ISBN: 978-85-518-8197-2

Há, como se poderá observar nesta obra, intitulada Trabalho, saúde, educação e envelhecimento das pessoas negras no Brasil, tendo como principal objetivo socializar o conhecimento a respeito dos processos de envelhecimento e das velhices da classe trabalhadora em sua relação com a questão racial e de gênero no Brasil, uma linha perene, concernente à defesa intransigente dos direitos das pessoas idosas, colocada pela autoria, na condição de profissionais/pesquisadores/as e estudante do Serviço Social e das Ciências Jurídicas, como a crítica contundente a aspectos relacionados ao conteúdo das legislações em vigor, direcionadas ao segmento idoso das nossas populações, ao reproduzirem o familismo.

            Considero importante conhecer a crítica elaborada por essas/es estudiosas/os, tendo em vista o atual momento de duros ataques a direitos conquistados, pois a manutenção [ou não] desses direitos incide diretamente na esfera da vida dos/as velhos/as trabalhadores/as. A autoria foi além desse primeiro movimento da defesa intransigente do direito à vida dos/as nossos/as velhos/as, possibilitando transitar por escritos dedicados à afirmação da Gerontologia Social Crítica.

Com essa breve apresentação, convido o/a leitor/a a conhecer esta produção que tanto nos desafiou e desejo que a coletânea Trabalho, saúde, educação e envelhecimento das pessoas negras no Brasil contribua para reflexões sobre o tema e que, para além desse propósito, componha o debate que norteia as nossas bandeiras de luta contra o sistema do capital, a exploração da classe trabalhadora, a opressão de gênero, o racismo e a estigmatização da velhice.

Sálvea de Oliveira Campelo e Paiva

Organizadoras: Sálvea de Oliveira Campelo e Paiva, Jonorete de Carvalho Benedito 

Para aquisição contactar o email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.