos e mestrandos do PPGEC que optaram por fazer parte deste grupo de pesquisa; também fazem parte do GHIFOP, os professores que orientam teses e dissertações destes estudantes. Nesta direção, estamos criando a Série Hermenêutica no Ensino das Ciências com o lançamento do primeiro livro desta Série que traz o titulo Dialogicidade e Complexidade no processo de Análise Hermenêutico-Dialética. Esta obra consta de dezesseis capítulos que foram construídos por mestrandos, doutorandos e professores do PPGEC.
Número ISBN: 978-65-86413-07-6
OLIVEIRA, Maria Marly de (Org.)
Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)
ISBN: 978-65-85651-50-9
Esta coletânea reúne textos de docentes e egressos/as do Mestrado profissional de Educação da Universidade de Pernambuco-UPE, Campus Mata Norte sobre as pesquisas realizadas na linha de Política e Gestão Educacional em comemoração ao aniversário de uma década do programa que vem contribuindo com o fortalecimento de políticas educacionais nos municípios de Pernambuco e práticas inovadoras de gestão escolar.
ORGANIZADORAS: Odaléa Feitosa Vidal e Adlene Silva Arantes
Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)
ISBN: 978-85-518-5956-8
O último século viu a derrocada das visões estruturalistas da história em favor de um olhar acurado e microscópico capaz de entender as lutas e vivências dos seres humanos reais. A secular invisibilidade dessas vicissitudes continuamente invisibilizadas vai perdendo sua compostura enquanto tantos outros recantos abandonados do porão da história são vasculhados, muitas das vezes a contrapelo dos cânones tradicionais. A ascensão da histórica local é um dos vários sintomas de uma ciência em transformação que apertou com vontade o botão do zoom. Pari passu, a memória, ou melhor dito, as várias memórias esparramadas pela sociedade ganham a atenção dos historiadores. Estes desejam encontrar nelas a matéria-prima de seus trabalhos, criticando-as, espremendo-as pelo prazer do suco das suas verdades e inverdades, verossimilhanças e omissões. Se tudo é história, mas nem tudo é História, cabe discernir bem o fato e o discurso do fato sem desprezar nenhum deles.
Nessa coletânea dividida em duas partes temáticas, articulam-se história local, memória impressa e ensino da História. Acrescente-se ainda histórias de lutas e resistências no campo, na cidade e na sala de aula.
Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)
ISBN: 978-65-86413-84-7
Sinopse: Neste volume, reunimos propostas didáticas de intervenção produzidas e vivenciadas em diferentes contextos de sala de aula por mestrandas e mestrandos, hoje egressos/as, do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), da Universidade de Pernambuco (UPE). Nosso objetivo foi compilar os produtos educacionais derivados das atividades desenvolvidas pelos/as mestrandos/as, sejam elas sequências didáticas, cadernos de atividades, oficinas ou projetos de leitura e letramento, resultando em um material ilustrado, de linguagem acessível e direcionado para docentes de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II.
Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)
ISBN: 978-65-86413-83-0
Sinopse: A pandemia, objeto do estudo, originou uma crise que impactou os diversos povos na esfera econômica, política e biopsicológica. Ainda não se pode falar em pós-pandemia, pois infectologista alertam para o perigo das novas cepas que estão surgindo em toda parte, sobretudo nos países que inda não têm cobertura vacinal. Entre as pessoas idosas, fase na qual as fragilidades recrudescem por diversos fatores, houve uma maior incidência de mortes. Contudo, com a vacinação começando pelos mais avançados em idade, percebeu-se que o contágio do vírus foi arrefecendo. Ficou claro que seria urgente produzir vacinas em escala mundial. Infelizmente, os países empobrecidos não conseguem acompanhar o ritmo de imunização, como ocorre nos países ricos, justamente por questões socioeconômicas.
Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)
Número ISBN: 978-65-86413-73-1
Sinopse: No presente estudo fazemos um esforço comparativo entre o que, a princípio, denominamos como duas tendências historiográficas surgidas no final do século XX, cujas produções avolumaram-se na década de 2000 em diante. Uma destas tendências tem lugar nos Estados Unidos (EUA), já a outra na Itália. Ambas comungam uma preocupação bastante singular: examinar as relações entre a História e a Internet. Nesse sentido, este trabalho tem por fim identificar e problematizar pontos de intersecção e divergências entre as discussões levantadas por estes dois grupos sobre pesquisa e a formação em “história/historiografia digital”
LUCCHESI, Anita
Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)
Número ISBN: 978-65-86413-78-6
Sinopse: O projeto “Meandros Geográficos: Práticas da formação do professor” é uma iniciativa dos docentes da Universidade de Pernambuco (UPE) com o intuito de divulgar os melhores Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), com a produção de artigos com os resultados das pesquisas realizadas entre discentes e docentes da UPE. O primeiro volume foi lançado no ano de 2017, o segundo em 2018 e o terceiro em 2019 e o quarto volume nesta edição de 2022. Este quarto volume é composto por 10 (dez) artigos das diferentes áreas da geografia, mostrando o que os discentes e docentes de graduação da UPE estão pesquisando. São artigos nas áreas de ciências humanas e da natureza com foco na geografia e análise do espaço geográfico. Todos os artigos apresentados neste volume trazem pesquisas voltadas para a geografia escolar, salientado a importância da formação de professores. A coleção “Meandros Geográficos” visa o fortalecimento dos cursos de geografia da UPE, com a participação de docentes e discentes dos diferentes Campi Mata Norte, Garanhuns e Petrolina.
Organização de Gevson Silva Andrade e Ana Regina Marinho;
Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)
ISBN: 978-65-85651-79-0
Este trabalho tem por objetivo investigar as representações sobre os “homens de cor” das Minas Gerais durante nos séculos XVIII e XIX, assim como a fomentação de alguns dos diversos processos de crioulizações que ocorreram na região. Para tanto, utilizamos de fontes documentais de vários arquivos existentes em Minas Gerais e de múltiplas naturezas (Listas nominativas, Listas censitárias de 1832, Devassas Eclesiásticas, Cartas de Alforrias, Compromissos das Irmandades e outras). A formulação do conceito de crioulização e de crioulo ocorreu dentro de um mosaico com várias formas de simbolizar e de adequar suas tradições culturais originárias à sociedade mineira. Do mesmo modo, pesquisamos como os descendentes dos africanos continuaram algumas das tradições culturais nas Minas Gerais Sete e Oitocentista.
Autor: Rodrigo Castro Rezende
Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)