
PROJETOS DE NAÇÃO, MATERIAIS DIDÁTICOS E TRAJETÓRIAS DOCENTES
A coletânea Histórias do Ensino de História: Projetos de nação, materiais didáticos e trajetórias docentes já nasce referência fundamental para os pesquisadores da área. Sua cuidadosa e articulada organização permite uma leitura dos seus nove capítulos em conjunto, como expressão das apropriações de alguns campos referenciais da pesquisa histórica contemporânea, como me referi aos estudos sobre a história dos intelectuais na historiografia da educação. E, é claro, a leitura de cada um dos capítulos como unidades específicas, com suas próprias problematizações. Uma obra que contribui, sem dúvida, para o avanço do conhecimento sobre o ensino de História em perspectiva histórica.
ISBN nº 978-65-86413-23-6
OLIVEIRA, João Paulo Gama; MANKE, Lisiane Sias; SANTOS; Magno Francisco de Jesus
Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

A família é considerada um grupo de pessoas ligadas por vínculos biológicos e/ou afetivos que, claramente, não tem uma forma de composição única, isso decorre do fato de que o afeto não se apresenta sempre do mesmo modo. Não cabe ao Estado ou a sociedade impor as pessoas que respeitem um determinado formato de família. O atual sistema jurídico deixou de valorizar as formas para priorizar as pessoas. A presente obra tem por finalidade apresentar as novas composições familiares e repercussões no direito das famílias e sucessões. Os novos arranjos familiares tem como característica a pluralidade de parceiros ou genitores, que excedem o tradicional modelo constituído pelos casais ou pares. De outro modo, família parental não somente é aquela onde estão presentes a figura do pai, mãe e filho(s), pois também será parental a comunidade monoparental, a família homoafetiva com descendente(s) e a multiparental. Do mesmo modo, a família conjugal não se limita ao casal hetero e homoafetivo, pois se estende a família paralela e poliafetiva. Cabe ao Estado e a sociedade proteger e possibilitar que os novos grupos familiares possam usufruir dos mesmos direitos das demais famílias.
Número ISBN: 978-85-7856-221-2
Giorge André Lando (Orgs.).
Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

Humberto Gomes Vidal et. al.
Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

Número ISBN: 978-65-86413-78-6
Sinopse: O projeto “Meandros Geográficos: Práticas da formação do professor” é uma iniciativa dos docentes da Universidade de Pernambuco (UPE) com o intuito de divulgar os melhores Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), com a produção de artigos com os resultados das pesquisas realizadas entre discentes e docentes da UPE. O primeiro volume foi lançado no ano de 2017, o segundo em 2018 e o terceiro em 2019 e o quarto volume nesta edição de 2022. Este quarto volume é composto por 10 (dez) artigos das diferentes áreas da geografia, mostrando o que os discentes e docentes de graduação da UPE estão pesquisando. São artigos nas áreas de ciências humanas e da natureza com foco na geografia e análise do espaço geográfico. Todos os artigos apresentados neste volume trazem pesquisas voltadas para a geografia escolar, salientado a importância da formação de professores. A coleção “Meandros Geográficos” visa o fortalecimento dos cursos de geografia da UPE, com a participação de docentes e discentes dos diferentes Campi Mata Norte, Garanhuns e Petrolina.
Organização de Gevson Silva Andrade e Ana Regina Marinho;
Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

ISBN: 978-65-85651-97-4
Este volume da coletânea aborda, sob a ótica da arte, cultura, mundos do trabalho e dos trabalhadores e dos/as trabalhadores/as, como foi o golpe de 1964 e os desdobramentos da ditadura em Pernambuco. Os textos são produzidos por profissionais relevantes academicamente, que possuem formações variadas e atuam em instituições de pesquisa e ensino diversificadas.
Org. Thiago Nunes Soares
Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

CENTRO INTEGRADO AMAURY DE MEDEIROS
Protocolo de urgências ginecológicas e obstétricas
Número ISBN 978-65-86413-36-6
(Orgs.) COSTA, Hélio de Lima Ferreira Fernandes; SILVA, Simone Angélica Leite de Carvalho; PEIXOTO, Lizia de Moraes Siqueira
Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

A Cartografia Escolar, ao se constituir em área de ensino, estabelece-se também como área de pesquisa, d eis o motivo de existir o grupo de estudos da Cartografia Escolar na UPE campus Mata Norte. Desta forma, as relações dialógicas entre a docência e a discênci4 permitiram as escutas pedagógicas através das interações e dos diálogos. Nesta dialógica o docente se posiciona no lugar do discente, que pesquisa caminhos para transformar a sala de aula num espaço de invenção, afastando-se da linearidade, buscando dar sentido às suas práticas. Assim, este ebook está organizado em 10 artigos construídos pelos discentes e docentes, oriundos de pesquisas realizadas nas escolas de Ensino Fundamental nos municípios localizados no entorno da Universidade. E através deste pensamento que estamos visando novas verdades (mesmo momentâneas) sempre buscando o encanto e a poesia do ensinar. Portanto, este trabalho para nós representa uma nova lente por revelar o inesperado, o imprevisível.
Número ISBN 978-65-86413-42-7
Org. SILVA, Paulo Roberto Florêncio de Abreu e
Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)

ISBN: 978-65-86413-89-2
Sinopse: A educação para o trabalho vem se mostrando uma pauta permanente e pertinente à autonomia pedagógica e formativa dos IFs, sobretudo porque vem buscando romper com a influência do neoliberalismo e do mercado de trabalho na formação de seus cursos, para que atuem de forma polivalente, desregulamentando relações de trabalho (naturalização da flexibilização) e confundindo a ideia de modernização em contrapartida ao crescimento da pobreza mitigada (BRASIL, 2010c). Associar o mundo do trabalho aos desafios trazidos pela globalização e pela informatização, com o uso das tecnologias, passou então a exigir da educação uma postura diferente: integrar os conhecimentos essenciais à vida, às práticas profissionais, para que se ofereçam respostas aos problemas complexos da sociedade de modo mais flexível, crítico e inovador (KUENZER; LIMA, 2013).
Para baixar esse livro é preciso estar registrado e logado no site (Caso esteja, clique aqui!)