ISBN: 978-85-518-5954-4
Este livro foi pensado para ser um texto introdutório para expor uma abordagem teórica e metodológica inovadoras para se aproximar do fenômeno “desenvolvimento ativo e saudável na infância”. De fato, esta obra pretendeu ser introdutória em dois sentidos: no sentido de não ser exaustiva, mas permitir que o leitor conheça de maneira honesta e atualizada a temática. Mas, principalmente, esta pretendeu ser uma obra introdutória no sentido de ser o primeiro passo de uma jornada.
O conteúdo deste livro é um exercício intelectual, explorando as complementariedades entre pressupostos teóricos e a aplicação de técnicas de exame estatístico. Se do lado teórico apresentamos o olhar sistêmico, passando pela Teoria Geral dos Sistemas proposta por Bertalanffy (1950a; 1950b; 1972) e pela Teoria dos Sistemas Desenvolvimentais Relacionais (OVERTON, 2013; OVERTON; LERNER, 2014), do lado metodológico apresentamos a modelagem de redes.
Esse exercício nos permitiu avançar em algumas questões que permeavam nossas mentes, durantes nossas conversas: - “Como visualizar o sistema como um todo”? Como interpretar sistemas sem ter que recorrer a análises lineares?” Será que o desempenho motor infantil pode mesmo ser um “‘sistema’’?
Para aquisição, contactar o email